Entender o que é um OKR é um aprendizado importante para o crescimento do seu negócio.
Um dos desafios do empreendedorismo é a gestão de uma empresa que começa a crescer.
Afinal, nessa hora, é preciso garantir a eficiência dos processos dentro de uma estrutura maior.
A metodologia que vamos mostrar neste conteúdo serve justamente para isso.
Acompanhe para conferir o que é um OKR, como aplicar no seu negócio e quais erros você precisa evitar.
O que é um OKR?
Mas afinal de contas, o que é um OKR?
OKR é uma metodologia de gestão de empresas com base no acompanhamento constante de dados para avaliar os objetivos de uma organização.
A sigla significa Objectives and Key Results, ou seja, Objetivos e Resultados-Chave.
Para cada objetivo de uma empresa, deve ser definido entre dois e cinco Resultados-Chave quantitativos – ou seja, podem ser medidos por meio de métricas a serem definidas.
A metodologia foi criada pelo empresário e engenheiro Andrew Grove, ex-presidente da Intel, e apresentada em seu livro Gestão de Alta Performance.
A partir do final da década de 1990, ela se tornou referência após algumas experiências bem-sucedidas.
Qual é a importância da metodologia de gestão OKR?
Para uma empresa em crescimento, pode ser desafiador manter uma comunicação eficiente para que os colaboradores sigam engajados.
Com o crescimento do quadro de funcionários e o surgimento de novos setores, é comum acontecer um distanciamento maior entre gestores e colaboradores.
Nesse sentido, entender o que é um OKR e como aplicar é um diferencial competitivo, pois pode estreitar essa relação, possibilitando que todos os funcionários fiquem sempre a par dos objetivos da companhia.
Assim, é possível aumentar a satisfação dos funcionários e reduzir a rotatividade.
Alguns bons exemplos da importância do OKR são as histórias de grandes empresas como Google e Intel, relatadas no livro Avalie o que importa, do capitalista de risco John Doerr.
Foi Doerr quem apresentou a metodologia para os funcionários do Google em 1999, época em que a empresa tinha apenas 40 funcionários.
Ele relata que esse método foi essencial para que a empresa se tornasse uma big tech com quase 140 mil colaboradores em várias partes do mundo.
Como funciona a metodologia OKR?
Para você entender bem o que é um OKR, é preciso saber como funciona.
Portanto, confira a seguir o que significa os objetivos e os resultados-chave, e como esses dois elementos se relacionam.
Objectives (Objetivos)
O objetivo é uma frase simples, direta e fácil de memorizar.
Não há menção a nenhum tipo de indicador, portanto é uma maneira subjetiva para se resumir o que a empresa espera alcançar.
Alguns exemplos podem ser:
- Melhorar os resultados das vendas de uma empresa
- Atrair mais anunciantes para um marketplace
- Aumentar a receita da Black Friday ou outra data
Como você percebeu, é impossível responder se esses objetivos foram cumpridos por uma unidade de medida – já que os resultados-chave é que têm essa atribuição.
Key Results (Resultados-chave)
Os resultados-chave incluem os indicadores que vão determinar se o objetivo definido foi alcançado.
Analisando os exemplos de objetivos que mostramos acima, seria necessário definir métricas adequadas.
Para avaliar os resultados de vendas, é preciso estabelecer uma base de comparação.
Por isso, um exemplo seria estipular um percentual: aumentar em 20% a receita de vendas em relação ao ano anterior.
Como um objetivo pode ter até cinco resultados-chave, outra alternativa é incluir métricas de vendas, como ticket médio, taxa de conversão e receita mensal recorrente.
Para essa relação ficar mais clara, veja a seguir alguns exemplos fictícios.
Veja exemplos de OKR
Para entender bem o que é um OKR, é importante visualizar na prática a construção de objetivos e resultados-chave.
Por isso, veja um exemplo para uma empresa de dropshipping:
- Objetivo: ampliar a atuação e melhorar a eficiência operacional
- Resultado-chave (KR) 1: firmar parcerias com três novos fornecedores no trimestre
- KR 2: reduzir o tempo de processamento de pedidos em 20% até o fim do trimestre
- KR 3: adicionar mais 35 novos produtos ao catálogo até o fim do trimestre
- KR 4: reduzir o tempo médio de processamento de pedidos em até 10% até o fim do trimestre.
