Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Crédito para empresa: tudo que você precisa saber antes de solicitar

Empréstimos bancários, muitas vezes, são alternativas para empreendedores realizarem novos investimentos ou para recuperar a saúde financeira do negócio
Publicado por Equipe Cielo

Não é raro encontrar empreendedores que recorrem a empréstimos para empresas por diversos motivos. Porém nem sempre eles sabem o que deve ser analisado antes de tomar essa importante decisão que pode mudar o rumo de pequenos empreendimentos, seja para o lado negativo ou positivo.

Créditos para empresas não são solicitados apenas em momentos de dificuldade financeira. Em alguns casos, o proprietário busca realizar um novo investimento e, no momento, não tem nada em caixa para que isso seja possível. Então, ele recorre a um empréstimo bancário.

Agora, vamos destacar todos os pontos que devem ser analisados antes de tomar essa grande decisão.

Precauções com o crédito para pequenas empresas

Desde que o empreendedor saiba analisar o cenário como um todo, o empréstimo bancário para um pequeno negócio pode, sim, ser positivo. Você sabe por onde começar para não se dar mal? Aqui vamos dar algumas dicas.

Qual o motivo da solicitação de empréstimo?

Não tome uma atitude sem que isso esteja com o motivo muito bem definido, pois é a partir dele que você deve analisar as reais condições financeiras do negócio.

Se o crédito for solicitado para ter capital de giro, por exemplo, o ideal é que você analise se os indicadores financeiros estão adequados. Caso contrário, sua dívida pode aumentar e comprometer ainda mais o empreendimento.

Analise todas as alternativas

Quando você está prestes a comprar um aparelho celular e o encontra na primeira loja ou site que visita, o que você faz? Compra logo de cara ou pesquisa outras opções?

É bem provável que a sua resposta seja a segunda. Afinal, esse é um hábito muito comum nos consumidores que estão prestes a tomar uma decisão de aquisição.

O processo para garantir um crédito para pequenas empresas é semelhante. Você não deve escolher a primeira instituição que visitar. Hoje, existem diversas opções de empréstimos para empresa. Você deve estudá-las e identificar qual é a melhor alternativa para o seu empreendimento.

Faça simulações

Todo empreendedor, independentemente do porte do seu negócio, deve usar todas as ferramentas que têm à disposição para conseguir o máximo de previsibilidade possível. Dessa forma, atitudes que poderiam pôr a saúde financeira do negócio em risco são evitadas.

Por isso, após analisar as alternativas de empréstimo do mercado, você deve fazer uma simulação. Com base nos últimos meses de faturamento, veja como será a sua vida financeira incluindo a parcela do crédito solicitado. Assim, você saberá se é possível lidar com as parcelas pelo período acordado com a instituição financeira.

Nada além do necessário

A quantia solicitada não deve ser baseada somente no cenário econômico do país ou no momento da sua empresa. O correto é que você analise detalhadamente as atividades da sua empresa que precisam do reforço financeiro.

Por isso, é essencial calcular precisamente o quanto seu negócio realmente precisa de empréstimo. Não deduza por alto o quanto é necessário. Isso pode ser extremamente prejudicial. Um consultor certamente poderá ajudá-lo nesse desafio.

Atente-se ao prazo

Créditos para empresas vão além de juros e valores aprovados. Antes de tomar a decisão, você deve considerar o prazo que terá para pagar a instituição financeira. Lembre-se que parte do fluxo de caixa da empresa estará comprometido e isso não pode afetar drasticamente as outras obrigações da empresa.

Vale destacar: nem sempre um prazo longo é positivo. Você precisa fazer uma previsão do retorno que o empréstimo vai dar com o investimento feito.

Receba Automático em 2 dias

Empréstimos podem ser positivos para as empresas? Claro que sim. Porém nem sempre é a melhor alternativa para o empreendimento.

Você já pensou em melhorar suas finanças e oxigenar seu fluxo de caixa com seu próprio dinheiro? Isso mesmo!

Na Cielo, temos o Receba Automático em 2 dias e, como o nome já diz, ele torna mais rápido o recebimento do valor total líquido das vendas feitas no crédito à vista ou parcelado.

Ou seja, o dinheiro que você teria apenas em 30, 60, 90 dias ou mais entra em até dois dias úteis na sua conta.

Assim, a partir do momento da contratação, o Receba Automático em 2 dias encurta o prazo padrão para você receber o valor das vendas feitas no crédito. Confira mais detalhes no vídeo abaixo:

Leia mais: As diferenças de Antecipação Avulsa no mesmo dia e empréstimos bancários


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288