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Índice ICVA

ICVA indica crescimento de 5,5% nas vendas do Varejo no Dia dos Pais

Faturamento do comércio presencial aumentou 5,6% enquanto o e-commerce teve alta de 4% nas vendas para a data.
Publicado por Equipe Cielo

Empreendedor consulta o resultado das vendas do Dia dos Pais no tablet, avaliando os dados do ICVA

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) aponta que as vendas para o Dia dos Pais, apuradas entre os dias 5 e 11 de agosto, aumentaram 5,5%, frente ao período comparável de 2023.

O faturamento do comércio presencial aumentou 5,6% para esta data comemorativa. Já o e-commerce teve alta de 4%.

O grupo de setores tradicionalmente relacionados a presentes registrou aumento de 2,2% nas vendas.

Os destaques foram os segmentos de:

  • Móveis, Eletro & Depto: alta de 8%
  • Cosméticos & Higiene Pessoal: alta de 4,2%

As vendas dos demais setores do Varejo subiram 6,5%.

Nesta categoria, estão os segmentos que não são considerados presenteáveis, mas que podem ser impulsionados pela data comemorativa — como é o caso de Supermercados & Hipermercados, que teve alta de 12,2%.

“O salto do segmento de mercados sugere que as famílias preferiram comemorar a data este ano com refeições realizadas em casa. Reforça essa hipótese o desempenho de Bares & Restaurantes, cujo faturamento ficou estável (0%)”, afirma Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo.

Ainda de acordo com o executivo, o desempenho de Cosméticos & Higiene Pessoal indica que um aumento nos cuidados pessoais por parte do público masculino, impulsionando a venda de presentes desse segmento.

Sul do Brasil teve melhor desempenho entre as regiões

Considerando apenas desempenho do Varejo presencial, todas as regiões do país apresentaram crescimento.

O Sul registrou o maior aumento das vendas para o Dia dos Pais. Confira:

  • Sul: alta de 10,9%
  • Norte: alta de 6,9%
  • Sudeste: alta de 5,5%
  • Centro-Oeste: alta de 2,5%
  • Nordeste: alta de 1,8%

As unidades da federação com os melhores desempenhos foram:

  • Rio Grande do Sul: alta de 12,3%
  • Santa Catarina: alta de 10,8%
  • Paraná: alta de 9,6%
  • Rio de Janeiro: alta de 6,9%
  • Minas Gerais: alta de 6,3%
  • Pará: alta de 5,9%
  • São Paulo: alta de 4,6%

O que é o ICVA – Índice Cielo de Varejo Ampliado

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas.

Eles respondem por mais de 780 mil clientes credenciados à companhia.

O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.

O ICVA foi desenvolvido pela área de Business Analytics da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.

Como o ICVA é calculado

A unidade de Business Analytics da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de market share – e os da substituição de cheque e dinheiro no consumo.

Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.

Este índice não é, de forma alguma, a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.

Entenda o Índice Cielo do Varejo Ampliado

  • ICVA Nominal – Indica o crescimento da receita nominal de vendas no varejo ampliado do período, comparando com o mesmo período do ano anterior. Reflete o que o varejista de fato observa nas suas vendas.
  • ICVA Deflacionado – É o ICVA Nominal descontado da inflação. Para isso, utilizamos um deflator, que é calculado a partir do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), apurados pelo IBGE e ajustados ao mix e pesos dos setores contidos no ICVA. Reflete o crescimento real do varejo, sem a contribuição do aumento de preços.

O novo modelo contempla informações do IPCA entre o primeiro e 11º mês e do IPCA-15 referentes ao 12º mês. No mês seguinte, o histórico do dado deflacionado será ajustado com a aplicação do IPCA daquele mês, podendo conter uma variação marginal.

  • ICVA Nominal/Deflacionado com ajuste calendário – É o ICVA sem os efeitos de calendário que impactam determinado mês/período, quando comparado com o mesmo mês/período do ano anterior. Reflete como está o ritmo do crescimento, permitindo observar acelerações e desacelerações do índice.
  • ICVA E-Commerce – Indicador do crescimento da receita nominal no canal de vendas online do Varejo do período em comparação com o período equivalente do ano anterior.

Vídeo: como acompanhar as vendas no varejo com o ICVA

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