Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Como regularizar o MEI atrasado? Aprenda agora!

Precisa regularizar MEI em atraso?  Se você é um Microempreendedor Individual e está com as parcelas do DASN-MEI em atraso, nós vamos te ajudar!
Publicado por Equipe Cielo

Empreendedor de óculos e camisa social azul anota dicas de como regularizar o MEI atrasado.

De acordo com o Portal do Empreendedor, o Pert-SN (Programa Especial de Regularização Tributária das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte Optantes do Simples Nacional) permite que os Microempreendedores Individuais parcelem seus boletos atrasados, uma etapa importante para aqueles que buscam saber como regularizar o MEI atrasado com a Receita Federal.

É por isso que vamos abordar esse tema tão importante nesse artigo, a fim de que todos possam exercer suas atividades sem problemas e deixar todas as pendências em dia.

Vale lembrar que, se você chegou até aqui, não deve desistir de manter seu negócio em dia. Pode ser que por problemas financeiros ou até por desinformação, você deixou as parcelas em atraso e agora não sabe o que fazer para manter seu negócio regular.

Leia até o final e veja dicas, bem como o passo a passo para deixar sua microempresa em dia.

Existe alguma possibilidade de acordo para o MEI atrasado?

O Pert-SN permite o pagamento de débitos em atraso e possibilita quitar todas as pendências da DASN-Simei (INSS, ISS e ICMS) em até 60 vezes, sendo a parcela mínima de R$ 50,00 (sem a possibilidade de escolher a quantidade).

Deveres com o parcelamento em atraso

Ao pesquisar como pagar o MEI atrasado, você deve estar ciente de que:

  • Implicará a rescisão do parcelamento;
  • Falta de pagamento de três parcelas, consecutivas ou não;
  • Saldo devedor, após a data de vencimento da última parte do parcelamento.

Após ter esse entendimento, veja abaixo como regularizar o MEI atrasado e tire suas dúvidas sobre esse tema tão importante para deixar as obrigações da sua microempresa em dia.

Como parcelar MEI atrasado: passo a passo

A solicitação do parcelamento é feita pelo Portal do Empreendedor ou Portal do Simples Nacional. O responsável deve apresentar a Declaração Anual Simplificada para o Microempreendedor Individual (DASN-Simei) relativa aos respectivos períodos de apuração.

É importante saber também como fazer a declaração do MEI atrasada, no caso de não estar em dia, pois o empreendedor vai precisar dela. Tudo será feito no mesmo site.

Somente com o documento em mãos que você pode continuar com essa negociação de como regularizar o MEI atrasado.

Vale lembrar que o valor pendente terá acréscimo de juros que serão informados durante a operação.

Manuais de parcelamento de débitos do Microempreendedor Individual

Para facilitar e saber como regularizar o MEI atrasado de forma simples, você deve consultar esses manuais oficiais de parcelamento, que estão disponíveis gratuitamente para download, em formato PDF. Veja abaixo:

Manual do Parcelamento de Débitos do MEI (ordinário) – em PDF
Manual do Pert-SN (Refis das MPE) – em PDF

  • Lembre-se de apresentar a Declaração Anual Simplificada para o Microempreendedor Individual (DASN–Simei), relativa aos períodos a serem parcelados;
  • Somente a partir do 5º dia útil após o envio da declaração (DASNSimei) os débitos serão recuperados para parcelamento;
    Além das parcelas, o MEI deve efetuar o pagamento do DAS relativo ao mês vigente mensalmente.

Se houver dúvidas relativas a esse parcelamento ou sobre o manual, você deve buscar ajuda antes de fazer a solicitação.

Fique atento!

O MEI que não tiver suas declarações anuais atualizadas terá seu CNPJ cancelado por 95 dias. Caso continue inadimplente após esse período, a suspensão é definitiva e a empresa deixa de fazer parte do Simples Nacional.

Sendo assim, você deve saber como fazer a declaração do MEI atrasada e deixar em dia a documentação para que possa renegociar o restante.

Agora que você já leu sobre como regularizar o MEI atrasado, que tal entender sobre as melhores maquininhas de cartão para microempreendedor individual e outros assuntos que podem ser interessantes ao seu negócio?

Como funciona MEI: entenda em nossos conteúdos

Fizemos uma seleção importante para que você, que deseja saber como regularizar o MEI atrasado, também saiba detalhes importantes que irão ajudar seu negócio.

É importante se atentar a essas dicas porque, fazendo do seu microempreendimento um sucesso, você não precisa se preocupar em saber como parcelar MEI atrasado, por exemplo, pois não terá esse problema. Vamos lá?!

Maquininhas de cartão para microempreendedor individual

Aumente suas vendas com a maquininha de cartão para microempreendedor, isso porque, hoje em dia, todos precisam recorrer aos cartões porque precisam parcelar as compras ou postergar o pagamento.

Sendo assim, se não tiver opções variadas no momento de receber pelo seu serviço ou produto, pode perder muitas vendas. Com certeza, você vai encontrar a maquininha que se encaixa melhor no seu negócio.

MEI pode ter funcionário?

Confira nosso artigo sobre os procedimentos para admitir um funcionário na sua microempresa.

A boa notícia que adiantamos é que você pode contratar uma pessoa para te ajudar, mas é importante ficar atento a legislação e deixar tudo em dia para manter sua empresa regular, ok?

Imposto de Renda MEI: 6 passos para fazer a declaração anual de faturamento

Você sabe como fazer o Imposto de Renda para MEI? Em 6 passos a Cielo te ensina a declarar seu faturamento corretamente.

É importante que você saiba fazer isso, independente de entender como pagar o MEI atrasado porque são coisas distintas. Logo, para um negócio estar regular, precisa da documentação em dia.

MEI para Uber e aplicativos de mobilidade

Isso já é uma realidade. Clique e saiba seus direitos e benefícios sendo motorista de aplicativo e deixe sua atividade regular, fazendo o que já gosta.

Acima mostramos os detalhes para que você compreenda como regularizar o MEI atrasado e ainda dicas importantes para fazer seu negócio ter lucro (e evitar que fique em débito).

Você pode colocar tudo em prática e evitar qualquer pendência ou ainda resolver o que precisar antes e depois manter seu negócio bem.


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288