ICVA: vendas no Varejo sobem 1% em maio
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) aponta que as vendas no comércio em maio de 2025 cresceram 1% em comparação com o mesmo mês de 2024 (já considerando o desconto da inflação). É o segundo mês consecutivo de alta.
Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, houve crescimento de 7%.
Os três macrossetores do Varejo apresentaram alta.
Serviços, com crescimento de 2,8%, teve como principal destaque o setor de Turismo & Transporte.
Já o faturamento de Bens Duráveis e Semiduráveis subiu 0,8%, impulsionado por Móveis, Eletro & Depto.
Por fim, o macrossetor de Bens Não Duráveis cresceu 0,4%, com a maior contribuição registrada no segmento de Drogarias & Farmácias.
“A queda nos preços das passagens aéreas impulsionou as vendas no setor de Turismo & Transportes, enquanto o reajuste dos medicamentos no fim de março elevou o tíquete médio em Drogarias & Farmácias, contribuindo para o aumento do faturamento. O calendário também favoreceu o comércio: ao contrário de 2024, não houve feriado de Corpus Christi em maio. Este ano, a data será em junho”, diz Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo.
Vendas presenciais e e-commerce têm alta
Em maio, o e-commerce cresceu 4% em termos nominais.
Também em termos nominais, as vendas presenciais subiram 8% em relação ao mesmo mês de 2024.
Inflação é impactada pelo grupo de saúde e cuidados pessoais
O Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), prévia do IPCA divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), registrou alta de 0,36% para o mês de maio.
O grupo de saúde e cuidados pessoais foi um dos destaques entre os impactos para alta.
O aumento foi impulsionado pelo reajuste dos produtos farmacêuticos e medicamentos.
Ao ponderar o IPCA e o IPCA-15 pelos setores e pesos do ICVA, a inflação do varejo ampliado acumulada em 12 meses em maio foi de 5,9%.
Entre as regiões, Sudeste é o destaque
De acordo com o ICVA deflacionado e com ajuste de calendário, os resultados de cada região em relação a maio de 2024 foram:
- Sudeste: alta de 1,1%
- Sul: queda de 0,2%
- Nordeste: queda de 1,3%
- Centro-Oeste: queda de 2,4%
- Norte: queda de 3,2%
Pelo ICVA nominal – que não considera o desconto da inflação – e com ajuste de calendário, os resultados de cada região foram:
- Sudeste: alta de 7,3%
- Sul: alta de 5,8%
- Centro-Oeste: alta de 4,9%
- Norte: alta de 4,1%
- Nordeste: alta de 3,4%
O que é o ICVA – Índice Cielo de Varejo Ampliado
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas.
Eles respondem por milhares de clientes credenciados à companhia.
O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.
O ICVA foi desenvolvido pela área de Business Analytics da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.
Como o ICVA é calculado
A unidade de Business Analytics da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de marketshare, substituição de cheque e dinheiro no consumo, bem como o surgimento do Pix.
Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.
Este índice não é, de forma alguma, a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.
Entenda o Índice Cielo do Varejo Ampliado
- ICVA Nominal – Indica o crescimento da receita nominal de vendas no varejo ampliado do período, comparando com o mesmo período do ano anterior. Reflete o que o varejista de fato observa nas suas vendas.
- ICVA Deflacionado – É o ICVA Nominal descontado da inflação. Para isso, utilizamos um deflator, que é calculado a partir do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), apurados pelo IBGE e ajustados ao mix e pesos dos setores contidos no ICVA. Reflete o crescimento real do varejo, sem a contribuição do aumento de preços.
O novo modelo contempla informações do IPCA entre o primeiro e 11º mês e do IPCA-15 referentes ao 12º mês. No mês seguinte, o histórico do dado deflacionado será ajustado com a aplicação do IPCA daquele mês, podendo conter uma variação marginal.
- ICVA Nominal/Deflacionado com ajuste calendário – É o ICVA sem os efeitos de calendário que impactam determinado mês/período, quando comparado com o mesmo mês/período do ano anterior. Reflete como está o ritmo do crescimento, permitindo observar acelerações e desacelerações do índice.
- ICVA E-Commerce – Indicador do crescimento da receita nominal no canal de vendas online do Varejo do período em comparação com o período equivalente do ano anterior.