Black Friday 2024 cresce 16,1% em meio a pagamento de 13º salário, de acordo com ICVA
As vendas no Varejo na Black Friday 2024 cresceram 16,1% em comparação com igual período do ano passado, de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA).
O destaque foi o comércio físico, com alta de 17,1%, enquanto o e-commerce subiu 8,9%. A análise considerou as vendas realizadas no dia 29 de novembro deste ano ante 24 de novembro do ano passado.
Desempenho por setores
O segmento que mais se destacou foi Supermercados e Hipermercados, com alta de 26,2%.
Na sequência aparecem:
- Drogarias e Farmácias: alta de 21,7%
- Vestuário: alta de +18,2%
- Alimentação: alta de +17,0%
- Móveis, Eletro e Depto: subiu 7,9%.
“Este ano a Black Friday superou pela primeira vez o nível do período pré-pandemia e teve faturamento 15,2% maior que em 2019. Uma das razões para essa alta foi o pagamento da parcela do 13º e de benefícios como vales exatamente no dia da Black Friday”, afirma Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo.
“A última vez em que isso havia ocorrido foi justamente em 2019”, complementa.
Desempenho por regiões
A região Sul registrou a maior alta da Black Friday em relação a 2023, com salto de 19,5%.
Na sequência estão:
- Norte (+18,6%)
- Sudeste (+18,2%)
- Centro-Oeste (+15,0%)
- Nordeste (+13,2%)
A unidade federativa com o maior crescimento foi São Paulo, com alta de 20,8%.
Também se destacaram:
- Rio Grande do Sul (+20,6%)
- Paraná (+19,2%)
- Santa Catarina (+18,5%)
- Rio de Janeiro (+16,7%)
- Pará (+16,4%)
O que é o ICVA – Índice Cielo de Varejo Ampliado
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas.
O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.
O ICVA foi desenvolvido pela área de Business Analytics da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.
Como o ICVA é calculado
A unidade de Business Analytics da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de market share – e os da substituição de cheque e dinheiro no consumo.
Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.
Esse índice não é de forma alguma a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.
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