Oktoberfest Blumenau 2025: ICVA aponta alta em hotéis e bares durante o festival

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) mostra que o faturamento nominal do varejo físico de Santa Catarina recuou 2,8% durante a Oktoberfest Blumenau 2025, realizada de 08 a 26 de outubro.
A análise considera comparação em relação ao período de realização do festival em 2024.
Apesar disso, setores ligados ao Turismo e Lazer apresentaram crescimento, mostrando que a economia local foi impulsionada pelo evento – considerada a maior festa alemã das Américas.
O destaque no estado de SC foi o setor de Hotéis, com alta de 4,6% durante a festa.
Em seguida, aparece o segmento de Bares & Restaurantes que, impulsionado pelo aumento do consumo em horários noturnos e nos fins de semana, teve um aumento de 3%.
Turismo & Transporte teve ligeira queda de 0,3%, mas apresentou resultados positivos em Balneário Camboriú, onde o faturamento cresceu 1,6%. Com alta de 2,9% no total, a cidade se destacou entre os municípios mais influenciados pelo evento.
Já Blumenau e Penha (-5,5%) registraram quedas mais acentuadas, com retração de 2,9% e 5,5% respectivamente.
O setor de Supermercados & Hipermercados também recuou no estado, com queda de 3,5% puxada por Blumenau (-6,3%). Mais uma vez, Balneário Camboriú foi destaque positivo, com alta de 1,6%.
Dados da Cielo mostram perfil do público na Oktoberfest Blumenau 2025
Pelo 2º ano seguido, a Cielo foi a maquininha oficial da Oktoberfest Blumenau.
Além dos resultados setoriais, os dados transacionais da companhia revelam o perfil dos consumidores da edição 2025 do festival de cultura alemã.
Ao todo, durante o evento, foram feitas mais de 425 mil transações, realizadas por 224 mil cartões distintos.
O público foi majoritariamente masculino (63%) e o pico de consumo se concentrou entre as 20h e 21h.
Sábado foi o dia de maior movimento, respondendo por 41,5% do faturamento total.
Responsável por 57,6% do faturamento, o crédito à vista foi a forma de pagamento preferida pelas pessoas presentes na Oktoberfest Blumenau.
Para o vice-presidente de Negócios da Cielo, Carlos Alves, o levantamento reforça o papel da empresa como um verdadeiro termômetro do varejo brasileiro:
“A Oktoberfest Blumenau é um exemplo de como a cultura e o turismo movimentam os negócios. Nossos dados mostram que a alegria também é um motor econômico — e que o consumo ligado à experiência segue resistente em todas as regiões do país”, afirma Alves.
O que é o ICVA – Índice Cielo de Varejo Ampliado
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas.
Eles respondem por milhares de clientes credenciados à companhia.
O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.
O ICVA foi desenvolvido pela área de Business Analytics da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.
Como o ICVA é calculado
A unidade de Business Analytics da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de marketshare, substituição de cheque e dinheiro no consumo, bem como o surgimento do Pix.
Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.
Este índice não é, de forma alguma, a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.
Entenda o Índice Cielo do Varejo Ampliado
- ICVA Nominal – Indica o crescimento da receita nominal de vendas no varejo ampliado do período, comparando com o mesmo período do ano anterior. Reflete o que o varejista de fato observa nas suas vendas.
- ICVA Deflacionado – É o ICVA Nominal descontado da inflação. Para isso, utilizamos um deflator, que é calculado a partir do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), apurados pelo IBGE e ajustados ao mix e pesos dos setores contidos no ICVA. Reflete o crescimento real do varejo, sem a contribuição do aumento de preços.
O novo modelo contempla informações do IPCA entre o primeiro e 11º mês e do IPCA-15 referentes ao 12º mês. No mês seguinte, o histórico do dado deflacionado será ajustado com a aplicação do IPCA daquele mês, podendo conter uma variação marginal.
- ICVA Nominal/Deflacionado com ajuste calendário – É o ICVA sem os efeitos de calendário que impactam determinado mês/período, quando comparado com o mesmo mês/período do ano anterior. Reflete como está o ritmo do crescimento, permitindo observar acelerações e desacelerações do índice.
- ICVA E-Commerce – Indicador do crescimento da receita nominal no canal de vendas online do Varejo do período em comparação com o período equivalente do ano anterior.