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Índice ICVA

ICVA: vendas do Varejo crescem 10,5% no Natal em 2022

E-commerce registra alta de 18,4%, enquanto as vendas presenciais sobem 10% em comparação ao mesmo período em 2021.
Publicado por Equipe Cielo

O Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA) aponta que, no Natal de 2022, as vendas do Varejo cresceram 10,5% em relação a igual período de 2021.

O indicador considera as vendas realizadas entre os dias 19 e 25 de dezembro.

No e-commerce, a alta apurada foi de 18,4%. Já o faturamento do comércio presencial subiu 10%.

Na avaliação de Vitor Levi, Superintendente de Dados e Inovação da Cielo, o fato de o Dia de Natal ter caído no domingo colaborou com os resultados:

“O consumidor teve a semana completa, incluindo o sábado, dia de vendas fortes, para poder realizar suas compras. Os segmentos dos presenteáveis tiveram grande destaque, como cosméticos e livrarias”, afirma.

Natal 2022: veja os segmentos que mais se destacaram nas vendas

Entre os setores, Turismo e Transporte foi aquele que teve o melhor desempenho nas vendas no Natal de 2022, com alta de 26,1%.

Mas a lista de presentes contemplou diversos itens que também apresentaram variações positivas nas compras natalinas.

Confira outros destaques setoriais no período:

  • Cosméticos e Higiene Pessoal: alta de 23%;
  • Livrarias, Papelarias e Afins: alta de 22%;
  • Óticas e Joalherias: alta de 17%;
  • Drogarias e Farmácias: alta de 15,3%.

Sul tem o melhor desempenho entre as regiões

Quando olhamos o desempenho regional das vendas, a região Sul registrou a maior alta. As vendas subiram 12,8%, com destaques para o Rio Grande do Sul (+11,9%) e Santa Catarina (+10,5%).

A região Norte aparece na segunda posição, com alta de 11,5%.

Em terceiro lugar, está a região Centro-Oeste, que registrou crescimento de 10,9% nas vendas para o Natal. Goiás e Distrito Federal puxaram os resultados, com alta de 9,1% e 6,2%, respectivamente.

No Sudeste, as vendas cresceram 9,3%. Destaque para Minas Gerais, com alta de 11,4%. São Paulo (9,5%) e Rio de Janeiro (6,1%) também registram um bom desempenho nessa região.

Já a região Nordeste experimentou alta de 7,6% no faturamento. Bahia (9,2%), Ceará (5%), Paraíba (4,4%) e Pernambuco (2,7%) foram os estados que tiveram as variações mais significativas.

O que é o ICVA – Índice Cielo de Varejo Ampliado

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas.

Eles respondem por 1,1 milhão de varejistas credenciados à companhia. O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.

O ICVA foi desenvolvido pela área de Inteligência da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.

Como o ICVA é calculado

A unidade de Inteligência da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de market share – e os da substituição de cheque e dinheiro no consumo.

Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.

Esse índice não é, de forma alguma, a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.

Entenda o Índice Cielo do Varejo Ampliado

  • ICVA Nominal: indica o crescimento da receita nominal de vendas no varejo ampliado do período, comparando com o mesmo período do ano anterior. Reflete o que o varejista de fato observa nas suas vendas.
  • ICVA Deflacionado: é o ICVA Nominal descontado da inflação. Para isso, é utilizado um deflator que é calculado a partir do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado pelo IBGE, ajustado ao mix e pesos dos setores contidos no ICVA. Reflete o crescimento real do varejo, sem a contribuição do aumento de preços.
  • ICVA Nominal/Deflacionado com ajuste calendário: ICVA sem os efeitos de calendário que impactam determinado mês/período, quando comparado com o mesmo mês/período do ano anterior. Reflete como está o ritmo do crescimento, permitindo observar acelerações e desacelerações do índice.

Veja também:

>>> ICVA aponta alta de 1,1% no Varejo em novembro

>>> Da Black Friday à Cyber Monday: ICVA aponta alta de 5,5% no Varejo

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