Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Principais práticas administrativas em escritório (e como mantê-las no home office)

Publicado por Equipe Cielo

Mesmo antes da pandemia do COVID-19, o home office já fazia parte da vida de muitos trabalhadores. Agora, depois deste período, muitos continuam com este modelo de trabalho.

Mas você sabe quais as principais práticas administrativas em escritório que devem ser levadas para o trabalho em casa? É sobre isso que vamos falar nesse artigo!

Este conteúdo é para você que ainda não se habituou com o fato de trabalhar em casa. No texto falaremos sobre a rotina administrativa e as boas práticas durante o home office.

Isso porque sair um pouco da rotina de quem trabalha fora, com horários e padrões diferentes, pode gerar alguns problemas de disciplina que afetam a produtividade.

Porém, se você conseguir adequar as rotinas de trabalho presencial para o seu remoto, com certeza, sua produção vai melhorar e a adaptação ficará muito mais leve.

Quer ver como é possível conseguir boas práticas de home office? Veja as dicas que separamos e boa leitura!

Aprenda aqui: Como administrar um restaurante?

Quais são as principais práticas administrativas em escritório?

Elas nada mais são do que as ações que contribuem para o desenvolvimento das atividades propostas pela empresa e fazem parte da rotina de qualquer negócio.

Você sabe e entende a importância e como encarar cada uma delas? Veja a seguir quais são elas e saiba como incluí-las nas rotinas de trabalho pode ajudar nas boas práticas de home office.

1. Planejamento

Entre as principais práticas administrativas em escritório está o ato de planejar as atividades. Estabeleça os objetivos da empresa e defina quais caminhos usará para chegar até eles.

É essencial acompanhar a situação do mercado de atuação e os assuntos da companhia.

E você pode fazer isso também em seu trabalho remoto, pesquisando sempre como está o mercado e fazendo um planejamento prévio de tudo que deve ser feito a curto, médio e longo prazo.

2. Organização

Após definir seus planos, é hora de organizá-los. Distribuir projetos entre as equipes é uma ótima forma de começar a lidar com as principais práticas administrativas em escritório.

Fora isso, mantenha o fluxo de despesas atualizado para que, na sua ausência, outras pessoas consigam controlar as mais variadas situações.

3. Liderança

Capacite, motive e oriente suas equipes. Além disso, fiscalize as atividades, analise resultados e mantenha o planejamento do setor.

Lembre-se que, mesmo sendo uma liderança feita a distância, você deve sempre dialogar e acompanhar de perto o desempenho de cada membro da equipe.

4. Controle

Independentemente da área de atuação, é de extrema importância controlar padrões de desempenho e acompanhar a execução das tarefas realizadas. Use relatórios periódicos que auxiliam e facilitam a análise.

Lembre-se que uma empresa que exerce as principais práticas administrativas em escritório tem mais motivos para crescer de forma positiva, lucrativa e conquistar seu espaço no mercado.

5. Tecnologia

Não é porque uma atividade se torna rotineira que ela deve ser menosprezada ou feita sempre do mesmo jeito. Os processos precisam de uma mãozinha tecnológica para serem mais ágeis, padronizados e que resultem no menor número de erros possíveis.

Para isso, organize documentos online, disponha de um controle de ponto virtual e, mais do que nunca, ofereça atendimento remoto aos colaboradores.

Quando uma empresa utiliza os mesmos padrões por muitos anos, acaba por esnobar a inovação que a tecnologia oferece. Reveja as principais práticas administrativas em escritório e saia da sua zona de conforto.

Entenda que elas merecem tanta atenção quanto às demais atividades da instituição. E que para isso é necessário ter uma estação de trabalho à altura das suas tarefas.

Atenção! A transformação do seu lar em um escritório à parte pode ser proveitoso ou perigoso.

Confira, a seguir, algumas vantagens do trabalho remoto e como evitar estresses desnecessários, conseguindo adequar as principais práticas administrativas em escritório também remotamente.

Simplificando as boas práticas de home office e adequando as rotinas de trabalho

As palavras de ordem para trabalhar em casa são responsabilidade e adaptação.

Então, por que não agir da forma correta e enxergar o lado bom do home office? Confira as vantagens:

  • Flexibilidade e comodidade;
  • Qualidade de vida e economia;
  • Sustentabilidade;

Afinal de contas, você não perderá mais os preciosos minutos do seu dia a caminho do trabalho, seja com o transporte público ou particular.

Além disso, com o home office evitamos que toneladas de lixo e altas taxas de água e energia elétrica sejam consumidas nos escritórios.

Porém, nem tudo são flores. Alguns desafios precisam ser diariamente enfrentados para que seu trabalho seja executado de acordo, mesmo estando em casa. Veja só:

  • Tenha um local próprio para o trabalho: não adianta querer trabalhar cada dia em um lugar ou usar a mesa da cozinha para isso, pois você precisa se sentir como se estivesse no seu escritório;
  • Evite distrações: nada de deixar a TV ligada, o celular com as notificações apitando ou ainda deixar que seus familiares te interrompam a cada 10 minutos. Converse com todas na casa e informe qual será seu horário de trabalho para evitar problemas quanto a isso;
  • Organize-se diante das principais práticas administrativas em escritório: mesmo que não esteja fisicamente na empresa, você pode (e deve) adaptar todos os itens que abordamos acima em sua nova rotina de trabalho remoto. Isso vai ajudar muito em sua produtividade e vai te deixar mais familiarizado com o serviço que já fazia presencialmente;
  • Mantenha a comunicação com a equipe: não é porque está trabalhando de casa que vai deixar de fazer parte de um time, então lembre-se de sempre participar e interagir com todos;
  • Não trabalhe em excesso: muitas vezes, o fato de ter maior flexibilidade ou não adequar sua rotina faz com que não defina horários certos e fique sobrecarregado. Lembre-se de separar seus momentos pessoais e profissionais para não gerar uma sobrecarga e fazer com que o home office deixe de ser vantajoso.

E então, conseguiu ver que trabalhar em casa pode ser muito vantajoso, desde que você consiga adaptar as atividades presenciais que fazia na empresa e agora realizar na comodidade da sua casa?

Seguindo as dicas sobre as principais práticas administrativas em escritório, tanto para suas atividades específicas, quanto para home office, suas rotinas de trabalho remoto se tornarão bem mais fáceis e produtivas.

Leia mais:


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro.
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

Na Cielo Você ganha! sua maquininha de verdade.
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288