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Índice ICVA

Páscoa 2023: ICVA aponta alta de 4,6% nas vendas no Varejo

Índice Cielo do Varejo Ampliado indica que este foi o melhor resultado no período nos últimos cinco anos.
Publicado por Comunicação Cielo

Segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), o faturamento no Varejo cresceu 4,6% na Páscoa 2023 em relação ao ano anterior.

A análise abrange o desempenho das vendas realizadas no período de 03 a 09 de abril de 2023 em comparação com o período de 11 a 17 de abril de 2022 – que correspondem à semana do feriado nesses dois anos.

O resultado considera o efeito da inflação do período e reflete a receita de vendas observadas pelos varejistas.

O setor de Supermercados foi o destaque, com um crescimento de 21,7%.

Com alta de 4,9%, o setor Alimentício Especializado – que, entre outros segmentos, inclui as Chocolaterias, Docerias e Confeitarias, Cafeterias, Lojas de Conveniência e de Bebidas – também contribuiu significativamente com a alta no Varejo durante a Páscoa.

Carlos Alves, Vice-presidente de Produtos e Tecnologia da Cielo, indica que o faturamento da Páscoa desse ano foi o maior obtido em cinco anos:

“As vendas cresceram 30,5% em relação a 2019, ano da pré-pandemia”, destaca.

ICVA de Páscoa 2023: entre as regiões, Sul do país é o destaque

No recorte que avalia o desempenho das regiões brasileiras, o Sul se destacou na comparação com 2022, com crescimento de 13,8% no faturamento do Varejo Total.

Confira o resultado das demais regiões do país:

  • Norte: alta de 5,5%
  • Centro-Oeste: alta 4,4%
  • Sudeste: alta de 4,3%
  • Nordeste: alta de 1,9%

Já entre os estados, destaque para:

  • Rio Grande do Sul: alta de 15,2%)
  • Santa Catarina (alta de 10,7%) e Rio de Janeiro (alta de 9,6%).

O que é o ICVA – Índice Cielo de Varejo Ampliado

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas.

Eles respondem por 1,1 milhão de varejistas credenciados à companhia. O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.

O ICVA foi desenvolvido pela área de Inteligência da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.

O que é o ICVA nominal

É um recorte do ICVA que embasa essa divulgação. Seu objetivo é informar ainda nos primeiros dias de cada mês a performance do varejo no Brasil em termos nominais (sem descontar a inflação).

Os dados completos do ICVA, com o resultado deflacionado e com efeitos de calendário, estarão disponíveis no relatório completo e poderão ser acessados no site ri.cielo.com.br.

Como o ICVA é calculado

A unidade de Inteligência da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de market share – e os da substituição de cheque e dinheiro no consumo.

Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.

Esse índice não é, de forma alguma, a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.

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