Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

MEI para Uber e aplicativos de mobilidade

Publicado por Equipe Cielo

Você sabia que é possível ser MEI para motorista de aplicativo? Com a novidade, benefícios como recolhimento de tributos e tempo de contribuição para aposentadoria, estarão disponíveis para motoristas autônomos

Publicado no “Diário Oficial da União”, motorista de aplicativo pode ser MEI e passará a ter direito a benefícios, como recolhimento de tributos e tempo de contribuição para aposentadoria.

O que é MEI?

MEI é um programa do Governo Federal, criado há mais de dez anos, com o objetivo de incentivar a formalização de negócios independentes e trabalhadores autônomos com menor custo no pagamento de taxas e impostos.
O MEI abrange profissionais com faturamento anual de até 81 mil reais e, para ser enquadrado na categoria, é preciso que a pessoa não participe de outra empresa como titular, sócio ou administrador e que seu negócio tenha no máximo um empregado.
Com CNPJ, o motorista poderá pleitear financiamentos e empréstimos, como compra ou aluguel de veículos com juros mais baixos.
Leia mais: Conheça a nova nota fiscal eletrônica: NFe 4.0

Benefícios MEI

  • salário-maternidade (a partir de 10 meses de contribuição);
  • aposentadoria por invalidez auxílio-doença (após 12 meses de contribuição);
  • auxílio-reclusão;
  • pensão por morte para seus dependentes;
  • férias (dependendo da política da empresa em que ele trabalhar)

Além disso, o MEI tem acesso ao apoio técnico do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Leia mais: MEI pode ter funcionario?

Inscrição de MEI para motorista de aplicativo

A inscrição como MEI para motorista de aplicativo é feita pelo Portal do Empreendedor, e lá constam mais de 460 atividades que podem ser exercidas por microempreendedores individuais. Entre elas, carreiras mais tradicionais, como cabeleireiros e açougueiros, e outras mais recentes, como “bikeboys”. Também existem as exóticas, como comerciante de perucas, humorista e contador de histórias.
Segundo o , o número de MEIs cresceu mais de 120% considerando os últimos 5 anos. O forte crescimento se deu, principalmente, pelo fraco nível de atividade da economia, que registrou recessão em 2015 e 2016.
A categoria dos motoristas de aplicativos se enquadra nesse número, considerando que a profissão vem ganhando muitos adeptos nos últimos anos.

Leia mais: Como abrir uma empresa MEI

Atividades do MEI

O trabalhador inscrito no MEI tem custo mensal de até R$ 54,90, dependendo da área de atuação. O valor inclui a taxa do ramo exercido, que pode ser ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) ou ISS (Imposto Sobre Serviço) e o INSS.

Obrigações do MEI: Tributárias e Trabalhistas

Anualmente o MEI precisa declarar seu Imposto de Renda de quanto faturou através do documento Declarações Anuais de Faturamento (DASNSIMEI), disponível do Portal do Empreendedor, e pagar a contribuição mensal.
Leia mais em Imposto de Renda MEI: 6 passos para fazer a declaração anual de faturamento
Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) é o documento pelo qual o MEI recolhe a sua contribuição mensal. Isso pode ser feito por débito automático, boleto bancário ou pagamento online.
Declarações Anuais de Faturamento (DASNSIMEI)informar à Receita Federal quanto faturou anualmente por meio desse documento, disponível do Portal do Empreendedor.
Em 2018 o Congresso Nacional aprovou regras para que os aplicativos de transporte formalizassem seus serviços, visando a garantia de segurança dos passageiros.  Entretanto, o governo ainda precisa detalhar como será a inscrição desses trabalhadores no INSS e quando entrará em vigor.

Como funciona MEI: Entenda em nossos conteúdos

 

 Maquininhas de cartão para microempreendedor individual (MEI)

Aumente suas vendas com a maquininha de cartão para microempreendedor. Clique e conheça as vantagens da Cielo Zip!

MEI pode ter funcionario?

Afinal, MEI pode contratar funcionários? Clique e confira nosso artigo sobre os procedimentos para admitir um funcionário na sua microempresa

 Imposto de Renda MEI: 6 passos para fazer a declaração anual de faturamento

Você sabe como fazer o Imposto de Renda para MEI? Em 6 passos a Cielo te ensina a declarar seu faturamento corretamente. Clique e aprenda em nosso blog!

Como abrir uma empresa MEI

Não sabe como abrir uma empresa MEI? Confira o passo a passo para ter a sua empresa como microempreendedor individual!

 Aprenda como regularizar MEI em atraso

É possível pagar MEI atrasado e regularizar sua situação. Se você é um Microempreendedor individual, clique e confira como regularizá-lo!


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288