Agora, confira um exemplo de uma empresa de varejo.
- Objetivo: oferecer um ótimo suporte ao cliente
- KR1: reduzir o tempo médio na fila do atendimento por telefone para 2 minutos até o fim do trimestre
- KR 2: manter a média de NPS (Net Promoter Score) em 50 ou mais
- KR 3: manter uma taxa de resposta instantânea em mais de 90% no chat ao vivo
- KR 4: realizar treinamentos mensais para as equipes de atendimento ao cliente.
Quais são os diferenciais do OKR?
Um dos principais diferenciais da OKR em relação a metodologias mais tradicionais é a definição de ciclos mais curtos.
Em geral, os resultados-chave são definidos por trimestres.
Além disso, o status de cada KR é informado em reuniões semanais.
Assim, é possível se antecipar em relação a eventuais dificuldades e buscar outros meios para atingir os resultados-chave.
São diferenciais que permitem um acompanhamento mais amplo e constante dos resultados do negócio.
4 benefícios da implementação dos OKRs
Uma empresa tem muito a ganhar ao conhecer o que é um OKR.
Veja alguns dos benefícios de implantar a metodologia OKR em uma organização.
- Maior transparência: todos os colaboradores são informados sobre os objetivos e resultados-chave, e inclusive ajudam na definição deles
- Mais engajamento: ao conhecer as metas da empresa, as equipes ficam mais motivadas para ajudar a cumprir
- Mais agilidade: os ciclos curtos do OKR dão mais agilidade à gestão do negócio
- Cultura de dados: a definição de métricas ajuda a disseminar a cultura data driven (guiada por dados) que aumenta a eficiência nas tomadas de decisão de uma empresa.
Como implementar OKRs em sua empresa?
Confira abaixo algumas práticas essenciais para a implementação de OKR na sua empresa.
- Adaptação: não existe uma série de regras rígidas, portanto é preciso estipular metas e objetivos de acordo com a realidade do seu negócio
- Divisão: procure dividir ao máximo o acompanhamento das métricas entre diferentes equipes e colaboradores, dando o treinamento para que todos tenham o treinamento específico para desempenhar sua parte no processo
- Ciclos curtos: defina objetivos trimestrais e marque reuniões semanais de acompanhamento
- Prioridade ao bottom-up: existem dois modelos de gestão: bottom-up (de baixo para cima), em que as equipes definem suas metas, e top-down (de cima para baixo), em que a definição é dos gestores. Para uma boa prática de OKR, o ideal é que pelo menos 60% dos objetivos sejam bottom-up.
Quais erros de OKR que você deve evitar?
Ao definir as OKRs, é preciso evitar uma série de erros que podem comprometer o acompanhamento das metas.
Veja alguns dos principais:
- Lista de tarefas: os resultados-chave precisam ser iniciativas que agreguem valor ao negócio, caso contrário serão apenas uma lista de tarefas
- Exagero: se você criar muitas OKRs, vai acabar tirando a importância de cada uma delas
- Falta de alinhamento: é preciso garantir o diálogo entre todas as equipes para que as OKR sejam eficientes
- Falha na comunicação: se você não garantir que todo o quadro funcional de uma empresa vai conhecer os objetivos, os resultados-chave e a situação atual, não alcançará o engajamento pretendido com o método
- Falta de treinamento: é preciso que cada equipe tenha a capacitação para acompanhar os resultados.
Descubra como a Cielo pode te ajudar com dados do mercado
Como mostramos ao longo deste artigo, entender o que é um OKR é essencial para o crescimento de uma empresa e o engajamento dos funcionários.
Quando falamos em acompanhamento de dados, é preciso lembrar da importância de contar com ferramentas que ajudem a mensurar resultados.
A Cielo pode ajudar você a acompanhar suas vendas e conferir os dados de suas vendas, seja na maquininha de cartão ou no gateway de pagamento.
Com o Cielo Farol, você pode definir metas de crescimento recebendo informações sobre o perfil de seus clientes e seu faturamento.
Por exemplo, você pode conhecer o perfil de consumo dos seus clientes, comparar seu faturamento com os de negócios similares e descobrir quantas vezes um consumidor retornou ao seu estabelecimento.
Assim, você pode acompanhar suas OKR com facilidade e agilidade.