Você está em:

Índice ICVA

ICVA aponta crescimento de 3,7% do comércio em Parintins durante festival

Resultado do município ficou acima do desempenho do estado do Amazonas e da capital Manaus.
Publicado por Equipe Cielo

Empreendedora consulta dados do ICVA em um tablet

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) aponta que as vendas na cidade de Parintins, no Amazonas, cresceram 3,7% com a realização do Festival Folclórico de Parintins 2025.

O resultado considera a comparação entre os dias 27 e 29 de junho deste ano e o período de realização da edição do Festival no ano passado (28 a 30 de junho de 2024).

Festival de Parintins impulsiona outras cidades da região

O Varejo agregado de municípios próximos também cresceu, com variação de 2,1%.

As cidades incluídas na análise foram Barreirinha, Itacoatiara, Itapiranga, Maués e Urucurituba.

No estado do Amazonas como um todo, o faturamento aumentou 1,3% no mesmo período.

Já na capital Manaus, houve um crescimento de 1,4%.

“O desempenho do Varejo em Parintins e em cidades vizinhas durante a realização do Festival demonstra o papel estratégico do evento como motor do comércio regional. É notável, inclusive, que a performance nestas cidades tenha sido acima da observada no estado do Amazonas e na capital, Manaus”, afirma Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo.

O Festival Folclórico de Parintins

Importante celebração cultural da região Norte do país, o Festival Folclórico de Parintins ocorre anualmente no tradicional Bumbódromo de Parintins, que fica na ilha de mesmo nome, localizada no estado do Amazonas.

Este ano, o evento chegou à sua 58ª edição e a Cielo foi a maquininha oficial do Festival de Parintins 2025.

O que é o ICVA – Índice Cielo de Varejo Ampliado

Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas.

Eles respondem por milhares de clientes credenciados à companhia.

O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.

O ICVA foi desenvolvido pela área de Business Analytics da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.

Como o ICVA é calculado

A unidade de Business Analytics da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de marketshare, substituição de cheque e dinheiro no consumo, bem como o surgimento do Pix.

Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.

Este índice não é, de forma alguma, a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.

Entenda o Índice Cielo do Varejo Ampliado

  • ICVA Nominal – Indica o crescimento da receita nominal de vendas no varejo ampliado do período, comparando com o mesmo período do ano anterior. Reflete o que o varejista de fato observa nas suas vendas.
  • ICVA Deflacionado – É o ICVA Nominal descontado da inflação. Para isso, utilizamos um deflator, que é calculado a partir do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), apurados pelo IBGE e ajustados ao mix e pesos dos setores contidos no ICVA. Reflete o crescimento real do varejo, sem a contribuição do aumento de preços.

O novo modelo contempla informações do IPCA entre o primeiro e 11º mês e do IPCA-15 referentes ao 12º mês. No mês seguinte, o histórico do dado deflacionado será ajustado com a aplicação do IPCA daquele mês, podendo conter uma variação marginal.

  • ICVA Nominal/Deflacionado com ajuste calendário – É o ICVA sem os efeitos de calendário que impactam determinado mês/período, quando comparado com o mesmo mês/período do ano anterior. Reflete como está o ritmo do crescimento, permitindo observar acelerações e desacelerações do índice.
  • ICVA E-Commerce – Indicador do crescimento da receita nominal no canal de vendas online do Varejo do período em comparação com o período equivalente do ano anterior.

Vídeo: como acompanhar as vendas no varejo com o ICVA


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288

Sair da versão mobile