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Índice ICVA

ICVA aponta queda de 2,5% do faturamento do Varejo em junho

Resultado interrompe dois meses seguidos de alta. Houve retração nos três macrossetores varejistas.
Publicado por Equipe Cielo

empreendedor avalia dados do ICVA

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) aponta que, em junho de 2025, o faturamento do Varejo caiu 2,5% em comparação com o mesmo mês de 2024. O resultado já considera o desconto da inflação.

O desempenho interrompe dois meses de alta.

Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, houve um crescimento de 2,8%.

Os três macrossetores do Varejo apresentaram queda.

Serviços, com retração de 4%, foi influenciado principalmente pelo recuo de Alimentação — Bares & Restaurantes.

Já o faturamento de Bens Duráveis & Semiduráveis caiu 3,5%. Dois segmentos foram os principais responsáveis: Materiais para Construção e Móveis, Eletro & Depto.

Por fim, Bens Não Duráveis recuou 1,6%, com a retração mais significativa registrada no segmento de Supermercados & Hipermercados.

De acordo com Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo, a retração do Varejo reflete um consumidor que está mais cauteloso quando vai às compras:

“Quedas em setores que envolvem alimentação fora de casa e móveis e eletrodomésticos ilustram bem esse movimento de contenção nos gastos. Em um cenário de juros elevados e inflação persistente, esses segmentos tendem a ser preteridos pelas famílias, que priorizam compras essenciais”, afirma o executivo.

E-commerce e vendas presenciais

Em junho, o e-commerce cresceu 2,5% em termos nominais.

Já as vendas presenciais subiram 2,9% em termos nominais, em relação ao mesmo mês de 2024.

Habitação e Vestuário puxam alta da inflação

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), prévia do IPCA divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), registrou alta de 0,26% para o mês de junho.

O maior impacto veio do grupo de Habitação.

Vestuário também contribuiu para o resultado do IPCA-15 de junho, com alta de 0,51%.

O grupo de Alimentação e Bebidas apresentou leve queda (-0,02%) e interrompeu sequência de nove meses consecutivos de alta.

A alimentação no domicílio caiu 0,24%, enquanto fora do domicílio teve alta mensal de 0,55%.

Os combustíveis registraram queda de 0,69% em junho, após alta de 0,11% em maio.

Ao ponderar o IPCA e o IPCA-15 pelos setores e pesos do ICVA, a inflação do Varejo ampliado acumulada em 12 meses em junho foi de 5,5%.

Varejo tem queda em todas as regiões do país

De acordo com o ICVA deflacionado e com ajuste de calendário, os resultados de cada região em relação a junho de 2024 foram:

  • Sudeste: queda de 1,3%
  • Sul: queda de 1,5%
  • Norte: queda de 2,8%
  • Centro-Oeste: queda de 3,3%
  • Nordeste: queda de 4,2%

Pelo ICVA nominal – que não considera o desconto da inflação – e com ajuste de calendário, os resultados de cada região foram:

  • Norte: alta de 4,1%
  • Sudeste: alta de 3,9%
  • Sul: alta de 3,9%
  • Centro-Oeste: alta de 2,8%
  • Nordeste: 0,8%

O que é o ICVA – Índice Cielo de Varejo Ampliado

Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas.

Eles respondem por milhares de clientes credenciados à companhia.

O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.

O ICVA foi desenvolvido pela área de Business Analytics da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.

Como o ICVA é calculado

A unidade de Business Analytics da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de marketshare, substituição de cheque e dinheiro no consumo, bem como o surgimento do Pix.

Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.

Este índice não é, de forma alguma, a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.

Entenda o Índice Cielo do Varejo Ampliado

  • ICVA Nominal – Indica o crescimento da receita nominal de vendas no varejo ampliado do período, comparando com o mesmo período do ano anterior. Reflete o que o varejista de fato observa nas suas vendas.
  • ICVA Deflacionado – É o ICVA Nominal descontado da inflação. Para isso, utilizamos um deflator, que é calculado a partir do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), apurados pelo IBGE e ajustados ao mix e pesos dos setores contidos no ICVA. Reflete o crescimento real do varejo, sem a contribuição do aumento de preços.

O novo modelo contempla informações do IPCA entre o primeiro e 11º mês e do IPCA-15 referentes ao 12º mês. No mês seguinte, o histórico do dado deflacionado será ajustado com a aplicação do IPCA daquele mês, podendo conter uma variação marginal.

  • ICVA Nominal/Deflacionado com ajuste calendário – É o ICVA sem os efeitos de calendário que impactam determinado mês/período, quando comparado com o mesmo mês/período do ano anterior. Reflete como está o ritmo do crescimento, permitindo observar acelerações e desacelerações do índice.
  • ICVA E-Commerce – Indicador do crescimento da receita nominal no canal de vendas online do Varejo do período em comparação com o período equivalente do ano anterior.

Vídeo: como acompanhar as vendas no varejo com o ICVA

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