Montar uma lanchonete com pouco dinheiro pode parecer um desafio, mas reunimos dicas valiosas para te ajudar a ter sucesso
A crescente demanda por produtos de qualidade no ramo da alimentação tem levado muitas pessoas a abrir a própria lanchonete. Dados do Anuário Brasileiro de Alimentação apontam que 35% das despesas dos brasileiros com alimentação são realizadas em comida fora de casa. Assim, entrar nesse segmento pode ser uma boa chance de ter o próprio negócio. Aprenda abaixo como montar uma lanchonete com pouco dinheiro.
Escolha o ponto certo para montar a lanchonete
A escolha do ponto é fundamental para o sucesso do negócio. O professor Marcus Quintella, coordenador do MBA em Empreendedorismo da Fundação Getulio Vargas (FGV), tem uma dica valiosa para quem desejasaber como abrir uma lanchonete. “O ideal é que a pessoa faça uma contagem de pedestres que passam por aquele local por hora para definir a demanda e ter uma ideia de quem são seus concorrentes em raio de pelo menos três quarteirões além do ponto escolhido”, diz.Dê preferência a pontos que já contem com os equipamentos necessários para o preparo dos alimentos que você pretende vender, pois é um investimento inicial a menos a ser realizado no negócio.
Restrinja o seu cardápio e controle rigorosamente o estoque
Após o estudo de mercado e a definição do ponto, é preciso determinar o cardápio do que será vendido na lanchonete que você está montando. O recomendado é que ele tenha poucas opções para evitar problemas de desperdício e de custos variáveis devido à maior quantidade de itens no estoque a serem gerenciados. Se a oferta for muito grande, ficará mais complicado manter o estoque. “No começo de um negócio, o ideal é ter no máximo cinco tipos de lanche”, sugere Marcus. Assim, gerencie seu estoque de forma rígida para não faltar, não estragar nem sobrar comida. O devido controle do seu estoque pode te ajudar a planejar suas compras de forma mais inteligente, esperando os momentos certos para comprar os itens em maior quantidade no atacado e obtendo maiores descontos Um catálogo digital pode facilitar essa tarefa.
Saiba o quanto vai gastar para montar a sua lanchonete
Antes de iniciar qualquer negócio, é preciso ter muito bem definido os custos fixos e variáveis envolvidos. Os custos fixos incluem aluguel do ponto, pagamento de funcionários, água e luz, impostos e encargos sociais, telefone, internet e assessoria contábil. Os variáveis incluem a compra de todos os insumos do processo, como alimentos e bebidas que serão comercializados, além de gastos com manutenção e despesas extras. Tudo isso deve estar bem definido antes de abrir o negócio. Enquanto se planeja para saber como vai montar sua lanchonete, faça um planejamento financeiro para entender melhor fatores como o tamanho do investimento inicial e o volume de vendas e tempo necessário para o retorno deste investimento.
Separe suas finanças pessoais do dinheiro da lanchonete
Uma das orientações para manter o seu negócio com a saúde financeira em dia é saber separar a receita da empresa do dinheiro pessoal. Misturar as finanças pode levar o negócio à falência. Portanto, fazer o controle do fluxo do caixa mostra-se fundamental.
Defina um logo
Ao abrir a sua lanchonete, desenvolva um logotipo para fortalecer seu negócio. Ao estabelecer uma marca, você pode padronizar embalagens, copos, pratos e também manter canais de divulgação da sua empresa nas redes sociais. Importante: se você criar uma rede social, mantenha-a sempre atualizada e responda a todas as interações feitas por clientes.
+ Gostou do texto sobre como montar uma lanchonete? Leia também como vender mais pelo WhatsApp