Comércio no Rio Grande do Sul: Varejo em Porto Alegre e outras 30 cidades gaúchas tem sinais de melhora no fim de maio
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) mostra que, na última semana de maio, o comércio varejista apresentou sinais de melhora em Porto Alegre e em outras 30 cidades afetadas pelas enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul.
Apesar da reação, a capital do RS ainda registra volume de vendas abaixo do verificado em período similar do ano passado.
Entre os dias 20 e 26 de maio, as vendas do Varejo em Porto Alegre caíram 9,7% em relação a período similar de 2023.
Em comparação ao restante do mês de maio, o número demonstra reação do comércio da capital do estado.
Na primeira semana analisada pelo ICVA (29 de abril a 5 de maio), logo após o início das enchentes, o Varejo caiu 17,4% em comparação a período similar do ano passado.
Já na segunda semana (6 a 12 de maio), a queda foi ainda mais acentuada (-31,1%).
A reação começou entre os dias 13 e 19 de maio (terceira semana), com queda de 21,5%.
Desempenho do Varejo nas 30 cidades mais afetadas pelas enchentes
De acordo com estudo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a equipe do ICVA elencou as 30 cidades gaúchas mais afetadas pelas enchentes no mês de maio — exceto Porto Alegre.
O desempenho consolidado do Varejo nestes munícipios cresceu 12,7% entre os dias 20 e 26 de maio, em comparação a período similar de 2023.
Na primeira semana de maio, houve queda de 27,8%; na segunda, de 9,2%.
Na terceira semana, o Varejo nestas cidades reagiu e cresceu 4,9% em relação à mesma semana de maio de 2023.
Fim de maio marca alta nas vendas no Rio Grande do Sul
De forma geral, as vendas no Rio Grande do Sul finalizaram o mês de maio com crescimento de 6% na semana de 20 a 26 de maio.
Na primeira semana do mês, houve queda de 15,7%.
Já na segunda semana, o Varejo do estado cresceu 2%; na terceira, a alta no desempenho varejista chegou a 10,5%.
“Nossos números mostram que as chuvas provocaram um efeito negativo de alto impacto no Varejo do Rio Grande do Sul. A situação foi especialmente mais drástica na capital gaúcha, onde o comércio chegou a apresentar retração que superou 30%”, afirma Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo.
“Nas duas últimas semanas de maio, houve uma desaceleração da queda de vendas em relação às duas primeiras semanas. No caso do Rio Grande do Sul e das trinta cidades mais afetadas, com exceção de Porto Alegre, foi registrada, inclusive, alta em relação a período similar de 2023, puxada principalmente pelo setor de supermercados”, completa o executivo.
Ações de apoio realizadas pela Cielo
Atenta ao sofrimento causados pelas enchentes, a Cielo está adotando medidas voltadas para comunidades, clientes e colaboradores atingidas pela calamidade.
Dentre elas, estão:
- A isenção do aluguel de máquinas aos clientes da companhia no Rio Grande do Sul por três meses;
- Condições especiais para antecipação de recebíveis;
- Apoio psicológico;
- Suspensão temporária de cobranças;
- Troca de equipamentos de forma agilizada assim que as condições forem reestabelecidas.
Arrecadação de doações
Além disso, a companhia destinará recursos a pessoas atingidas por meio do Fundo de Impacto Social, criado recentemente pela companhia e pela ação conjunta com a Fundação Banco do Brasil.
As doações serão utilizadas na compra de alimentos, água, medicamentos, colchões, itens de higiene, artigos de limpeza e materiais para recuperação das casas atingidas.
Participe e faça sua doação:
Banco do Brasil (001)
Agência – 3132-1
Conta – 500.000-9
Chave Pix – sustentabilidade@cielo.com.br
O que é o ICVA – Índice Cielo de Varejo Ampliado
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas.
Eles respondem por mais de 840 mil clientes credenciados à companhia.
O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.
O ICVA foi desenvolvido pela área de Business Analytics da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.
Como o ICVA é calculado
A unidade de Business Analytics da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de market share – e os da substituição de cheque e dinheiro no consumo.
Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.
Este índice não é, de forma alguma, a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.
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