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Índice ICVA

ICVA indica queda de 0,7% do Varejo em fevereiro

Foi a primeira queda após 15 meses de alta. Efeitos de calendário afetaram negativamente o resultado, em especial o setor de Bens Duráveis e Semiduráveis.
Publicado por Equipe Cielo

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) aponta que as vendas no Varejo em fevereiro de 2023 caíram 0,7% (já descontada a inflação), em comparação com o mesmo mês de 2022.

Foi a primeira retração do Varejo após 15 meses de alta.

Já em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, o ICVA registrou alta de 6,7%.

Efeitos de calendário prejudicaram o mês. Este ano, o Carnaval ocorreu inteiramente em fevereiro; já em 2022, a terça-feira de folia caiu no dia 1º de março.

Além disso, a adesão à festa foi bem maior em 2023, o que contribuiu para o fechamento de boa parte do comércio.

No ano passado, os efeitos provocados pela variante ômicron fizeram com que várias cidades cancelassem a festa por causa do repique da pandemia, mas sem gerar mais prejuízos para o Varejo.

Na avaliação do Superintendente de Dados da Cielo, Vitor Levi, o Carnaval foi o principal responsável pela queda do Varejo em relação ao mesmo mês do ano passado:

“Muitas cidades cancelaram o feriado no período tradicional. Este efeito pode ser observado quando olhamos o setor de Turismo e Transporte, que cresceu bastante, especialmente em cidades turísticas como Rio de Janeiro e Salvador. Por outro lado, o macrossetor de Bens Duráveis foi prejudicado, uma vez que as lojas fecharam durante o feriado este ano”, afirma.

Entre os setores, apenas Bens Duráveis e Semiduráveis registra queda

Entre os macrossetores, Bens Duráveis e Semiduráveis apresentou queda de 7,3%.

Por outro lado, Bens Não Duráveis e Serviços tiveram alta de 1,7% e 0,9%, respectivamente.

O segmento de Materiais de Construção foi o que mais contribuiu para a retração em Bens Duráveis e Semiduráveis.

Após um janeiro atípico, o setor de Drogarias e Farmácias voltou a crescer, colaborando para a alta de Bens Não Duráveis.

Turismo e Transporte foi o segmento que mais gerou impacto positivo para o macrossetor de Serviços.

Educação puxa alta da inflação

Apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) apontou alta de 0,84% em fevereiro. Nos últimos 12 meses, o índice acumulado ficou em 5,60%.

Segundo o IBGE, a alta deste mês teve maior influência do grupo de Educação. A segunda maior variação foi de Saúde e Cuidados Pessoais.

Ao ponderar o IPCA pelos setores e pesos do ICVA, a inflação do Varejo Ampliado acumulada em 12 meses em fevereiro foi de 7,49%, com desaceleração em relação ao índice registrado no mês anterior.

De Norte a Sul, ICVA aponta alta em todas as regiões

De acordo com o ICVA deflacionado e com o ajuste de calendário, todas as regiões do país tiveram alta nas vendas do Varejo.

Os resultados de cada região em relação a fevereiro de 2022 foram:

  • Sul: alta de 3,7%;
  • Norte: alta de 2,9%;
  • Nordeste: alta de 2,3%;
  • Centro-Oeste: alta de 1,7%
  • Sudeste: alta de 1%.

Pelo ICVA nominal – que não considera o desconto da inflação – e com ajuste de calendário, tivemos:

  • Sul: alta de 10,8%;
  • Sudeste: alta de 10,6%;
  • Norte: alta de 8,3%;
  • Nordeste: alta de 7,9%;
  • Centro-Oeste: alta de 7,6%.

O que é o ICVA – Índice Cielo de Varejo Ampliado

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas.

Eles respondem por 1,1 milhão de varejistas credenciados à companhia. O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.

O ICVA foi desenvolvido pela área de Inteligência da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.

Como o ICVA é calculado

A unidade de Inteligência da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de market share – e os da substituição de cheque e dinheiro no consumo.

Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.

Esse índice não é, de forma alguma, a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.

Entenda o Índice Cielo do Varejo Ampliado

  • ICVA Nominal: indica o crescimento da receita nominal de vendas no varejo ampliado do período, comparando com o mesmo período do ano anterior. Reflete o que o varejista de fato observa nas suas vendas.
  • ICVA Deflacionado: é o ICVA Nominal descontado da inflação. Para isso, é utilizado um deflator que é calculado a partir do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado pelo IBGE, ajustado ao mix e pesos dos setores contidos no ICVA. Reflete o crescimento real do varejo, sem a contribuição do aumento de preços.
  • ICVA Nominal/Deflacionado com ajuste calendário: ICVA sem os efeitos de calendário que impactam determinado mês/período, quando comparado com o mesmo mês/período do ano anterior. Reflete como está o ritmo do crescimento, permitindo observar acelerações e desacelerações do índice.

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