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Índice ICVA

Comércio no Rio Grande do Sul: Varejo em Porto Alegre e outras 30 cidades gaúchas tem sinais de melhora no fim de maio

Apesar de a capital ainda registrar volume de vendas abaixo do verificado em período similar do ano passado, comércio no RS apresenta melhor desempenho.
Publicado por Equipe Cielo

Mãos entrelaçadas, em gesto de solidariedade, pelos efeitos negativos das enchentes no Sul do país

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) mostra que, na última semana de maio, o comércio varejista apresentou sinais de melhora em Porto Alegre e em outras 30 cidades afetadas pelas enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul.

Apesar da reação, a capital do RS ainda registra volume de vendas abaixo do verificado em período similar do ano passado.

Entre os dias 20 e 26 de maio, as vendas do Varejo em Porto Alegre caíram 9,7% em relação a período similar de 2023.

Em comparação ao restante do mês de maio, o número demonstra reação do comércio da capital do estado.

Na primeira semana analisada pelo ICVA (29 de abril a 5 de maio), logo após o início das enchentes, o Varejo caiu 17,4% em comparação a período similar do ano passado.

Já na segunda semana (6 a 12 de maio), a queda foi ainda mais acentuada (-31,1%).

A reação começou entre os dias 13 e 19 de maio (terceira semana), com queda de 21,5%.

Desempenho do Varejo nas 30 cidades mais afetadas pelas enchentes

De acordo com estudo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a equipe do ICVA elencou as 30 cidades gaúchas mais afetadas pelas enchentes no mês de maio — exceto Porto Alegre.

O desempenho consolidado do Varejo nestes munícipios cresceu 12,7% entre os dias 20 e 26 de maio, em comparação a período similar de 2023.

Na primeira semana de maio, houve queda de 27,8%; na segunda, de 9,2%.

Na terceira semana, o Varejo nestas cidades reagiu e cresceu 4,9% em relação à mesma semana de maio de 2023.

Fim de maio marca alta nas vendas no Rio Grande do Sul

De forma geral, as vendas no Rio Grande do Sul finalizaram o mês de maio com crescimento de 6% na semana de 20 a 26 de maio.

Na primeira semana do mês, houve queda de 15,7%.

Já na segunda semana, o Varejo do estado cresceu 2%; na terceira, a alta no desempenho varejista chegou a 10,5%.

“Nossos números mostram que as chuvas provocaram um efeito negativo de alto impacto no Varejo do Rio Grande do Sul. A situação foi especialmente mais drástica na capital gaúcha, onde o comércio chegou a apresentar retração que superou 30%”, afirma Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo.

“Nas duas últimas semanas de maio, houve uma desaceleração da queda de vendas em relação às duas primeiras semanas. No caso do Rio Grande do Sul e das trinta cidades mais afetadas, com exceção de Porto Alegre, foi registrada, inclusive, alta em relação a período similar de 2023, puxada principalmente pelo setor de supermercados”, completa o executivo.

Ações de apoio realizadas pela Cielo

Atenta ao sofrimento causados pelas enchentes, a Cielo está adotando medidas voltadas para comunidades, clientes e colaboradores atingidas pela calamidade.

Dentre elas, estão:

  • A isenção do aluguel de máquinas aos clientes da companhia no Rio Grande do Sul por três meses;
  • Condições especiais para antecipação de recebíveis;
  • Apoio psicológico;
  • Suspensão temporária de cobranças;
  • Troca de equipamentos de forma agilizada assim que as condições forem reestabelecidas.

Arrecadação de doações

Além disso, a companhia destinará recursos a pessoas atingidas por meio do Fundo de Impacto Social, criado recentemente pela companhia e pela ação conjunta com a Fundação Banco do Brasil.

As doações serão utilizadas na compra de alimentos, água, medicamentos, colchões, itens de higiene, artigos de limpeza e materiais para recuperação das casas atingidas.

Participe e faça sua doação:

Banco do Brasil (001)

Agência – 3132-1

Conta – 500.000-9

Chave Pix – sustentabilidade@cielo.com.br

QR Code da Cielo para campanha de arrecadação de recursos para as vítimas das enchentes no Sul do Brasil

O que é o ICVA – Índice Cielo de Varejo Ampliado

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas.

Eles respondem por mais de 840 mil clientes credenciados à companhia.

O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.

O ICVA foi desenvolvido pela área de Business Analytics da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.

Como o ICVA é calculado

A unidade de Business Analytics da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de market share – e os da substituição de cheque e dinheiro no consumo.

Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.

Este índice não é, de forma alguma, a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.

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