Você está em:

Índice ICVA

Faturamento do Varejo sobe 1,4% em novembro, de acordo com o ICVA

Resultado positivo da Black Friday impulsionou o comércio no mês
Publicado por Equipe Cielo

Empreendedor consulta os dados do ICVA de novembro em um tablet

As vendas no Varejo em novembro de 2024 cresceram 1,4%, descontada a inflação, em comparação com o mesmo mês de 2023, aponta o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, o crescimento foi de 6,3%.

Em um mês marcado pela Black Friday, os macrossetores de Serviços e Bens Não Duráveis apresentaram alta no faturamento de 4,6% e 1,1%, respectivamente.

No caso de Serviços, o segmento que mais se destacou foi Turismo e Transporte.

Em Bens Não Duráveis, a maior variação positiva foi no setor de Drogarias e Farmácias.

O macrossetor de Bens Duráveis e Semiduráveis teve queda de 0,9% no faturamento. Nesse caso, o segmento de Materiais para Construção registrou o resultado mais negativo.

Efeitos de calendário impediram um crescimento ainda maior do Varejo no mês de novembro. Em 2024, o mês teve um dia útil a menos em relação ao ano passado.

“De forma geral, a Black Friday trouxe um importante impulso para o Varejo em novembro. A data, famosa por promoções e ofertas, registrou crescimento relevante em relação ao ano passado”, afirma Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo.

“Outra peculiaridade deste mês foi a celebração do feriado do Dia da Consciência Negra pela primeira vez em território nacional. Isso pode ter impulsionado o setor de Recreação e Lazer, que registrou alta no mês”.

E-commerce e vendas presenciais

Em termos nominais, ou seja, que refletem a receita observada pelo varejista, o e-commerce cresceu 6,0% em novembro no país.

Já nas vendas presenciais a alta foi de 6,4% em relação ao mesmo mês de 2023.

Inflação

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), prévia do IPCA divulgada pelo IBGE, registrou alta de 0,62% para o mês de novembro.

Segundo o instituto, o maior impacto veio do grupo de alimentação em domicílio. A alta no preço de passagens aéreas também influenciou o resultado.

Ao ponderar o IPCA e o IPCA-15 pelos setores e pesos do ICVA, a inflação do Varejo ampliado acumulada em 12 meses em novembro foi de 4,9%.

Regiões

De acordo com o ICVA deflacionado e com ajuste de calendário, os resultados de cada região em relação a novembro de 2023 foram:

  • Sul: alta de 4,1%
  • Sudeste: alta de 1,4%
  • Nordeste: alta de 0,3%
  • Norte: queda de -0,9%
  • Centro-Oeste: queda de -2,2%

Pelo ICVA nominal – que não considera o desconto da inflação – e com ajuste de calendário, os resultados de cada região foram:

  • Sul: alta de 9,1%
  • Sudeste: alta de 6,3%
  • Nordeste: alta de 5,6%
  • Norte: alta de 5,6%
  • Centro Oeste: alta de 4,1%

Consulte a base histórica do ICVA aqui!

O que é o ICVA – Índice Cielo de Varejo Ampliado

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas.

O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.

O ICVA foi desenvolvido pela área de Business Analytics da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.

Como o ICVA é calculado

A unidade de Business Analytics da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de market share – e os da substituição de cheque e dinheiro no consumo.

Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.

Esse índice não é de forma alguma a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.

Entenda o Índice Cielo do Varejo Ampliado

  • ICVA Nominal: indica o crescimento da receita nominal de vendas no varejo ampliado do período, comparando com o mesmo período do ano anterior. Reflete o que o varejista de fato observa nas suas vendas.
  • ICVA Deflacionado: ICVA Nominal descontado da inflação. Para isso, é utilizado um deflator que é calculado a partir do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado pelo IBGE, ajustado ao mix e pesos dos setores contidos no ICVA. Reflete o crescimento real do varejo, sem a contribuição do aumento de preços.
  • ICVA Nominal/Deflacionado com ajuste calendário: ICVA sem os efeitos de calendário que impactam determinado mês/período, quando comparado com o mesmo mês/período do ano anterior. Reflete como está o ritmo do crescimento, permitindo observar acelerações e desacelerações do índice.
  • ICVA E-commerce: indicador do crescimento da receita nominal no canal de vendas online do varejo do período em comparação com o período equivalente do ano anterior.

Veja também:

Matérias mais recentes

Formas de pagamento: veja 20 opções e saiba como escolher as melhores

Há diversas formas de pagamento para facilitar as compras e tornar as transações financeiras mais simples e seguras. Para ter…

Publicado por Equipe Cielo

Black Friday 2024 cresce 16,1% em meio a pagamento de 13º salário, de acordo com ICVA

As vendas no Varejo na Black Friday 2024 cresceram 16,1% em comparação com igual período do ano passado, de acordo…

Publicado por Equipe Cielo

Cozinha Nove Pâtisserie: uma história de empreendedorismo e paixão impulsionada pelas soluções da Cielo

Luiza Valente trocou projetos arquitetônicos por confeitarias encantadoras, transformando sua paixão de infância em um negócio de sucesso. Com muito…

Publicado por Equipe Cielo

Vendas presenciais são o destaque da Cyber Monday e crescem 21,8%, de acordo com a Cielo

As vendas presenciais durante a Cyber Monday, segunda-feira seguinte à Black Friday, registraram alta de 21,8% em comparação com igual…

Publicado por Equipe Cielo

Entenda como facilitar as transações com o split de pagamento

O split de pagamento é uma solução automática de subadquirência que permite dividir o valor de uma venda entre diferentes…

Publicado por Equipe Cielo

Cielo Ilumina a Faria Lima com a árvore de natal mais tecnológica do Brasil

Neste final de ano, a Cielo se une às celebrações natalinas de uma forma única e inovadora. Pela primeira vez,…

Publicado por Equipe Cielo
Ver mais matérias

Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288

Sair da versão mobile