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Dicas e Histórias de Sucesso

Como montar uma padaria de sucesso e encantar os seus clientes

Publicado por Equipe Cielo

Acordar, lavar o rosto, escovar os dentes e ir até a cozinha ou até mesmo na padaria mais próxima para pegar um pão quentinho para o café da manhã. Essa é a rotina de muitos brasileiros, o que nos mostra a importância do setor de panificação. Por isso, vamos dar dicas de como montar uma padaria para você entrar de vez nesse segmento.
Está com dúvidas quanto a esse investimento? Os números de 2018, mesmo com um cenário econômico instável, foram animadores. Foi registrado um crescimento da ordem de 2,81% (sem descontar a inflação), o que equivale a um faturamento de R$ 92,63 bilhões.
Agora, que tal focar no que realmente fará você tirar as ideias do papel? Vamos nessa!
 

Como abrir uma padaria: dicas para superar esse desafio

Apesar de ser um mercado com muito potencial no Brasil, temos que considerar o alto nível da concorrência. Então, antes de abrir as portas da sua padaria, você deve tomar alguns cuidados para que esse sonho não vire frustração.
 

Localização

Independentemente do porte da padaria, a localização pode determinar o sucesso ou fracasso do empreendimento. Portanto, esse deve ser um dos primeiros passos nessa jornada desafiadora.
Lembre-se: padaria é um comércio que o cliente costuma ir com uma certa frequência. Ou seja, deve ser um lugar de fácil acesso, próximo ao trabalho ou a residência do público que deseja atingir.
Identifique lugares que contam com alto fluxo de pessoas e que não tenham muitos concorrentes próximos. Uma boa localização aliada de estratégias que conquistem a fidelidade dos clientes pode consolidá-lo na região.
Definição do público-alvo
Após selecionar o lugar perfeito para a sua padaria, você já deve estar com o perfil do público-alvo que deseja atingir traçado em seu planejamento. Afinal, a localização determina quem será atingido pelo seu empreendimento.
Por exemplo, se o local escolhido for bairro pequeno, as famílias da região irão consumir os produtos da sua padaria. Se o seu ponto for próximo de escolas, faculdades, etc., o público é totalmente diferente.
E o que isso quer dizer?
As necessidades dos consumidores serão diferentes. Enquanto em um bairro as famílias querem um pão francês fresquinho, em frente a universidade os alunos e professores querem um lanche que lhe dê energia para aguentar a maratona de aulas.
Entendeu? O ponto comercial interfere diretamente no público que irá trabalhar. Por isso, você deverá adaptar o cardápio de acordo com as exigências dos consumidores que atende.
Leia mais: Como montar uma cafeteria
 

Estudo de mercado e concorrentes

Como em qualquer segmento, você deve estudar detalhadamente o setor de panificação antes de pôr qualquer ideia em prática.
Mapeie quais seriam todos os possíveis fornecedores e identifique os pontos fracos e fortes. Quais são os prazos de entrega? Condição de pagamento? O preço é acessível? E a qualidade dos produtos?
Todas essas perguntas devem ser respondidas antes de tomar uma decisão.
Depois de estudar o mercado, foque seus esforços na análise da concorrência. Liste todos os prováveis empreendimentos que irão concorrer com a sua empresa. Detalhe tudo que eles fazem, seja no comércio físico ou digital.
Depois, identifique quais são os pontos positivos e negativos. Assim, você saberá quais estratégias podem ser adaptadas para o seu negócio e quais devem ser evitadas. Além disso, esse momento serve de inspiração e grandes ideias surgem para deixar seu planejamento perfeito.
 

Atendimento e relacionamento com o cliente

Hoje, como já alertamos algumas vezes aqui no blog, a exigência dos consumidores vai muita além de um preço acessível.
Por isso, investir em um ótimo atendimento, desde o momento em que o cliente demonstra interesse no produto até o pós-venda, é crucial.
Já o relacionamento com o consumidor pode ser iniciado até mesmo antes dele entrar na sua padaria. Pelas redes sociais, por exemplo, ele pode querer sanar alguma dúvida ou até mesmo avaliar o seu serviço. Portanto, atente-se a esses canais de comunicação. Eles são elementos superimportantes para construção de um relacionamento sólido com o cliente.
Leia mais: Como fidelizar clientes e melhorar as vendas

Equipamentos necessários

Se deseja aprender como montar uma padaria, você não pode deixar de saber quais são os principais equipamentos para que esse projeto saia do papel. Afinal, esse custo deve estar presente no seu planejamento orçamentário. Confira:

  • Forno
  • Amassadeiras
  • Batedeiras
  • Modeladoras
  • Liquidificador
  • Resfriador de água

Esses são apenas alguns equipamentos que irão facilitar atividades da rotina de uma padaria. Porém, a vivência dentro do comércio fará com que você enxergue quais são as reais necessidades dele.
 

Investimento inicial

O valor a ser investido deve estar focado na compra dos equipamentos necessários para iniciar a produção, armazenamento e exposição dos produtos. Além disso, você deve pôr na ponta do lápis valores referente ao aluguel do ponto comercial e materiais para iniciar a fabricação de todos os produtos que deseja trabalhar.
O custo total pode variar de acordo com o tamanho do seu empreendimento, localização e produtos que deseja vender. Por isso, não podemos indicar um valor exato para o investimento inicial.
 

Meios de pagamento

O fluxo em uma padaria é grande. Dependendo dos produtos que você vender, é possível que movimento seja alto durante todo o dia. Por isso, você deve oferecer diversas alternativas de pagamento para os seus clientes.
Imagina perder vendas por não aceitar cartões de crédito, por exemplo? Seria muito frustrante.
Por isso, você deve pensar nesses hábitos de consumo do mercado. Na Cielo, temos várias alternativas de máquinas de cartão. Uma delas, certamente, será perfeita para a sua padaria. E vale o destaque: a maior parte delas aceita pagamentos via QR Code e NFC, mais conhecido como pagamento por aproximação.
 

Delivery

Os hábitos dos clientes mudaram e o mercado — ou parte dele —  acompanhou essa evolução. Por isso, considerar a possibilidade de trabalhar com delivery é importante para que o alcance da sua empresa seja maior.
Ah, então eu vou ter que contratar motoboy e montar toda uma estrutura para delivery?
Nada disso! Aplicativos como Uber Eats, Ifood e Rappi podem fazer esse trabalho por você. Dessa forma, você mantém o foco no que realmente importa: na qualidade do produto e no atendimento ao cliente.
E aí, curtiu as nossas dicas para que você aprende como abrir uma padaria? Esperamos ter ajudado nesse grande desafio. Depois, venha nos contar como tem sido a sua experiência.
Saiba mais: Como montar uma lanchonete delivery e ter resultados surpreendentes


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