Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Como montar uma lanchonete com pouco dinheiro?

Montar uma lanchonete com pouco dinheiro pode parecer um desafio, mas reunimos dicas valiosas para te ajudar e facilitar seu sucesso.
Publicado por Equipe Cielo

A crescente demanda por produtos de qualidade no ramo da alimentação tem levado muitas pessoas a abrir seu próprio negócio. O setor é um dos mais procurados pela facilidade de lidar com os produtos e pelo fato de precisar de menos mão de obra (você mesmo pode fazer seus itens para vender).

Pensando nisso, vamos falar nesse artigo como montar uma lanchonete com pouco dinheiro a fim de te ajudar a lucrar mais sem precisar investir muito.

Um estudo do Instituto Foodservice Brasil (IFB) mostrou que, em 2022, os brasileiros gastaram 216,2 bilhões com alimentação fora de casa. Assim, entrar nesse segmento pode ser uma boa chance de ter o próprio negócio.

É por isso que hoje vamos dar dicas para quem gosta de cozinhar e quer ganhar dinheiro com esse hobby ou até mesmo para quem deseja apenas empreender e contratar uma pessoa, aproveitando um nicho lucrativo que não demanda investimento alto.

Aprenda abaixo como administrar uma lanchonete e garantir o sucesso do seu negócio próprio.

Aprenda como montar uma lanchonete com pouco dinheiro

Para saber como abrir uma lanchonete não basta fazer os alimentos e colocá-los à venda. Devido à grande concorrência, seu negócio pode fechar em pouco tempo se não houver uma boa administração.

Veja abaixo algumas estratégias para que seu empreendimento seja lucrativo!

Escolha o ponto certo para montar a lanchonete

A escolha do local é fundamental para o sucesso do negócio. O professor Marcus Quintella, coordenador do MBA em Empreendedorismo da Fundação Getulio Vargas (FGV), tem uma dica valiosa para quem deseja saber como abrir uma lanchonete.

“O ideal é que a pessoa faça uma contagem de pedestres que passam por aquele local por hora para definir a demanda e ter uma ideia de quem são seus concorrentes em um raio de pelo menos três quarteirões além do ponto escolhido”, diz.

Dê preferência a pontos que já possuem os equipamentos necessários para o preparo dos alimentos que você pretende vender, pois é um investimento inicial a menos a ser realizado no negócio.

Dica bônus: você sabia que, ao pesquisar quanto custa para montar uma lanchonete pequena, usar um espaço da sua casa pode ajudar a baixar os custos iniciais com a locação do ponto?

Sendo assim, se há em sua residência algum local que possa ser adaptado para isso, você pode começar com algo mais simples (desde que seja um local onde possa ser viável e haja público para isso).

Da mesma maneira, para saber como montar uma lanchonete com pouco dinheiro, você pode considerar o uso de trailers e fazer os famosos food trucks.

Porém, é importante lembrar que, independente do local onde vá abrir seu negócio, ele deve estar regularizado e com as licenças em dia. Informe-se sempre na prefeitura do seu município como funcionam os procedimentos antes de montar a estrutura (principalmente se quiser fazer uma adaptação em sua casa).

Restrinja o seu cardápio e controle rigorosamente o estoque

Após a definição do ponto, é preciso determinar o cardápio do que será vendido em seu aprendizado sobre como montar uma lanchonete com pouco dinheiro.

O recomendado é que ele tenha poucas opções para evitar problemas de desperdício e de custos variáveis devido à maior quantidade de itens no estoque.

Se a oferta for muito grande, ficará mais complicado manter o estoque. “No começo de um negócio, o ideal é ter no máximo cinco tipos de lanche”, sugere Marcus. Assim, gerencie seu armazenamento de forma rígida para não faltar, não estragar e nem sobrar comida.

O devido controle do seu estoque pode te ajudar a planejar suas compras de forma mais inteligente, esperando os momentos certos para adquirir os itens em maior quantidade no atacado e obtendo descontos.

