ICVA: vendas no Varejo caem 4,1% em outubro
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) aponta que, em outubro de 2023, as vendas no Varejo caíram 4,1% em comparação com o mesmo mês de 2022. O resultado apurado pelo ICVA já considera o desconto da inflação.
Este é o quarto mês seguido de queda. Em termos nominais – que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista – a queda foi de 1,2%.
Assim como já havia ocorrido em setembro, os três macrossetores (Bens Duráveis, Bens Não Duráveis e Serviços) registraram baixa.
Afetado principalmente pelo resultado do setor de Bares & Restaurantes, o macrossetor de Serviços foi o que registrou a maior queda, com 7,1%.
Já em relação à retração de 3,5% do faturamento de Bens Não Duráveis, o maior impacto foi causado pelo baixo desempenho do setor de Varejo Alimentício Especializado.
Por fim, as vendas no macrossetor de Bens Duráveis e Semiduráveis caíram 3,2%, negativamente influenciado pelo segmento de Vestuário & Artigos Esportivos.
Além disso, efeitos de calendário contribuíram para a retração.
Outubro de 2023 teve um sábado a menos que o mesmo mês em 2022 — dia tradicionalmente forte para o Varejo.
O feriado do Dia de Nossa Senhora Aparecida (12/10) – que ocorreu em uma quinta ante uma quarta no ano anterior – também trouxe impacto negativo.
“A queda de outubro tem relação com efeitos de calendário e troca de dias. Além disso, é possível que o estímulo ao consumo proporcionado pelos empréstimos federais concedidos a pessoas físicas em outubro do ano passado tenha colaborado para uma base de comparação mais elevada”, afirma Carlos Alves, Vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo.
Passagens aéreas puxam alta da inflação
O Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), prévia do IPCA divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), registrou alta de 0,21% para o mês de outubro.
Segundo o instituto, o principal impacto de alta vem do aumento de preço das passagens aéreas.
Ao ponderar o IPCA e o IPCA-15 pelos setores e pesos do ICVA, a inflação do Varejo Ampliado acumulada em 12 meses em outubro foi de 3,1%.
Desempenho das regiões do país também cai
De acordo com o ICVA deflacionado e com ajuste de calendário, os resultados de cada região também tiveram queda em relação a outubro de 2022:
- Sudeste: queda de 2,8%;
- Sul: queda de 3,0%;
- Centro-Oeste: queda de 3,2%;
- Nordeste: queda de 3,6%;
- Norte: queda de 3,8%.
Já pelo ICVA nominal – que não considera o desconto da inflação – e com ajuste de calendário, os resultados de cada região foram:
- Sul: alta de 0,3%;
- Centro-Oeste: alta de 0,1%;
- Sudeste: não registrou alta, nem queda (0%)
- Norte: queda de 0,3%;
- Nordeste: queda de 0,5%.
O que é o ICVA – Índice Cielo de Varejo Ampliado
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas.
Eles respondem pelos varejistas credenciados à companhia. O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.
O ICVA foi desenvolvido pela área de Inteligência da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.
Como o ICVA é calculado
A unidade de Inteligência da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de market share – e os da substituição de cheque e dinheiro no consumo.
Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.
Esse índice não é, de forma alguma, a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.
Entenda o Índice Cielo do Varejo Ampliado
- ICVA Nominal: indica o crescimento da receita nominal de vendas no varejo ampliado do período, comparando com o mesmo período do ano anterior. Reflete o que o varejista de fato observa nas suas vendas.
- ICVA Deflacionado: é o ICVA Nominal descontado da inflação. Para isso, é utilizado um deflator que é calculado a partir do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado pelo IBGE, ajustado ao mix e pesos dos setores contidos no ICVA. Reflete o crescimento real do varejo, sem a contribuição do aumento de preços.
- ICVA Nominal/Deflacionado com ajuste calendário: ICVA sem os efeitos de calendário que impactam determinado mês/período, quando comparado com o mesmo mês/período do ano anterior. Reflete como está o ritmo do crescimento, permitindo observar acelerações e desacelerações do índice.
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