Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Dicas de marketing para barbearia: descubra como conseguir mais clientes

Está procurando dicas de marketing para barbearia para impulsionar o seu negócio? Então, não deixe essa página antes de ler esse texto!
Publicado por Equipe Cielo

Num mercado cada vez mais concorrido, é cada vez mais difícil para uma barbearia ter sucesso sem fazer esforços de marketing.

Não basta oferecer serviços de qualidade – isso, com certeza, muitos concorrentes também fazem. Você precisa se destacar positivamente!

Por isso, continue a leitura e confira algumas ideias de marketing para diferenciar sua barbearia!

Marketing para barbearias: qual é a importância de entender as personas do seu negócio?

Já que vamos falar de dicas de marketing para barbearias, é importante começar falando sobre as personas do seu negócio.

As personas são personagens semifictícios que representam os clientes de um estabelecimento.

A partir de informações reais do seu público, esse perfil é traçado, descrevendo características do seu “cliente ideal” tais como idade, classe social, estado civil, escolaridade, gostos pessoais, como vivem, dificuldades que enfrentam, objeções.

Geralmente, toda empresa tem mais de uma persona.

Um detalhe importante: persona não é o mesmo que público-alvo. Enquanto esse último tem um aspecto mais abrangente, a persona apresenta alguém mais “próximo”, “humanizado”

É comum, inclusive, que as personas tenham nome e até uma imagem, para ajudar ainda mais na construção dessa personalidade.

Vamos a um exemplo para entender a diferença do que poderia ser o público-alvo e uma persona de uma barbearia imaginária, localizada na área nobre de uma grande cidade brasileira:

  • Público-alvo: homens solteiros, de 25 a 40 anos, com curso superior e renda mensal acima de R$ 5 mil.
  • Persona: Felipe, 31 anos, solteiro, formado em Educação Física e trabalha como personal trainer. É bastante vaidoso, frequenta academias mesmo quando está de folga e cuida bastante da alimentação. Mora com a mãe e gasta boa parte da sua renda com roupas, perfumes e baladas. Tem um cachorro vira-lata caramelo chamado Supino e ama redes sociais, principalmente o Instagram, onde vive dando dicas de exercícios físicos para quem o segue.

Agora, imagine aí: não seria mais fácil criar ações de marketing mais eficazes com base nas informações da persona e não apenas do público-alvo?

Pois é exatamente essa a importância das personas.

Elas ajudam as empresas a entenderem melhor seus clientes, possibilitando a construção de estratégias mais eficientes e proporcionando melhores experiências, elaboradas de acordo com as necessidades de cada um.

Como melhorar a experiência do cliente?

A experiência do cliente pode ser definida como a forma como uma empresa é percebida pelas pessoas que consomem seus produtos/serviços.

Se você deseja melhorar a experiência do cliente para aumentar suas vendas, não basta apenas oferecer serviços de qualidade na sua barbearia.

Você precisa colocar seus consumidores “no centro” da estratégia do seu estabelecimento, garantindo que essas pessoas sejam consideradas desde a pré-venda até o pós-venda.

Por isso, a melhor dica de marketing para barbearia é buscar ouvir e priorizar seus clientes em tempo integral.

Como fazer parcerias e divulgar a barbearia em outros estabelecimentos?

Embora o marketing digital para barbearias possa render muitos frutos, esse é um segmento onde as ações presenciais ainda fazem muito sentido para aumentar as vendas da sua loja física. Afinal, ainda não é possível cortar cabelo ou aparar a barba online, certo?

Então, sua estratégia para ter uma barbearia de sucesso precisa contemplar iniciativas “offline” que contribuam para a divulgação do seu negócio e a atração de novos clientes.

Uma ação que sempre dá certo é divulgar sua barbearia em estabelecimentos que tenham um público-alvo semelhante ao seu.

