Frases prontas de agradecimento ao cliente: por que usá-las? Veja exemplos
Contar com frases prontas de agradecimento ao cliente é uma estratégia eficiente, seja pela internet ou no varejo presencial.
Muitos empreendedores que estão começando a vender podem achar que o atendimento termina na hora da cobrança, mas isso não é verdade.
A empresa só terá os melhores resultados se souber construir uma relação sólida com o cliente mesmo depois que receber pela venda.
Ao longo deste artigo, vamos ver como as frases prontas de agradecimento ao cliente podem ajudar e conferir seis exemplos para se inspirar.
Por que ter frases prontas de agradecimento ao cliente?
Além de ter boas ideias de promoções para atrair muitos clientes, é preciso se preocupar também com o pós-venda.
Afinal, desta forma você pode ganhar a simpatia dos seus consumidores, dando o primeiro passo para fidelizar e vender novamente.
Só tem um detalhe: imagine o tempo que você ou os colaboradores da sua empresa levariam para escrever um texto diferente para cada venda.
Por isso, ter frases prontas de agradecimento ao cliente é uma forma de agradar sem abrir mão da produtividade de suas equipes.
Além disso, os textos padronizados podem ser planejados para diferentes situações e perfis de consumidores, para se tornarem mais eficientes do que algo pensado na hora em meio a outras tarefas.
Quando enviar uma mensagem de agradecimento?
Embora a mensagem de agradecimento deva ser enviada após a entrega do produto ou a prestação do seu serviço, o momento ideal depende do segmento do negócio.
Para quem trabalha com vendas pela internet, uma boa prática é imprimir cartões com frases prontas de agradecimento ao cliente e deixar dentro do pacote.
Se você trabalha com dropshipping, fica complicado, pois os fornecedores mandam o item direto aos compradores.
Então, você pode enviar uma mensagem separadamente para o endereço da pessoa que fez a compra ou mandar o texto por e-mail.
Já se você presta um serviço, o procedimento pode ser bem diferente.
Por exemplo, em uma barbearia, o envio pode ser feito por e-mail, SMS ou WhatsApp depois que o cliente chegar em casa, já com o cabelo e a barba bem aparados.
Em um negócio de alimentação, como um espetinho de rua, você pode entregar a mensagem em papel direto aos clientes com um bombom ou uma bala junto.
Enfim, o importante é pensar no melhor momento de acordo com o formato adotado pela sua empresa.
O que deve ter em uma mensagem de agradecimento?
Alguns detalhes fazem a diferença no planejamento de frases prontas de agradecimento ao cliente.
Veja abaixo 4 aspectos que precisam ser pensados ao escrever suas mensagens.
1. Personalização
Personalizar uma frase pronta não é uma tarefa simples, mas é possível.
Para isso, o ideal é escrever uma frase para cada persona.
Personas são representações fictícias pensadas conforme várias características dos seus clientes – ou parte deles.
Portanto, basta dedicar o texto a esse personagem.
2. Sinceridade
Você não precisa se abrir para seus clientes, mas evite exageros que possam soar falsos.
Escreva sobre o quanto o relacionamento é importante para seu negócio – o que é verdade, pois sem clientes não há vendas.
Porém, não use superlativos como “você é o melhor cliente que temos” e nem elogie a pessoa com termos como “inigualável” e “incomparável”.
3. Direta ao ponto
Nenhum cliente vai ter muito tempo para largar seus afazeres e ler um “textão”.
Por isso, é preciso deixar claro desde o início sobre o que sua mensagem trata.
Caso contrário, pode ser que a pessoa que recebeu nem leia até o fim.
4. Ser específica
Além de escrever pensado na persona, também é possível ter uma mensagem pronta específica para determinado produto.
Por exemplo: se você estiver vendendo um secador de cabelos, pode incluir uma frase como “esperamos que este produto deixe seus fios sempre lindos e macios”.
