ICVA aponta: setor de Turismo e Transporte cresce 19% no Carnaval 2023
Após dois anos de pausa forçada por causa da pandemia, o Carnaval voltou com tudo em 2023. E o retorno da festa mais popular do país trouxe impactos positivos para o comércio, em especial para o Turismo e Transporte. De acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), este macrossetor teve alta de 19% em comparação com o Carnaval do no ano anterior.
A análise, de abrangência nacional, considerou o período de 17 a 22 de fevereiro de 2023 em comparação com o intervalo entre 25 de fevereiro e 2 de março de 2022.
ICVA no Carnaval 2023: veja como foi o desempenho em seis capitais
Uma análise especial do ICVA relacionada a seis capitais – Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP) – mostrou que o grande destaque do Carnaval em 2023 foi o macrossetor de Turismo e Transporte.
Salvador foi a capital com o resultado mais positivo para o setor, com alta de 68,7%. Na sequência, aparece o Rio de Janeiro, com crescimento de 45%.
Belo Horizonte e São Paulo também se beneficiaram com a folia. Nestas cidades, o aumento no Turismo e Transporte foi de 30% e 20,9%, respectivamente.
Florianópolis e Recife fecham a lista das localidades avaliadas, com crescimento de 15,8% e 11,8%, respectivamente.
Ocupação dos hotéis é destaque nas cidades analisadas
Os hotéis deram importante contribuição para o resultado.
Em Salvador, o crescimento foi de 73,7%, seguido pelo Rio de Janeiro (alta de 53,4%) e Belo Horizonte (alta de 28,5%).
Em Recife e Florianópolis, o segmento teve crescimento de 19,4% e 11,7%, respectivamente.
Já em São Paulo, o faturamento do ramo hoteleiro foi 2,1% maior.
Vitor Levi, Superintendente de Dados e Inovação da Cielo, analisa os resultados apurados:
“O Carnaval em 2022 foi atípico. Com o aumento de casos da variante Ômicron da Covid-19, as festas de rua e os desfiles de escolas de samba foram adiados”, afirma.
“Em 2023, a celebração ocorreu normalmente e as pessoas puderam planejar viagens com antecedência. Isso fica evidente ao analisar o desempenho do setor em destinos tradicionais do Carnaval, como Salvador e Rio de Janeiro”, completa Levi.
Folia impulsionou alta nos setores de Serviços e Alimentação nas cidades
O fluxo de turistas no Carnaval 2023 também alavancou o setor de Serviços no Rio de Janeiro (alta de 10,3%), Belo Horizonte (alta de 6,5%) e Florianópolis (alta de 5,4%).
No país, o crescimento do setor foi de 2,1% no período do feriado prolongado.
Já o setor de Alimentação – Bares e Restaurantes foi destaque em Belo Horizonte (alta de 11,6%) e Recife (alta de 6,3%).
Em âmbito nacional, houve queda de 1,4%.
O que é o ICVA – Índice Cielo de Varejo Ampliado
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas.
Eles respondem por 1,1 milhão de varejistas credenciados à companhia. O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.
O ICVA foi desenvolvido pela área de Inteligência da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.
Como o ICVA é calculado
A unidade de Inteligência da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de market share – e os da substituição de cheque e dinheiro no consumo.
Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.
Esse índice não é, de forma alguma, a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.
Entenda o Índice Cielo do Varejo Ampliado
- ICVA Nominal: indica o crescimento da receita nominal de vendas no varejo ampliado do período, comparando com o mesmo período do ano anterior. Reflete o que o varejista de fato observa nas suas vendas.
- ICVA Deflacionado: é o ICVA Nominal descontado da inflação. Para isso, é utilizado um deflator que é calculado a partir do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado pelo IBGE, ajustado ao mix e pesos dos setores contidos no ICVA. Reflete o crescimento real do varejo, sem a contribuição do aumento de preços.
- ICVA Nominal/Deflacionado com ajuste calendário: ICVA sem os efeitos de calendário que impactam determinado mês/período, quando comparado com o mesmo mês/período do ano anterior. Reflete como está o ritmo do crescimento, permitindo observar acelerações e desacelerações do índice.
Você também pode se interessar por: