Descubra como o intraempreendedorismo ajuda na expansão do seu negócio
Imagine que você está buscando uma solução para um problema interno da sua empresa e então percebe que alguém da própria equipe já tem a resposta. Basicamente, é assim que o intraempreendedorismo funciona.
Ou seja, ao invés de buscar ideias fora da empresa, por que não estimular seus próprios colaboradores a serem os protagonistas da inovação? Afinal, quem conhece melhor o seu negócio do que quem faz ele acontecer junto com você?
Não por acaso, produtos como o botão de curtir do Facebook, o aplicativo de e-mail Gmail e os post-its (notas adesivas de papel) da gigante 3M surgiram dessa mentalidade inovadora.
Mas a pergunta que fica é: como transformar essa prática em uma cultura sólida dentro da sua empresa?
Para te ajudar a responder essa pergunta, neste artigo, você vai entender o que é o intraempreendedorismo, quais os seus benefícios e, principalmente, como implementá-lo no seu negócio. Boa leitura!
O que é intraempreendedorismo?
Intraempreendedorismo é o termo utilizado para descrever quando colaboradores de uma empresa agem como empreendedores dentro dela.
Assim, eles têm a liberdade de criar e desenvolver novas ideias, produtos ou serviços com o foco voltado para dentro da empresa.
A partir disso, já podemos entender a diferença entre intraempreendedorismo e empreendedorismo. O primeiro ocorre dentro de uma empresa que já existe, enquanto o segundo envolve a criação de novos negócios independentes.
O conceito foi criado em 1978 pelo empreendedor Gifford Pinchot III e, desde então, é visto como uma estratégia eficaz para aumentar a competitividade e o crescimento das organizações, entre outros benefícios, que veremos a seguir.
Quais são os benefícios do intraempreendedorismo para o negócio?
O intraempreendedorismo oferece uma série de vantagens para as empresas. Por isso mesmo, segundo o diagnóstico do Caleidoscópio 2020, 75% das organizações já planejavam trabalhar esse conceito nos anos seguintes.
Veja abaixo os principais resultados dessa prática.
- Aumento da satisfação e produtividade.
- Redução de turnover (taxa de rotatividade)
- Ambiente mais inovador.
- Maior competitividade.
- Facilita a expansão do negócio.
A esse ponto, você já deve saber que esses benefícios são essenciais para garantir o crescimento sustentável e a longevidade das empresas, especialmente no atual mercado.
Mas, a seguir, vamos conferir essas vantagens em mais detalhes, junto a exemplos práticos.
Estimula a produtividade e motiva a busca por soluções inovadoras
O intraempreendedorismo impulsiona a produtividade ao motivar os colaboradores a desenvolver soluções inovadoras dentro da própria empresa. Um exemplo clássico é o post-it, criado pelos funcionários da 3M.
Em 1974, ao tentar desenvolver uma cola mais forte, um engenheiro da empresa acabou criando uma cola fraca que grudava em papéis e podia ser facilmente removida.
Essa descoberta, aparentemente inútil, deu origem a um dos produtos mais famosos da empresa.
No final das contas, esse tipo de inovação interna não apenas melhora os resultados da empresa, mas estimula um ambiente de constante evolução, em que todos se sentem encorajados a contribuir.
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Promove a valorização dos colaboradores e reduz a rotatividade
Você sabia que o Brasil é líder no ranking mundial de rotatividade de funcionários? Segundo um estudo da Robert Half, citado em matéria do G1, o índice de turnover no país é de 56%.
Entretanto, o que mais impressiona são os motivos que levam os funcionários a desejarem deixar seus empregos: falta de reconhecimento, desmotivação e baixa qualidade do ambiente organizacional.
Nesse contexto, o intraempreendedorismo é uma maneira de reverter essa tendência. Afinal, oferece aos colaboradores espaço, incentivo, ferramentas e a oportunidade de desenvolver projetos próprios.
Em outras palavras, a autonomia e a liberdade criativa que vêm com o com o empreendedorismo interno fortalecem o engajamento dos colaboradores e o vínculo com a organização.
Ajuda na criação de diferenciais competitivos e na expansão do negócio
O empreendedorismo interno permite que as empresas desenvolvam diferenciais competitivos, além de promover a expansão dos negócios.
Prova disso é o programa “20% do tempo” do Google, que possibilitou que os funcionários trabalhassem em projetos paralelos.
Através dessa iniciativa, surgiram inovações como o Gmail – que hoje é o serviço de e-mail mais popular do mundo, com mais de 1,5 bilhão de usuários ativos.
Outro exemplo é o botão curtir do Facebook, que também nasceu de iniciativas internas. Esses exemplos não deixam espaço para dúvida sobre o impacto direto da medida no sucesso de uma empresa.
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Como estimular o intraempreendedorismo na sua empresa?
Para estimular a cultura do empreendedorismo dentro da sua empresa, é necessário criar um ambiente que valorize a criatividade e a autonomia.
Naturalmente, esse processo passa pela implementação de práticas que incentivem a participação ativa dos funcionários.
Pensando nisso, veja algumas dicas para fomentar essa cultura.
Crie um ambiente favorável ao intraempreendedorismo
Crie espaços para que os colaboradores possam compartilhar suas ideias. Dois exemplos disso são os hackathons (maratonas de programação com programadores, designers e outros profissionais) ou sessões de brainstorming (tempestade de ideias, em português).
Ainda, incentive a comunicação aberta e transparente entre os diferentes níveis hierárquicos. Aliás, esse é um dos fundamentos da chamada gestão horizontal que, resumidamente, busca criar uma estrutura menos rígida de organização.
De forma geral, procure demonstrar que a empresa valoriza o aprendizado e o desenvolvimento profissional, sempre oferecendo oportunidades de treinamento e capacitação.
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Estimule as ideias e recompense as iniciativas
Realize maratonas de inovação ou concursos internos, em que os colaboradores podem submeter suas propostas. Mas não se esqueça que é importante reconhecer e recompensar as iniciativas bem-sucedidas.
Para isso, ofereça incentivos, como prêmios ou bônus, para motivar a participação. Dessa forma, sua equipe percebe que suas ideias são valorizadas e se torna mais propensa a contribuir com inovações.
Invista em programas e processos de inovação
Implemente programas e processos que estimulem a inovação, como incubadoras internas ou programas de mentoria.
A ideia aqui é criar uma cultura de experimentação, que permita que os colaboradores testem novas ideias sem medo de errar e de arriscar suas posições.
Sendo assim, ofereça recursos e ferramentas para que os colaboradores possam desenvolver seus projetos, como tempo livre para trabalhar em novas ideias ou acesso a softwares e tecnologias.
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E isso só é possível porque a Cielo investe continuamente em soluções que incorporam o que há de mais avançado em tecnologia de pagamentos. Isso com atenção especial à inovação, inteligência de dados e à segurança.
Conclusão
O intraempreendedorismo é uma estratégia importante e cada vez mais adotada pelas empresas que buscam inovação e um crescimento sustentável.
O objetivo é criar um ambiente propício à criatividade, estimular ideias e investir em programas de inovação.
Dessa forma, as organizações conseguem impulsionar a geração de novos produtos, serviços e modelos de negócio, além de lidar com desafios como a alta rotatividade de colaboradores.
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