Você está em:

Índice ICVA

ICVA aponta crescimento de 6,7% nas vendas do Varejo em fevereiro

Publicado por Equipe Cielo

De acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), as vendas no Varejo em fevereiro de 2022 cresceram 6,7% em comparação com o mesmo mês de 2021. O crescimentoconsidera o desconto da inflação.

Já em termos nominais (que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista), o ICVA apresentou alta de 18,9%.

A diminuição de medidas de isolamento utilizadas para combater a pandemia da Covid-19 favoreceu os setores do comércio no segundo mês de 2022 em relação a fevereiro de 2021.

Além disso, efeitos de calendário também contribuíram para o melhor desempenho do Varejo.

Em fevereiro deste ano, por exemplo, houve menos dias impactados pelo Carnaval porque a data foi celebrada em março. Desconsiderando esse efeito, o crescimento nominal foi de 17,6% e, descontando efeitos inflacionários, foi de 5,5%.

“Fevereiro marcou o quarto mês seguido de alta nas vendas. Elas foram beneficiadas pela redução das restrições provocadas pela pandemia e pelo desempenho de determinados setores, como os que compõem o bloco de serviços. Os destaques foram Turismo e Transporte e Bares e Restaurantes”, afirma Pedro Lippi, Head de Inteligência da Cielo.

Educação e Alimentação e Bebidas puxam a inflação

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou alta de 10,54% no acumulado dos últimos 12 meses, com alta de 1,01% em fevereiro.

Os preços dos segmentos Educação e Alimentação e Bebidas foram os que mais impactaram o índice.

Ao ponderar o IPCA pelos setores e pesos do ICVA, a inflação no varejo ampliado foi de 11,43% em fevereiro, indicando uma desaceleração em relação ao índice registrado no mês anterior.

Vendas aceleram em todos os setores

Descontada a inflação e com o ajuste de calendário, todos os macrossetores registraram aceleração nas vendas em relação a janeiro.

No macrossetor de Bens Duráveis e Semiduráveis, o segmento de Óticas e Joalherias foi o destaque.

Já no macrossetor de Bens Não Duráveis, um dos segmentos que mais colaboraram para a aceleração foi Postos de Combustíveis.

O segmento de Turismo e Transporte foi um dos que mais contribuíram para a aceleração do macrossetor de Serviços.

Todas as regiões registram alta em fevereiro

De acordo com o ICVA deflacionado e com ajuste de calendário, todas as regiões apresentaram crescimento em relação a fevereiro do ano passado.

Destaque para a região Norte, com alta de 15,1%. Na sequência, aparecem: a região Sul (+7,2%), Sudeste (+5,1%), Centro-Oeste (+4,6%) e Nordeste (+4,1%).

Segundo o ICVA nominal com ajuste de calendário na comparação com fevereiro de 2021, as vendas na região Norte cresceram 23,7%, seguida da região Sul (+18,2%), Nordeste (+17,1%), Sudeste (+17,1%) e Centro-Oeste (+16,4%).

Sobre o ICVA

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas.

Eles respondem por 1,3 milhão de varejistas credenciados à companhia. O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.

O ICVA foi desenvolvido pela área de Inteligência da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.

Como é calculado

A unidade de Inteligência da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de market share – e os da substituição de cheque e dinheiro no consumo.

Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.

Esse índice não é de forma alguma a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.

Entenda o Índice

ICVA Nominal: indica o crescimento da receita nominal de vendas no varejo ampliado do período, comparando com o mesmo período do ano anterior. Reflete o que o varejista de fato observa nas suas vendas.

ICVA Deflacionado: é o ICVA Nominal descontado da inflação. Para isso, é utilizado um deflator que é calculado a partir do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado pelo IBGE, ajustado ao mix e pesos dos setores contidos no ICVA. Reflete o crescimento real do varejo, sem a contribuição do aumento de preços.

ICVA Nominal/Deflacionado com ajuste calendário: ICVA sem os efeitos de calendário que impactam determinado mês/período, quando comparado com o mesmo mês/período do ano anterior. Reflete como está o ritmo do crescimento, permitindo observar acelerações e desacelerações do índice.

 

 


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288

Sair da versão mobile