ICVA: vendas para o Dia dos Namorados 2025 crescem 4,9%
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) mostra que as vendas para o Dia dos Namorados 2025, apuradas entre os dias 6 e 12 de junho, cresceram 4,9% ante o mesmo período de 2024.
O Varejo presencial cresceu 4,6%.
Já o e-commerce aumentou o faturamento em 7,1%.
Supermercados & Hipermercados teve melhor desempenho entre os setores
Entre os segmentos que registraram o maior aumento nas vendas para o Dia dos Namorados em 2025, destaque para Supermercados & Hipermercados, com alta de 8,4%.
Na sequência, os setores que registraram os maiores crescimentos são:
- Drogarias & Farmácias: alta de 7,4%
- Vestuário & Artigos Esportivos: alta de 6,3%
- Turismo & Transporte: alta de 5,2%
- Óticas & Joalherias: alta de 4,1%
- Varejo Alimentício Especializado: alta de 2,2%
- Cosméticos & Higiene Pessoal: alta de 1,1%
Por outro lado, o setor de Alimentação — Bares & Restaurantes registrou retração de 1,4%.
De acordo com Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo, o crescimento relevante no segmento de supermercados e a queda em restaurantes podem indicar que os casais preferiram comemorar a data com refeições em casa:
“Além disso, o e-commerce mais uma vez apresentou resultado superior ao comércio presencial, situação também registrada em 2024. Essa tendência provavelmente é influenciada pela mudança no hábito dos consumidores, que cada vez mais desejam conveniência, entrega rápida e promoções personalizadas”, afirma o executivo.
Os dois principais setores que puxaram o desempenho do canal digital foram Vestuário & Artigos Esportivos e Drogarias & Farmácias.
Norte é destaque entre as regiões
Levando-se em conta apenas o Varejo presencial, a região que registrou o maior crescimento foi a Norte (alta de 5,8%).
Na sequência, estão:
- Sudeste: alta de 4,8%
- Sul: alta de 4,7%
- Nordeste: alta de 3,9%
- Centro-Oeste: alta de 3,4%
Todas as unidades federativas apresentaram crescimento. A maior variação foi do Amazonas, com crescimento de 7,3%.
Em seguida, as principais altas foram:
- Paraná: alta de 5,8%
- São Paulo: alta de 5,2%
- Ceará: alta de 5,1%
- Santa Catarina: alta de 4,7%
- Rio de Janeiro: alta de 4,2%.
O que é o ICVA – Índice Cielo de Varejo Ampliado
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas.
Eles respondem por milhares de clientes credenciados à companhia.
O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.
O ICVA foi desenvolvido pela área de Business Analytics da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.
Como o ICVA é calculado
A unidade de Business Analytics da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de marketshare, substituição de cheque e dinheiro no consumo, bem como o surgimento do Pix.
Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.
Este índice não é, de forma alguma, a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.
Entenda o Índice Cielo do Varejo Ampliado
- ICVA Nominal – Indica o crescimento da receita nominal de vendas no varejo ampliado do período, comparando com o mesmo período do ano anterior. Reflete o que o varejista de fato observa nas suas vendas.
- ICVA Deflacionado – É o ICVA Nominal descontado da inflação. Para isso, utilizamos um deflator, que é calculado a partir do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), apurados pelo IBGE e ajustados ao mix e pesos dos setores contidos no ICVA. Reflete o crescimento real do varejo, sem a contribuição do aumento de preços.
O novo modelo contempla informações do IPCA entre o primeiro e 11º mês e do IPCA-15 referentes ao 12º mês. No mês seguinte, o histórico do dado deflacionado será ajustado com a aplicação do IPCA daquele mês, podendo conter uma variação marginal.
- ICVA Nominal/Deflacionado com ajuste calendário – É o ICVA sem os efeitos de calendário que impactam determinado mês/período, quando comparado com o mesmo mês/período do ano anterior. Reflete como está o ritmo do crescimento, permitindo observar acelerações e desacelerações do índice.
- ICVA E-Commerce – Indicador do crescimento da receita nominal no canal de vendas online do Varejo do período em comparação com o período equivalente do ano anterior.
Vídeo: como acompanhar as vendas no varejo com o ICVA
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