Vale produzir imãs de geladeira, cartão de visitas ou pequenos brindes (como uma caneta, por exemplo), com os contatos e o endereço do seu negócio.

Também vale fazer a divulgação em lojas ou através de pessoas que atuam com a venda de produtos ou serviços complementares ao seu. Exemplo: perfumaria local, pessoas autônomas que atuam na venda de cosméticos etc.

10 dicas de marketing para barbearia

E agora chegamos ao assunto principal desse texto: dicas de marketing para barbearia! Você sabia que há dados que mostram que o Brasil é o segundo país do mundo em que as pessoas mais cuidam da aparência e o quarto no ranking de consumo de cosméticos?

Essas informações servem para mostrar o potencial de sucesso que as atividades direta ou indiretamente relacionadas com o segmento de Beleza têm por aqui…

Ao mesmo tempo, elas também indicam que a concorrência tende a ser bastante acirrada no setor.

Por isso, é importante buscar a diferenciação, destacando seu estabelecimento entre os demais no mercado.

Confira as dez ideias que separamos para você implementar e aumentar as chances de ter sucesso com a sua barbearia!

1. Invista em uma identidade visual única

Há algum tempo, as barbearias estão em alta. E, cá entre nós, todas acabam sendo muito parecidas visualmente, da marca à decoração – que, muitas vezes, inclui o famoso luminoso nas cores vermelha, azul e branca na porta.

Isso não quer dizer que você deva desistir de ter uma identidade visual, mas sim, buscar ter uma identidade visual que, de alguma maneira, seja marcante e diferente das demais.

Você precisa buscar elementos que diferenciem sua barbearia no mercado, ajudando a criar uma associação simbólica do seu estabelecimento na memória dos seus clientes.

Por isso, invista em uma identidade que traduza a essência da sua personalidade e não seja apenas mais uma “marca de barbearia”.

Isso é simples? Não, de jeito nenhum. Mas é um passo essencial para você destacar seu estabelecimento no mercado.

Sua marca precisa expressar algo único, proprietário e original!

2. Crie um perfil no Google Meu Negócio

Essa dica de marketing para barbearia na verdade parte de uma premissa: a de que você já tem um site institucional para o seu estabelecimento, o que ajuda a dar credibilidade e marcar presença digital.

E para aumentar mais sua visibilidade online, você deve criar um perfil no Google Meu Negócio.

O Google Meu Negócio é uma ferramenta que permite gerenciar as informações da sua barbearia e a forma como elas aparecem nos resultados de buscas feitas na localidade do seu estabelecimento e também no Google Maps.

Além de informações como nome da sua barbearia, endereço e canais de contato, o Google Meu Negócio permite que você compartilhe sua marca, imagens do seu estabelecimento e interaja com seus clientes através das avaliações que eles fazem.

Para melhorar, o Google Meu Negócio é totalmente gratuito.

3. Invista em boas fotos e atualize os perfis nas redes sociais

É bem possível que boa parte dos seus clientes ou consumidores em potencial dediquem uma grande parte do tempo livre navegando nas redes sociais todos os dias.

Em geral, empresas do segmento de Beleza são um tipo de negócio que “casam” perfeitamente com as redes sociais – e a sua barbearia não é diferente!

Por isso, é importante explorar as redes sociais para promover o seu negócio.

Que tal criar uma galeria com as barbas mais descoladas ou os cortes mais estilosos que você fez? Ou divulgar serviços especiais e promoções para atrair mais clientes?

Invista em fotos e vídeos de qualidade e priorize as redes onde os conteúdos visuais se destacam mais – como o Facebook, o Instagram ou Pinterest.

Crie uma hashtag especial para sua barbearia e incentive clientes a postarem fotos de visual renovado após sair do seu estabelecimento.

Muitas pessoas seguem empresas nas redes sociais exatamente para saber o nível de serviço que podem ter, além de saber informações sobre ofertas, horários de funcionamento etc.

