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Índice ICVA

ICVA: vendas para o Dia dos Namorados 2025 crescem 4,9%

Com alta de 8,4%, segmento de supermercados teve o maior crescimento entre os setores.
Publicado por Equipe Cielo

Empreendedora confere os resultados do ICVA do Dia dos Namorados 2025 em um tablet

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) mostra que as vendas para o Dia dos Namorados 2025, apuradas entre os dias 6 e 12 de junho, cresceram 4,9% ante o mesmo período de 2024.

O Varejo presencial cresceu 4,6%.

Já o e-commerce aumentou o faturamento em 7,1%.

Supermercados & Hipermercados teve melhor desempenho entre os setores

ICVA Dia dos Namorados 2025 mostra que setor de Supermercados & Hipermercados teve o maior crescimento na data

Entre os segmentos que registraram o maior aumento nas vendas para o Dia dos Namorados em 2025, destaque para Supermercados & Hipermercados, com alta de 8,4%.

Na sequência, os setores que registraram os maiores crescimentos são:

  • Drogarias & Farmácias: alta de 7,4%
  • Vestuário & Artigos Esportivos: alta de 6,3%
  • Turismo & Transporte: alta de 5,2%
  • Óticas & Joalherias: alta de 4,1%
  • Varejo Alimentício Especializado: alta de 2,2%
  • Cosméticos & Higiene Pessoal: alta de 1,1%

Por outro lado, o setor de Alimentação — Bares & Restaurantes registrou retração de 1,4%.

De acordo com Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo, o crescimento relevante no segmento de supermercados e a queda em restaurantes podem indicar que os casais preferiram comemorar a data com refeições em casa:

“Além disso, o e-commerce mais uma vez apresentou resultado superior ao comércio presencial, situação também registrada em 2024. Essa tendência provavelmente é influenciada pela mudança no hábito dos consumidores, que cada vez mais desejam conveniência, entrega rápida e promoções personalizadas”, afirma o executivo.

Os dois principais setores que puxaram o desempenho do canal digital foram Vestuário & Artigos Esportivos e Drogarias & Farmácias.

Norte é destaque entre as regiões

Levando-se em conta apenas o Varejo presencial, a região que registrou o maior crescimento foi a Norte (alta de 5,8%).

Na sequência, estão:

  • Sudeste: alta de 4,8%
  • Sul: alta de 4,7%
  • Nordeste: alta de 3,9%
  • Centro-Oeste: alta de 3,4%

ICVA Dia dos Namorados 2025 mostra alta das vendas em todas as regiões

Todas as unidades federativas apresentaram crescimento. A maior variação foi do Amazonas, com crescimento de 7,3%.

Em seguida, as principais altas foram:

  • Paraná: alta de 5,8%
  • São Paulo: alta de 5,2%
  • Ceará: alta de 5,1%
  • Santa Catarina: alta de 4,7%
  • Rio de Janeiro: alta de 4,2%.

ICVA Dia dos Namorados 2025 mostra estados que mais venderam na data

O que é o ICVA – Índice Cielo de Varejo Ampliado

Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas.

Eles respondem por milhares de clientes credenciados à companhia.

O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.

O ICVA foi desenvolvido pela área de Business Analytics da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.

Como o ICVA é calculado

A unidade de Business Analytics da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de marketshare, substituição de cheque e dinheiro no consumo, bem como o surgimento do Pix.

Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.

Este índice não é, de forma alguma, a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.

Entenda o Índice Cielo do Varejo Ampliado

  • ICVA Nominal – Indica o crescimento da receita nominal de vendas no varejo ampliado do período, comparando com o mesmo período do ano anterior. Reflete o que o varejista de fato observa nas suas vendas.
  • ICVA Deflacionado – É o ICVA Nominal descontado da inflação. Para isso, utilizamos um deflator, que é calculado a partir do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), apurados pelo IBGE e ajustados ao mix e pesos dos setores contidos no ICVA. Reflete o crescimento real do varejo, sem a contribuição do aumento de preços.

O novo modelo contempla informações do IPCA entre o primeiro e 11º mês e do IPCA-15 referentes ao 12º mês. No mês seguinte, o histórico do dado deflacionado será ajustado com a aplicação do IPCA daquele mês, podendo conter uma variação marginal.

  • ICVA Nominal/Deflacionado com ajuste calendário – É o ICVA sem os efeitos de calendário que impactam determinado mês/período, quando comparado com o mesmo mês/período do ano anterior. Reflete como está o ritmo do crescimento, permitindo observar acelerações e desacelerações do índice.
  • ICVA E-Commerce – Indicador do crescimento da receita nominal no canal de vendas online do Varejo do período em comparação com o período equivalente do ano anterior.

Vídeo: como acompanhar as vendas no varejo com o ICVA

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