Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Como montar uma lanchonete com pouco dinheiro

Publicado por Equipe Cielo

Montar uma lanchonete com pouco dinheiro pode parecer um desafio, mas reunimos dicas valiosas para te ajudar a ter sucesso

 
A crescente demanda por produtos de qualidade no ramo da alimentação tem levado muitas pessoas a abrir a própria lanchonete. Dados do Anuário Brasileiro de Alimentação apontam que 35% das despesas dos brasileiros com alimentação são realizadas em comida fora de casa. Assim, entrar nesse segmento pode ser uma boa chance de ter o próprio negócio. Aprenda abaixo como montar uma lanchonete com pouco dinheiro.
 

Escolha o ponto certo para montar a lanchonete

A escolha do ponto é fundamental para o sucesso do negócio. O professor Marcus Quintella, coordenador do MBA em Empreendedorismo da Fundação Getulio Vargas (FGV), tem uma dica valiosa para quem desejasaber como abrir uma lanchonete. “O ideal é que a pessoa faça uma contagem de pedestres que passam por aquele local por hora para definir a demanda e ter uma ideia de quem são seus concorrentes em raio de pelo menos três quarteirões além do ponto escolhido”, diz.Dê preferência a pontos que já contem com os equipamentos necessários para o preparo dos alimentos que você pretende vender, pois é um investimento inicial a menos a ser realizado no negócio.
 

Restrinja o seu cardápio e controle rigorosamente o estoque

Após o estudo de mercado e a definição do ponto, é preciso determinar o cardápio do que será vendido na lanchonete que você está montando. O recomendado é que ele tenha poucas opções para evitar problemas de desperdício e de custos variáveis devido à maior quantidade de itens no estoque a serem gerenciados. Se a oferta for muito grande, ficará mais complicado manter o estoque. “No começo de um negócio, o ideal é ter no máximo cinco tipos de lanche”, sugere Marcus. Assim, gerencie seu estoque de forma rígida para não faltar, não estragar nem sobrar comida. O devido controle do seu estoque pode te ajudar a planejar suas compras de forma mais inteligente, esperando os momentos certos para comprar os itens em maior quantidade no atacado e obtendo maiores descontos Um catálogo digital pode facilitar essa tarefa.
 

Saiba o quanto vai gastar para montar a sua lanchonete

Antes de iniciar qualquer negócio, é preciso ter muito bem definido os custos fixos e variáveis envolvidos. Os custos fixos incluem aluguel do ponto, pagamento de funcionários, água e luz, impostos e encargos sociais, telefone, internet e assessoria contábil. Os variáveis incluem a compra de todos os insumos do processo, como alimentos e bebidas que serão comercializados, além de gastos com manutenção e despesas extras. Tudo isso deve estar bem definido antes de abrir o negócio. Enquanto se planeja para saber como vai montar sua lanchonete, faça um planejamento financeiro para entender melhor fatores como o tamanho do investimento inicial e o volume de vendas e tempo necessário para o retorno deste investimento.
 

Separe suas finanças pessoais do dinheiro da lanchonete

Uma das orientações para manter o seu negócio com a saúde financeira em dia é saber separar a receita da empresa do dinheiro pessoal. Misturar as finanças pode levar o negócio à falência. Portanto, fazer o controle do fluxo do caixa mostra-se fundamental.
 

Defina um logo

Ao abrir a sua lanchonete, desenvolva um logotipo para fortalecer seu negócio. Ao estabelecer uma marca, você pode padronizar embalagens, copos, pratos e também manter canais de divulgação da sua empresa nas redes sociais. Importante: se você criar uma rede social, mantenha-a sempre atualizada e responda a todas as interações feitas por clientes.
 

 
+ Gostou do texto sobre como montar uma lanchonete? Leia também como vender mais pelo WhatsApp
 


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro.
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

Na Cielo Você ganha! sua maquininha de verdade.
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288