Você está em:

Índice ICVA

ICVA indica crescimento de 5,5% nas vendas do Varejo no Dia dos Pais

Faturamento do comércio presencial aumentou 5,6% enquanto o e-commerce teve alta de 4% nas vendas para a data.
Publicado por Equipe Cielo

Empreendedor consulta o resultado das vendas do Dia dos Pais no tablet, avaliando os dados do ICVA

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) aponta que as vendas para o Dia dos Pais, apuradas entre os dias 5 e 11 de agosto, aumentaram 5,5%, frente ao período comparável de 2023.

O faturamento do comércio presencial aumentou 5,6% para esta data comemorativa. Já o e-commerce teve alta de 4%.

Dados sobre as vendas do Varejo no Dia dos Pais, de acordo com o ICVA

O grupo de setores tradicionalmente relacionados a presentes registrou aumento de 2,2% nas vendas.

Os destaques foram os segmentos de:

  • Móveis, Eletro & Depto: alta de 8%
  • Cosméticos & Higiene Pessoal: alta de 4,2%

Imagem representando o setor de Móveis, Eletro e Departamento, que foi destaque nas vendas do Varejo no Dia dos Pais, segundo o ICVA

As vendas dos demais setores do Varejo subiram 6,5%.

Nesta categoria, estão os segmentos que não são considerados presenteáveis, mas que podem ser impulsionados pela data comemorativa — como é o caso de Supermercados & Hipermercados, que teve alta de 12,2%.

Imagem representando o setor de Supermercados e Hipermercados, que foi destaque nas vendas dos demais setores no Dia dos Pais, segundo o ICVA

“O salto do segmento de mercados sugere que as famílias preferiram comemorar a data este ano com refeições realizadas em casa. Reforça essa hipótese o desempenho de Bares & Restaurantes, cujo faturamento ficou estável (0%)”, afirma Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo.

Ainda de acordo com o executivo, o desempenho de Cosméticos & Higiene Pessoal indica que um aumento nos cuidados pessoais por parte do público masculino, impulsionando a venda de presentes desse segmento.

Sul do Brasil teve melhor desempenho entre as regiões

Considerando apenas desempenho do Varejo presencial, todas as regiões do país apresentaram crescimento.

O Sul registrou o maior aumento das vendas para o Dia dos Pais. Confira:

  • Sul: alta de 10,9%
  • Norte: alta de 6,9%
  • Sudeste: alta de 5,5%
  • Centro-Oeste: alta de 2,5%
  • Nordeste: alta de 1,8%

As unidades da federação com os melhores desempenhos foram:

  • Rio Grande do Sul: alta de 12,3%
  • Santa Catarina: alta de 10,8%
  • Paraná: alta de 9,6%
  • Rio de Janeiro: alta de 6,9%
  • Minas Gerais: alta de 6,3%
  • Pará: alta de 5,9%
  • São Paulo: alta de 4,6%

Mapa do Brasil mostrando os percentuais de crescimento nas vendas do varejo no Dia dos Pais, de acordo com o ICVA

O que é o ICVA – Índice Cielo de Varejo Ampliado

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas.

Eles respondem por mais de 780 mil clientes credenciados à companhia.

O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.

O ICVA foi desenvolvido pela área de Business Analytics da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.

Como o ICVA é calculado

A unidade de Business Analytics da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de market share – e os da substituição de cheque e dinheiro no consumo.

Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.

Este índice não é, de forma alguma, a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.

Entenda o Índice Cielo do Varejo Ampliado

  • ICVA Nominal – Indica o crescimento da receita nominal de vendas no varejo ampliado do período, comparando com o mesmo período do ano anterior. Reflete o que o varejista de fato observa nas suas vendas.
  • ICVA Deflacionado – É o ICVA Nominal descontado da inflação. Para isso, utilizamos um deflator, que é calculado a partir do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), apurados pelo IBGE e ajustados ao mix e pesos dos setores contidos no ICVA. Reflete o crescimento real do varejo, sem a contribuição do aumento de preços.

O novo modelo contempla informações do IPCA entre o primeiro e 11º mês e do IPCA-15 referentes ao 12º mês. No mês seguinte, o histórico do dado deflacionado será ajustado com a aplicação do IPCA daquele mês, podendo conter uma variação marginal.

  • ICVA Nominal/Deflacionado com ajuste calendário – É o ICVA sem os efeitos de calendário que impactam determinado mês/período, quando comparado com o mesmo mês/período do ano anterior. Reflete como está o ritmo do crescimento, permitindo observar acelerações e desacelerações do índice.
  • ICVA E-Commerce – Indicador do crescimento da receita nominal no canal de vendas online do Varejo do período em comparação com o período equivalente do ano anterior.

Vídeo: como acompanhar as vendas no varejo com o ICVA

Veja também:

Matérias mais recentes

Maria Stela Confeitaria impulsiona vendas com soluções da Cielo e projeta faturar ainda mais com a Black Friday

Quem vê a loja da Maria Stela Confeitaria talvez não imagine como empreendedora Maria Stela Leão começou. Há dez anos,…

Publicado por Equipe Cielo

VTEX Sales App: conheça a solução que transforma a Cielo LIO On em prateleira infinita

Não achar um determinado produto em um ponto de venda físico pode ser uma experiência frustrante para qualquer cliente. Mas,…

Publicado por Equipe Cielo

Cielo participa da estreia do Shark Tank Brasil: Versão Creators

A Cielo, referência em meios de pagamento e tecnologia, é a patrocinadora do 1º episódio do Shark Tank Brasil: Versão…

Publicado por Equipe Cielo

A Feira Moderna: com Cielo Tap, dupla de empreendedores projetam vendas de sucos ultracongelados na Black Friday

A Feira Moderna foi criada com objetivo de viabilizar uma alimentação saudável para quem tem não tem tempo de comprar…

Publicado por Equipe Cielo

INPI reconhece Cielo como marca de alto renome

A Cielo, empresa referência em meios de pagamento, acaba de ser reconhecida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) como…

Publicado por Equipe Cielo

Seis anos da LGPD no Brasil: confira as principais ações da Cielo para manter a segurança e privacidade dos dados

Em 2024, a Lei Geral de Proteção de Dados completa o sexto ano de existência. E, ao longo destes seis…

Publicado por Equipe Cielo
Ver mais matérias

Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288