Por isso, mantenha sempre seus perfis atualizados e interaja com as pessoas por lá!

4. Ofereça desconto por indicação

Outra ótima dica de marketing para barbearia é oferecer descontos para novos clientes que cheguem ao seu estabelecimento por indicação de quem já conhece seu serviço.

Você pode incentivar que as pessoas indiquem amigos e familiares para sua barbearia em troca de recompensas.

O prêmio pode ser um brinde, um serviço adicional sem custos ou um desconto em uma próxima visita à sua barbearia. Neste último caso, não esqueça de fazer as contas e calcular um percentual de desconto que não prejudique sua margem de lucro.

Inclusive, seu programa de indicação pode ser relacionado à próxima dica: a criação de um programa de fidelidade.

5. Crie um programa de fidelidade

Fidelizar clientes para vender mais é sempre uma boa dica de marketing para empresas de qualquer segmento – ainda mais, aquelas que oferecem serviços onde a recorrência é grande (como é o caso das barbearias).

Por isso, é mais do que recomendado que você crie um programa de fidelidade para seus clientes.

Como falamos acima, essa ação também pode estar atrelada à indicação de outros clientes – que contariam como ponto adicional do programa de fidelidade.

Avalie que recompensas fazem mais sentido para o seu negócio e para o seu público e liste as ações que valem pontos de forma clara, de maneira que seja fácil entender quantos pontos recebem por cada ação, quantos pontos são necessários para ganhar etc.

E não esqueça de divulgar a ação no seu site e nos perfis da barbearia nas redes sociais.

6. Invista em uma decoração instagramável

Mais do que ter um ambiente limpo e organizado, sua barbearia deve ter uma decoração convidativa e que inspire seus clientes a… tirar fotos para compartilhar nas redes sociais!

Sim, pense em cada canto da sua barbearia como um “espaço instagramável” em potencial.

Espaços instagramáveis são aqueles locais tão bem decorados e incríveis visualmente que despertam nas pessoas o desejo de registrar sua presença ali.

Essa dica tem ligação direta com a primeira – onde falamos da importância da identidade visual da sua barbearia.

Você pode até fazer uma decoração temática que seja interessante para seu público, tais como rock, anos 80, futebol, cerveja… Use a criatividade!

7. Personalize o atendimento e supere as expectativas de cada cliente

Antes de ter seu próprio negócio, com certeza, você também é cliente de outras marcas e estabelecimentos. Então, reflita: como você se sente quando recebe um ótimo atendimento, daqueles que supera sua expectativa inicial? É algo sensacional e que faz você ter vontade de voltar mais vezes nessa loja, certo?

Por isso, nada melhor que buscar proporcionar a cada cliente essa experiência excepcional. Interaja com as pessoas, tenha interesse em seus gostos, preferências e interesses pessoais.

Se for o caso, crie uma ficha para cada cliente e anote essas particularidades, assim como os serviços que consumiu nos últimos meses.

Essas informações são o melhor caminho para oferecer atendimento realmente personalizado – e um ótimo atalho para conquistar de vez seus clientes!

8. Faça promoções nos horários de menor movimento

Usar as informações do seu negócio a seu favor é uma das melhores dicas de marketing para barbearia.

Você pode, por exemplo, fazer promoções nos horários de menor movimento para aumentar o fluxo de clientes.

Seja cobrando preços menores ou oferecendo serviços adicionais, é possível criar ações específicas para ter mais clientes nos momentos em que a sua barbearia costuma ficar mais vazia.

Se fizer sentido para o seu negócio, vale também criar um dia especial – com direito a descontos – para pais que também levarem suas crianças para cortarem cabelos ou com pacote de serviços de bem-estar e cuidados estéticos em geral.

9. Ofereça agendamento online

Outra dica de marketing para sua barbearia é criar um app do seu estabelecimento ou funcionalidade no site para que seus clientes possam agendar serviços online.

