Exemplos de CTA para venda que elevam a conversão. Inspire-se nos melhores!
Existem vários exemplos de CTA para venda que podem fazer a diferença para o seu negócio.
A chamada para ação é o momento decisivo de uma publicidade, principalmente se o objetivo é vender na internet.
Afinal, é por meio dela que os usuários são direcionados para a conversão.
Por isso, vamos apresentar aqui alguns exemplos de CTA para venda, mas antes vamos explicar melhor o que significa essa sigla.
O que é CTA (Call-to-Action)?
CTA significa chamada para ação (“call to action”, na sigla em inglês).
Ou seja, é o trecho de um conteúdo de publicidade que convida os consumidores a realizarem alguma ação conforme o objetivo do marketing.
Esse objetivo geralmente representa o avanço no funil de vendas.
Os clientes no topo do funil ainda precisam ser educados em relação à solução oferecida.
Por isso, nesses casos o CTA pode convidar a fazer o download de um e-book, se inscrever em uma newsletter ou participar de um webinar.
Quando falamos em exemplos de CTA para venda, podem ser convites para pedir um orçamento, colocar um item em um carrinho de compras de um e-commerce ou se inscrever para um serviço.
Qual é a importância do CTA?
Existem muitos exemplos de CTA para venda que podem ajudar o negócio de várias formas.
Veja a partir de agora a importância de ter boas chamadas para ação.
Conversão
Esse é o principal objetivo do CTA.
Clientes que se deparam com um conteúdo voltado para promover algum produto ou serviço precisam de um incentivo para seguirem no funil de vendas.
Caso contrário, acabam dispersando a atenção e o material publicitário não cumpre a função.
Portanto, apenas com um bom CTA é possível atingir de fato o objetivo da ação.
Aumento das vendas
O chamado para ação é criado para direcionar os consumidores para o próximo passo.
Em conteúdos de meio e fundo de funil, o usuário pode ser convidado a acessar um link de compra ou um formulário de cadastro para adquirir um produto ou serviço.
Portanto, os melhores exemplos de CTA para venda são aqueles que convencem muitos consumidores a fazerem uma compra.
Fidelização
O CTA também pode ser usado como uma estratégia de fidelização.
Afinal, quando os consumidores seguem o convite, seja clicando em um link, acessando um site ou mesmo indo visitar um estabelecimento, estão se comprometendo com o negócio.
É claro que apenas a chamada não garante que aquela pessoa continuará consumindo, mas é um passo em direção a isso.
Cabe à empresa convidar seus clientes a seguirem comprando daquele negócio.
Engajamento em redes sociais
É muito comum vermos postagens em redes sociais pedindo para usuários curtirem e compartilharem conteúdos.
Também há ações de marketing em outras mídias convidando as pessoas a seguirem seus perfis.
Essa prática é bem eficiente, pois ajuda a ampliar a presença em plataformas importantes para a visibilidade do negócio.
Tráfego para o blog
O CTA também ajuda a levar clientes para blogs, o que é importante para empresas que apostam no marketing de conteúdo.
Desta forma, é possível direcionar os usuários que acessam as redes sociais da empresa ou clicam em um anúncio pago.
Portanto, é uma estratégia válida para o topo do funil, etapa em que os clientes ainda precisam de mais informações sobre as soluções da empresa.
Onde usar um CTA?
Os exemplos de CTA para venda podem ser usados de várias formas, dependendo do tipo de ação publicitária.
Veja as principais formas de usar uma chamada para ação:
- Landing pages: são as páginas focadas em converter clientes para vendas, e geralmente o usuário é direcionado a elas por um anúncio. Por isso, devem ter bons CTAs para gerar conversão.
- Posts em redes sociais: ao final da postagem, um CTA convidando a curtir, compartilhar ou acessar algum link pode aparecer no texto ou na última imagem de um carrossel.
- Posts em blogs: ao final de um conteúdo relevante, o CTA pode convidar o leitor a conhecer outros artigos, se inscrever em uma newsletter, fazer o download de algum material gratuito ou fazer uma compra
- E-mail marketing: o CTA é uma parte importante deste formato de publicidade, podendo direcionar o usuário a uma landing page, uma página de vendas ou algum outro conteúdo
- WhatsApp e SMS: nesse tipo de mensagem, que o texto é curto e objetivo, portanto a chamada para ação aparece em destaque.
- Publicidade tradicional: também é comum encontrarmos CTAs em peças publicitárias fora da internet, seja em texto, imagem ou vídeo. Mesmo sem o link, esses chamados podem convidar o usuário a acessar um site, visitar um estabelecimento ou alguma outra ação conforme o objetivo do anunciante.
Principais tipos de CTA
Os CTAs podem ser divididos em dois tipos principais, que se complementam em alguns casos.
Conheça cada um deles agora.
CTAs primários
CTAs primários são aqueles que representam o objetivo final da publicidade, ou seja, a ação mais relevante que a empresa espera que os clientes realizem.
Pode ser um convite para comprar um produto, solicitar um serviço, se inscrever para receber conteúdos ou até receber um cupom de desconto.
Por isso, costumam aparecer em destaque, com frases diretas como “compre”, “adicione ao carrinho” ou “cadastre-se”.
CTAs secundários
Os CTAs secundários convidam os consumidores a realizarem uma segunda ação, caso não haja interesse em seguir o CTA primário.
Ou seja, é uma alternativa para não perder a atenção dos clientes.
Alguns exemplos podem ser expressões como “conheça outros produtos”, abaixo de um CTA para vendas, ou simplesmente “saiba mais”.
Veja 13 exemplos de CTA para vendas
Veja agora 13 exemplos de CTA para venda que podem ser usados em negócios de diferentes formatos:
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Aprenda a medir a taxa de cliques dos CTAs
A partir dos exemplos de CTA para venda que apresentamos acima, você poderá ter uma boa noção de como implementar esse recurso para começar a vender mais no seu negócio.
Porém, a única maneira de encontrar a melhor chamada para ação é testar a eficiência de uma por uma.
Para isso, é preciso medir a taxa de cliques, também chamada CTR (Click Through Rate).
Esse indicador aponta quantas pessoas clicaram na CTA em relação ao total de visitantes da página onde ela foi exibida.
Portanto, é um indicador que mede a eficiência da chamada.
Você pode usar uma ferramenta para medir a audiência.
A partir dos dados obtidos, divida o número de visitas ao link pelo total de visualizações.
Para obter o percentual, basta multiplicar o resultado por 100.
Se você quiser acompanhar também o seu número de vendas, temos uma dica: com as soluções da Cielo, você pode receber em tempo real os dados de cada transação.