Dia das Mães 2023: apesar da alta de 11,8% no e-commerce, vendas na data caem 4,2%, segundo o ICVA
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) indica que as vendas para o Dia das Mães, apuradas entre os dias 8 e 14 de maio, caíram 4,2% (diante do período comparável para a mesma data em 2022).
Com alta de 11,8%, o desempenho do e-commerce não foi suficiente para compensar a queda das vendas presenciais, que foi de 6,0%.
Vestuário e Móveis, Eletro e Departamento estão entre os segmentos dos setores presenteáveis que mais impactaram na queda.
Enquanto Vestuário apresentou retração de 7,8%, o segmento de Móveis, Eletro e Departamento registraram baixa de 2,1%.
Por outro lado, alguns segmentos aumentaram as vendas. Foi o caso de Livrarias, Papelarias e Afins (alta de 10,6%); Óticas e Joalheiras (alta de 5,6%); e Cosméticos e Higiene Pessoal (alta de 5,2%)
Para Carlos Alves, Vice-presidente de Produtos e Tecnologia da Cielo, um dos fatores que podem ter contribuído para a queda do Varejo foi a data da comemoração:
“Em 2022, o Dia das Mães caiu no dia 8. Ou seja: a semana anterior foi a primeira do mês, período em que o comércio está mais aquecido. Já em 2023, essa data comemorativa caiu no fim da segunda semana do mês”, ressalta.
Todas as regiões apresentam quedas nas vendas
As vendas para o Dia das Mães recuaram em todas as regiões do país, em comparação com o respectivo período relacionado à data no ano passado. Confira:
- Nordeste: queda de 7,1%;
- Sudeste: queda de 6,5%;
- Norte: queda de 6,3%;
- Centro-Oeste: queda de 5,6%;
- Sul: queda de 4,4%.
Já entre os estados e considerando apenas as vendas presenciais, o Amazonas apresentou a maior queda (-13,4%).
Na sequência, aparecem: Ceará (-11,3%); Distrito Federal (-9,1%); Pernambuco (-8%); São Paulo (-7,5%); Bahia (-7,1%); Santa Catarina (-6,3%); e Rio de Janeiro (-6%).
O que é o ICVA – Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA)
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas.
Eles respondem por mais de 1 milhão de varejistas credenciados à companhia. O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.
O ICVA foi desenvolvido pela área de Inteligência de Mercado da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.
Como o ICVA é calculado
A unidade de Inteligência de Mercado da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de market share – e os da substituição de cheque e dinheiro no consumo.
Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.
Esse índice não é, de forma alguma, a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.
Entenda o que é o ICVA
ICVA Nominal: indica o crescimento da receita nominal de vendas no varejo ampliado do período, comparando com o mesmo período do ano anterior. Reflete o que o varejista de fato observa nas suas vendas.
ICVA Deflacionado: ICVA Nominal descontado da inflação. Para isso, é utilizado um deflator que é calculado a partir do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado pelo IBGE, ajustado ao mix e pesos dos setores contidos no ICVA. Reflete o crescimento real do varejo, sem a contribuição do aumento de preços.
ICVA Nominal/Deflacionado com ajuste calendário: ICVA sem os efeitos de calendário que impactam determinado mês/período, quando comparado com o mesmo mês/período do ano anterior. Reflete como está o ritmo do crescimento, permitindo observar acelerações e desacelerações do índice.
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