Cada vez mais, as pessoas gostam de ter autonomia na hora de consumir e o agendamento online é uma conveniência que pode ser um diferencial interessante para o seu negócio.

Há diversas soluções disponíveis no mercado que oferecem esse recurso, ajudando seus clientes a não ficarem esperando para cortar o cabelo ou fazer a barba.

10. Venda produtos e serviços complementares

Fornecer produtos e serviços que agreguem mais valor à experiência dos seus clientes também é uma dica de marketing interessante para sua barbearia.

Que tal possibilitar que seus clientes cuidem das unhas enquanto cortam o cabelo? Ou recebam uma limpeza facial antes de fazer a barba? Ou, então, façam uma massagem relaxante enquanto esperam sua vez?

Não esqueça também de oferecer petiscos e bebidas que ajudem seus clientes a consumirem mais – e a aumentar o ticket médio a cada compra.

Produtos de cuidado pessoal e beleza, como loções pós-barba, perfumes ou cremes hidratantes também podem fazer parte do seu mix de produtos.

Dica bônus: ofereça parcelamento e diversas formas de pagamento na sua barbearia!

Se você seguir as dicas acima, pode ter bons resultados na sua barbearia.

Com o aumento do número de clientes, é comum duas coisas acontecerem:

  1. Eles gastarem mais a cada ida ao seu estabelecimento e você pode ter benefícios em vender parcelado;
  2. Você passa a ter personas com variados perfis e que querem pagar suas compras de várias maneiras – Pix, QR Code, pagamento por aproximação

Assim, é importante que você tenha uma maquininha de cartão que ofereça diversas opções de pagamentos para o seu cliente, além dos cartões de crédito e débito.

E, mais do que isso: que tenha soluções que ajudem a melhorar as finanças, as vendas e a gestão do seu negócio.

Confira o que a Cielo pode oferecer para você:

Melhorar as finanças

  • Recebimento Automático dinheiro das suas vendas em até 1 dia útil.
  • ARV: antecipação dos recursos de vendas já realizadas antes do prazo padrão.

Melhorar as vendas

Melhorar a gestão

  • Canais digitais: consulta das vendas realizadas e mais de 25 autosserviços com o App Cielo Gestão.
  • Cielo Farol: visão completa do seu negócio, perfil de clientes e comparação da sua performance com a concorrência.
  • ICVA: dados do Varejo para entender o mercado.

Seja cliente Cielo agora mesmo!

Matérias mais recentes

Entenda o que é Click to Pay e como ele traz mais rapidez e segurança para as compras online

O que é Click to Pay e como essa forma de pagamento pode facilitar as compras online? Saber a resposta…

Publicado por Equipe Cielo

Le Fille Boutique: loja de roupas usa Link de Pagamento Cielo para vender mais

A Le Fille Boutique é resultado da paixão da empresária Nathalia Brito por moda. Antes mesmo de ter seu próprio…

Publicado por Equipe Cielo

Nichos de mercado: o que são e como aproveitar oportunidade de negócios

Com tantas possibilidades no mercado para empreender, hoje podemos encontrar um cenário mais favorável para você investir o seu tempo…

Publicado por Equipe Cielo

Controle de pagamento: como gerenciar um negócio e evitar problemas

O controle de pagamento é uma prática essencial para manter a saúde financeira de qualquer empresa. Afinal, quem não controla…

Publicado por Equipe Cielo

Indicadores financeiros: como analisar e melhorar a saúde do negócio

Você sabe o que são indicadores financeiros e como utilizá-los a favor do seu negócio?  Essas métricas, que muitas vezes…

Publicado por Equipe Cielo

O que é RPA? Entenda o recibo de pagamento autônomo e sua importância

Muitas pessoas trabalham por conta própria no Brasil. Hoje o número de trabalhadores autônomos é de quase 30 milhões, segundo…

Publicado por Equipe Cielo
Ver mais matérias

Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288

Sair da versão mobile