Benefícios do agradecimento ao cliente
Ter boas frases prontas de agradecimento ao cliente pode render muitas vantagens para o seu negócio.
Veja as principais a partir de agora.
Melhora a experiência dos clientes
Dificilmente seus clientes vão esperar o envio de uma mensagem de agradecimento.
Afinal, depois que a compra já foi feita, ele não precisa ser convencido de mais nada.
Por isso, essa mensagem chega como uma surpresa, o que certamente vai melhorar a experiência relacionada ao atendimento.
Aumenta a retenção
A qualidade do atendimento é um dos principais fatores que levam uma pessoa a escolher de qual empresa poderá comprar.
Por isso, quando uma pessoa tem uma experiência de compra melhorada por uma mensagem, a tendência é que ela siga comprando com aquela empresa.
Promove a lealdade à marca
Uma mensagem bem escrita, com os atributos que mostramos acima, tem potencial para causar um impacto nos consumidores.
Por isso, alguns clientes poderão se tornar leais à sua marca.
Assim, jamais vão trocar a sua empresa por um concorrente.
Incentiva os clientes a fazerem mais compras
Os consumidores que recebem mensagens de agradecimento se sentem valorizados pela empresa.
Por isso, suas frases podem servir como um incentivo para que eles façam novas compras e tenham essa sensação mais uma vez.
Incentiva a recomendação da empresa
Prestar um atendimento eficiente do início ao fim e ainda coroar essa experiência com uma mensagem de agradecimento pode gerar uma publicidade gratuita.
Afinal, consumidores satisfeitos costumam recomendar empresas que atendem bem para amigos e familiares.
Ou seja, com uma ação simples você pode ganhar mais clientes.
6 frases prontas de agradecimento ao cliente
Confira agora alguns exemplos de frases prontas de agradecimento ao cliente para determinados modelos de negócio.
E-commerce
“Agradecemos por escolher a nossa loja virtual! Esperamos que nosso produto atenda a todas as suas necessidades e estamos disponíveis caso você precise de algo! Receba este cupom para aproveitar nossas promoções de Black Friday!”
Restaurante
“O [nome do restaurante] agradece a sua presença e a sua preferência nesta noite, e espera que você retorne para experimentar nossas deliciosas refeições.”
Lanchonete
“Você gostou dos nossos lanches? Esperamos que sim! Sua visita hoje foi muito importante para nós, e por isso gostaríamos de agradecer e convidar você a voltar o mais breve possível!”
Loja de games
“Muito obrigado por comprar aqui na [nome da loja]! Esperamos que você passe muitas fases, zere muitos jogos, faça muitas missões e volte sempre para conferir as novidades!”
Loja de moda feminina
“Querida cliente, estamos enviando essa mensagem para agradecer de coração pela sua presença e dizer que você vai arrasar com o seu novo look!”
Loja de roupas voltada ao público jovem
“E aí, curtiu nossa loja? Valeu pela presença! A galera da [nome da loja] tá sempre aqui pra te receber com os panos mais irados, então volta logo!”
Estude seus melhores clientes e conheça suas necessidades
Se você quiser ter frases prontas de agradecimento ao cliente capazes de encantar, é preciso conhecer bem aqueles consumidores que mais impulsionam suas vendas.
Afinal, a preferência é uma prova de que eles têm o perfil ideal para o seu negócio.
Ao entender o que este público procura, você saberá também a melhor forma de se dirigir a todos os seus consumidores nas mensagens.
Isso sem contar, é claro, com a vantagem de agradar a quem mais compra, e tem mais chances de se tornar um consumidor fiel e leal.
Também é importante destacar que as mensagens de agradecimento são apenas uma parte da experiência.
O atendimento deve ser exemplar desde o início, e o momento da cobrança também é importante.
Nessa hora, é preciso oferecer as principais formas de pagamento da forma mais fluida e tranquila possível.
Com as soluções da Cielo, você pode vender pela internet sem precisar ter um site ou usar as melhores maquininhas de cartão do mercado.
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