Um catálogo digital pode facilitar essa tarefa. Pesquise melhor essa opção quando for entender como abrir uma lanchonete porque deve fazer parte do seu planejamento e constar em seu orçamento.

Saiba o quanto vai gastar para montar a sua lanchonete

Antes de iniciar qualquer negócio, é preciso ter muito bem definido os custos fixos e variáveis envolvidos.

Para saber quanto custa para montar uma lanchonete pequena, você deve entender que os custos fixos incluem aluguel do ponto, pagamento de funcionários, água e luz, impostos e encargos sociais, telefone, internet e assessoria contábil.

Já os custos variáveis incluem a compra de todos os insumos do processo como alimentos e bebidas que serão comercializados, além de gastos com manutenção e despesas extras.

Tudo isso deve estar bem definido antes de abrir o negócio. Enquanto você faz uma pesquisa de mercado para saber como montar uma lanchonete com pouco dinheiro, realize um planejamento financeiro para entender melhor fatores como o tamanho do investimento inicial e o volume de vendas, bem como o tempo necessário para ter retorno.

Separe suas finanças pessoais do dinheiro da lanchonete

Uma das orientações para manter o seu negócio com a saúde financeira em dia é saber separar a receita da empresa do dinheiro pessoal.

Misturar as finanças pode levar o negócio à falência. Portanto, fazer o controle do fluxo de caixa mostra-se fundamental.

Essa dica é ainda mais importante no caso de saber como administrar uma lanchonete que fica localizada em sua casa. O fato de estar o tempo todo ali pode gerar uma sensação de que ‘não tem problema usar o mesmo dinheiro para comprar os itens da  residência e do empreendimento juntos, afinal, você vai no mercado e já facilita comprando tudo de uma vez, não é?’.

Pois esse pensamento pode gerar um grande problema a longo prazo. A dica importante aqui sobre como montar uma lanchonete com pouco dinheiro é: vá ao mercado duas vezes, se preciso ou passe as compras de forma separada.

Atualmente, é tão fácil gerir isso: basta usar seu cartão corporativo para as contas da empresa e o pessoal para as de casa.

Defina um logo

Não é porque será um empreendimento menor, a princípio, que ele não precisa de uma identidade própria.

Ao aprender como montar uma lanchonete com pouco dinheiro, invista no desenvolvimento de um logotipo. Mesmo que seja simples, ele será essencial para fortalecer seu negócio.

Ao estabelecer uma marca, você pode padronizar embalagens, copos, pratos e também manter canais de divulgação da sua empresa nas redes sociais.

Importante: se você criar um perfil em uma determinada rede social, mantenha-o sempre atualizado e responda a todas as interações feitas pelos clientes.

No caso de ser um negócio muito pequeno e, a princípio, não consiga investir em tanta personalização, use o logotipo ao menos nas redes sociais e em um cartão para enviar no Delivery, etc. Você pode personalizar as embalagens depois, se for preciso.

Tenha várias opções de pagamento disponíveis

Foi-se o tempo em que ao pesquisar como montar uma lanchonete com pouco dinheiro a dica era aceitar pagamento apenas em dinheiro devido a custos extras.

A Cielo oferece tantas opções de máquinas de cartão de crédito com preços acessíveis que, com certeza, alguma delas será compatível com seu negócio.

Além disso, para saber como administrar uma lanchonete, você precisa gerir melhor o caixa. Com o uso da maquininha tudo se torna muito mais fácil de ser registrado e acompanhado.

Conseguiu ver como montar uma lanchonete com pouco dinheiro não demanda tanto investimento e nem grandes truques? Tudo começa com as melhores formas de pagamento e um plano de negócios ideal.

Gostou do texto sobre como montar uma lanchonete? Leia também como vender mais pelo WhatsApp.


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro.
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

Na Cielo Você ganha! sua maquininha de verdade.
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288