ICVA mostra queda de 0,9% no Varejo em julho
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) aponta que o faturamento do Varejo em julho de 2025 recuou 0,9% em comparação com o mesmo mês de 2024. O resultado já considera o desconto da inflação.
Este é o segundo mês consecutivo de queda.
Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, houve crescimento de 4,3%.
Os três macrossetores do Varejo registraram retração.
Bens Duráveis e Semiduráveis caiu 2,5%, influenciado principalmente pelo recuo de Vestuário & Artigos Esportivos.
Serviços, com retração de 0,8%, teve seu resultado puxado para baixo pelo segmento de Bares & Restaurantes.
Já Bens Não Duráveis registrou diminuição de 0,3%, com o recuo mais significativo observado no segmento de Varejo Alimentício Especializado.
Para Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo, o brasileiro tem adotado cautela no momento das compras:
“O consumidor está priorizando itens essenciais em suas despesas, o que provoca mudanças no perfil de vendas do Varejo. Mesmo nesse cenário diferente, com os efeitos adicionais da inflação, o e-commerce segue como um canal estratégico e sustenta parte da demanda em setores como Móveis, Eletro & Depto”, afirma.
Desempenho do Varejo no e-commerce e nas vendas presenciais
Em julho, o e-commerce cresceu 6,2% em termos nominais.
Já as vendas presenciais subiram 3,7% em termos nominais em relação ao mesmo mês de 2024.
Aumento na energia elétrica eleva inflação
O Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15),prévia do IPCA divulgada pelo IBGE, registrou alta de 0,33% para o mês de julho.
O maior impacto veio do grupo de Habitação, em parte devido ao aumento nos preços da energia elétrica residencial.
O grupo de Alimentação e Bebidas apresentou leve queda (-0,06%) pelo segundo mês consecutivo.
Ao ponderar o IPCA e o IPCA-15 pelos setores e pesos do ICVA, a inflação do Varejo ampliado acumulada em 12 meses em julho foi de 5,3%.
Sudeste e Sul apresentam melhor desempenho entre as regiões
De acordo com o ICVA deflacionado e com ajuste de calendário, os resultados de cada região em relação a julho de 2024 foram:
- Sudeste: alta de 0,8%
- Sul: alta de 0,3%
- Centro-Oeste: queda de 1,9%
- Nordeste: queda de 2,1%
- Norte: queda de 2,9%
Pelo ICVA nominal – que não considera o desconto da inflação – e com ajuste de calendário, os resultados de cada região foram:
- Sudeste: alta de 5,8%
- Sul: alta de 5,8%
- Norte: alta de 3,8%
- Centro-Oeste: alta de 3,4%
- Nordeste: alta de 2,4%
O que é o ICVA – Índice Cielo de Varejo Ampliado
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas.
Eles respondem por milhares de clientes credenciados à companhia.
O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.
O ICVA foi desenvolvido pela área de Business Analytics da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.
Como o ICVA é calculado
A unidade de Business Analytics da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de marketshare, substituição de cheque e dinheiro no consumo, bem como o surgimento do Pix.
Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.
Este índice não é, de forma alguma, a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.
Entenda o Índice Cielo do Varejo Ampliado
- ICVA Nominal – Indica o crescimento da receita nominal de vendas no varejo ampliado do período, comparando com o mesmo período do ano anterior. Reflete o que o varejista de fato observa nas suas vendas.
- ICVA Deflacionado – É o ICVA Nominal descontado da inflação. Para isso, utilizamos um deflator, que é calculado a partir do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), apurados pelo IBGE e ajustados ao mix e pesos dos setores contidos no ICVA. Reflete o crescimento real do varejo, sem a contribuição do aumento de preços.
O novo modelo contempla informações do IPCA entre o primeiro e 11º mês e do IPCA-15 referentes ao 12º mês. No mês seguinte, o histórico do dado deflacionado será ajustado com a aplicação do IPCA daquele mês, podendo conter uma variação marginal.
- ICVA Nominal/Deflacionado com ajuste calendário – É o ICVA sem os efeitos de calendário que impactam determinado mês/período, quando comparado com o mesmo mês/período do ano anterior. Reflete como está o ritmo do crescimento, permitindo observar acelerações e desacelerações do índice.
- ICVA E-Commerce – Indicador do crescimento da receita nominal no canal de vendas online do Varejo do período em comparação com o período equivalente do ano anterior.
Vídeo: como acompanhar as vendas no varejo com o ICVA
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