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Índice ICVA

ICVA: efeito Black Friday não supera inflação e Varejo recua 1,7% em novembro

E-commerce cresce 7,4% e sustenta desempenho do setor; lojas físicas avançam apenas 0,5%
Publicado por Equipe Cielo

Homem segurando um tablet em frente a um fundo azul com gráficos de barras verticais e ícones de análise de dados, acompanhado do texto ‘Cielo ICVA Out/2025’, representando indicadores de vendas no varejo.

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) mostra que, apesar da alta nominal de 2,1%, o Varejo brasileiro registrou retração real de 1,7% em novembro de 2025, já descontada a inflação. Foi o sexto mês consecutivo de desempenho negativo em termos reais.

Mesmo com as vendas recordes da Black Friday, os efeitos da alta de preços e a desaceleração em diversos segmentos impediram uma recuperação mais robusta.

Em termos nominais:

  • E-commerce cresceu 7,4%, consolidando-se como protagonista das grandes datas promocionais.
  • Lojas físicas avançaram apenas 0,5%, refletindo um consumidor mais cauteloso no ponto de venda.

O mês também foi impactado por um efeito de calendário: novembro teve um domingo a mais, substituindo uma sexta-feira — dia tradicionalmente forte para o comércio físico.

Inflação pressiona consumo

O IPCA-15 registrou alta de 0,20% em novembro, puxado pelo grupo de Serviços (+0,66%). Em 12 meses, a inflação acumula 4,5%, no limite da meta brasileira.

Itens que mais pesaram no orçamento:

  • Passagens aéreas: +11,87%
  • Hospedagem: +4,18%
  • Combustíveis: -0,46% (queda ajudou a aliviar parte da pressão)

Desempenho por macrossetores

  • Serviços: -2,8% (queda em Turismo & Transporte e Bares & Restaurantes)
  • Bens Não Duráveis: -0,2% (Drogarias & Farmácias suavizaram perdas)
  • Bens Duráveis e Semiduráveis: -4,0% (Vesturário & Artigos Esportivos lideraram retração)

Desempenho regional (deflacionado com ajuste de calendário)

  • Sudeste: -0,5%
  • Nordeste: -0,9%
  • Sul: -1,0%
  • Centro-Oeste: -2,5%
  • Norte: -4,3%

Em termos nominais, todas as regiões cresceram, com destaque para o Sul (+3,5%) e Sudeste (+3,2%).

“Novembro reforçou o e-commerce no varejo brasileiro. A Black Friday foi um marco, garantindo crescimento expressivo nas vendas online e sustentando o desempenho do setor em um mês desafiador”, afirma Carlos Alves, vice-presidente de Negócios da Cielo.

O que é o ICVA – Índice Cielo de Varejo Ampliado

Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas.

Eles respondem por milhares de clientes credenciados à companhia.

O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.

O ICVA foi desenvolvido pela área de Business Analytics da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.

Como o ICVA é calculado

A unidade de Business Analytics da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de marketshare, substituição de cheque e dinheiro no consumo, bem como o surgimento do Pix.

Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.

Este índice não é, de forma alguma, a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.

Entenda o Índice Cielo do Varejo Ampliado

  • ICVA Nominal – Indica o crescimento da receita nominal de vendas no varejo ampliado do período, comparando com o mesmo período do ano anterior. Reflete o que o varejista de fato observa nas suas vendas.
  • ICVA Deflacionado – É o ICVA Nominal descontado da inflação. Para isso, utilizamos um deflator, que é calculado a partir do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), apurados pelo IBGE e ajustados ao mix e pesos dos setores contidos no ICVA. Reflete o crescimento real do varejo, sem a contribuição do aumento de preços.

O novo modelo contempla informações do IPCA entre o primeiro e 11º mês e do IPCA-15 referentes ao 12º mês. No mês seguinte, o histórico do dado deflacionado será ajustado com a aplicação do IPCA daquele mês, podendo conter uma variação marginal.

  • ICVA Nominal/Deflacionado com ajuste calendário – É o ICVA sem os efeitos de calendário que impactam determinado mês/período, quando comparado com o mesmo mês/período do ano anterior. Reflete como está o ritmo do crescimento, permitindo observar acelerações e desacelerações do índice.
  • ICVA E-Commerce – Indicador do crescimento da receita nominal no canal de vendas online do Varejo do período em comparação com o período equivalente do ano anterior.

Vídeo: como acompanhar as vendas no varejo com o ICVA

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