Black Friday 2025: varejo cresce 0,8% no fim de semana, impulsionado por alta de 9,0% no e-commerce,

O fim de semana da Black Friday 2025 consolidou mais uma vez o protagonismo do e-commerce no consumo do brasileiro e do Pix como forma de pagamento.
Segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), o varejo total cresceu 0,8% em relação ao mesmo período de 2024, impulsionado pelo canal digital, que registrou alta de 9,0%.
Já o varejo físico apresentou retração de 1,4%.
Ao todo, foram realizadas 90,34 milhões de transações, sendo 8,6% via Pix, reforçando a relevância do meio de pagamento instantâneo.
Desempenho por macrossetores
- Serviços: +3,7%, sustentado por segmentos ligados a experiência e mobilidade
- Bens Duráveis e Semiduráveis: -1,2%
- E-commerce: todos os macrossetores cresceram
- Bens Não Duráveis: +11,1%
- Bens Duráveis: +8,8%
- Serviços: +8,8%
Setores em destaque
- Turismo & Transporte: +8,4%
- Drogarias: +7,1%
- Cosméticos: +6,3%
Esses resultados confirmam a priorização do consumidor por bem-estar, saúde e experiências.
Desempenho regional
- Apenas o Sul registrou crescimento (+0,8%), com destaque para Santa Catarina (+2,8%)
- Sudeste apresentou a maior retração (-2,3%)
“O fim de semana da Black Friday 2025 reforça a força do e-commerce no Brasil, com consumidores cada vez mais conectados e exigentes. O varejo precisa investir em tecnologia e integração de canais para acompanhar essa transformação”, afirma Carlos Alves, vice-presidente de Negócios da Cielo.
Comportamento do consumidor
- E-commerce: pico de vendas nas madrugadas e noites (28 a 30/11)
- Varejo físico: maior movimento próximo ao horário de almoço
- Perfil de consumo:
- Público masculino liderou em volume e faturamento
- Tíquete médio feminino foi ligeiramente superior
- Meios de pagamento: crédito parcelado manteve relevância, especialmente no digital
- Classes sociais: baixa e média concentraram maior volume de vendas; alta renda teve tíquete médio mais elevado
- E-commerce: grupo de altíssima renda respondeu por quase metade do faturamento, com tíquete médio de R$ 504,92
- Personas: “Supermercadista” liderou em vendas, seguido por “Fashion” e “Gastronômico”
O que é o ICVA – Índice Cielo de Varejo Ampliado
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas.
Eles respondem por milhares de clientes credenciados à companhia.
O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.
O ICVA foi desenvolvido pela área de Business Analytics da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.
Como o ICVA é calculado
A unidade de Business Analytics da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de marketshare, substituição de cheque e dinheiro no consumo, bem como o surgimento do Pix.
Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.
Este índice não é, de forma alguma, a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.
Entenda o Índice Cielo do Varejo Ampliado
- ICVA Nominal – Indica o crescimento da receita nominal de vendas no varejo ampliado do período, comparando com o mesmo período do ano anterior. Reflete o que o varejista de fato observa nas suas vendas.
- ICVA Deflacionado – É o ICVA Nominal descontado da inflação. Para isso, utilizamos um deflator, que é calculado a partir do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), apurados pelo IBGE e ajustados ao mix e pesos dos setores contidos no ICVA. Reflete o crescimento real do varejo, sem a contribuição do aumento de preços.
O novo modelo contempla informações do IPCA entre o primeiro e 11º mês e do IPCA-15 referentes ao 12º mês. No mês seguinte, o histórico do dado deflacionado será ajustado com a aplicação do IPCA daquele mês, podendo conter uma variação marginal.
- ICVA Nominal/Deflacionado com ajuste calendário – É o ICVA sem os efeitos de calendário que impactam determinado mês/período, quando comparado com o mesmo mês/período do ano anterior. Reflete como está o ritmo do crescimento, permitindo observar acelerações e desacelerações do índice.
- ICVA E-Commerce – Indicador do crescimento da receita nominal no canal de vendas online do Varejo do período em comparação com o período equivalente do ano anterior.
Vídeo: como acompanhar as vendas no varejo com o ICVA
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