O Facebook é muito mais que grupos, chat, fotos, vídeos de cachorrinho e hashtags. Pode ser muito mais do que uma rede social para quem é empreendedor.
Na verdade, o Facebook já é uma grande plataforma de geração de negócios e impacto econômico e social no país. Com ele, você pode encontrar mais clientes, fidelizar os consumidores e aumentar o volume de vendas do seu negócio.
O gerente de empreendedorismo do Facebook, Daniel Paz explica que é necessário traçar os objetivos da sua empresa: “É preciso entender que as curtidas por si só não geram conversão. Por isso, trace uma meta para aumentar as vendas e, no fim do mês, ter mais dinheiro no bolso”.
O primeiro passo para ter uma presença consistente no mundo virtual é criar a página do seu negócio no Facebook. “Acreditamos que a página é uma vitrine online, o seu canal de vendas simplificado na internet”, aponta Daniel.
Veja os principais motivos para investir na criação de conteúdo da sua empresa, além de aprender como fazer uma página no Facebook de sucesso.
Entenda a diferença entre perfil e página
Há quem faça negócios no perfil pessoal do Facebook, mas esta não é a melhor forma. É até contra as regras da comunidade dessa rede social ter essa prática.
Além disso, um perfil pessoal tem recursos limitados. Por exemplo: no seu cadastro pessoal, você pode se conectar com apenas 5 mil usuários e é indicado para estabelecer conexões com os amigos e familiares.
Por isso, o perfil pessoal também não permite a criação de anúncios. Já a página gera uma visão profissional da sua empresa para todos os fãs conectados à sua rede. E não há limite de público.
Portanto, para saber como criar página no Facebook do seu negócio comece fazendo o cadastro empresarial neste link: https://www.facebook.com/pages/creation.
Baixe o gerenciador de páginas
É fundamental ter o Meta Business Suite para quem deseja aprender como fazer uma página no Facebook de sucesso.
Com esse aplicativo, você consegue monitorar as interações, atualizar as informações do seu negócio diretamente do celular, responder mensagens dos clientes e comentários nas publicações.
Selo de Verificação da Página
Todos podem ter esse selo, mas você sabe qual a diferença entre os selos cinza e azul?
“Há dois carimbos de verificação. O azul é destinado para marcas globais e celebridades. Já o cinza é destinado a páginas de empresas”, explica Daniel.
Como garantir o selo da página do seu negócio no Facebook? É fácil: na sua página, clique em “Configurações” e selecione a opção “Geral” e, em seguida, vá em “Verificação de página”.
O Facebook vai pedir para você enviar um documento que ateste a autenticidade do seu negócio – como a conta de luz ou telefone.
“Ao enviar, você terá a opção de aguardar um e-mail ou ligação telefônica do Facebook para confirmar que a sua verificação foi processada e aprovada”, ensina o especialista.
Criação de conteúdo
Agora que você já aprendeu como criar Facebook para empresa, é fundamental pensar no conteúdo que irá postar em sua página.
O que você pode apresentar para o seu público de interessante e relevante?
“Antes, faça o exercício de se perguntar qual é o seu público, o que é importante para eles e o que você quer que eles façam ao consumir seu conteúdo. Um erro muito comum é ignorar essas três regrinhas básicas”, sugere Daniel.
Desenvolva o relacionamento com o cliente
Hoje, os clientes não querem mais comprar produtos. Eles esperam estabelecer relacionamentos, atendimento personalizado e customizado.
E esse novo contexto também pode ser uma grande oportunidade para você que busca informações sobre como fazer uma página no Facebook de sucesso, pois essa rede social foi desenvolvida com algoritmos que valorizam justamente o relacionamento virtual entre pessoas, como entre marcas, empresas e seus fãs e consumidores.
“Entenda o problema ou a situação que o seu cliente está querendo resolver e trate o assunto de forma individualizada. Assim, ele perceberá que você se preocupa com o bem-estar dele”, afirma.
Tenha mais atenção nas plataformas online
“É comum que os empreendedores que estejam migrando para o mundo digital não darem tanta atenção para o marketing digital. Mas esse é um erro grave. A comunicação virtual entre empresa e cliente exige ainda mais atenção do que a existente no mundo físico. Há muitos erros de interpretação que podem ser evitados com ações básicas. Por exemplo: use uma linguagem direta, simples e evite estrangeirismos. Quanto mais simples, melhor”, aponta o especialista do Facebook.
Leia também: Marketing digital para pequenas empresas: confira as melhores práticas.
Desenvolva estratégias de conteúdo
Uma das melhores dicas de como fazer uma página no Facebook de sucesso é também pensar em formas de chamar a atenção do seu público para que ele complete uma ação — seja entrar no site para ler mais informações, seja acessar seu e-commerce e finalizar uma compra.
“Quando você propõe um conteúdo na sua página do Facebook, é preciso determinar o objetivo. Dessa forma, fica até mais fácil fazer com que o usuário complete a ação. Em texto, menos é mais – e tenha cuidado com a gramática”, indica.
Segundo pesquisas do Facebook, publicações com fotos e vídeos têm até 60% mais engajamento. Por isso, invista em recursos visuais.
Produza materiais multimídia
Conquiste a atenção do usuário nos três primeiros segundos dos vídeos que você produzir para postar na página do seu negócio no Facebook.
“Se ele for atraído logo no início, a probabilidade que ele tem de assistir seu conteúdo até o fim é muito maior. E, assim, você consegue converter essa visualização em uma ação como uma venda ou uma curtida, por exemplo”.
Daniel ainda explica que é importante testar formatos para entender o que funciona mais com o seu público: “Vídeo vertical, vídeo horizontal, vídeo teaser, vídeos mais longos. É preciso testar para entender o que os usuários que seguem sua página preferem consumir”.
Veja aqui como fazer vídeos de produtos e usar para aumentar as vendas.
Conte histórias para aproximar as pessoas
Quando você estabelece uma conversa com seu público, é mais fácil humanizar seus produtos e serviços. Uma forma de fazer isso é contando uma história.
Chamada de storytelling, essa técnica atualmente tem sido uma das mais eficazes para quem busca saber como fazer uma página no Facebook de sucesso. Veja abaixo um exemplo dado por Daniel.
“Gosto de exemplificar que minha família não tem uma fazenda, mas se tivéssemos, produziríamos manteiga. Mas eu não ia vender 500 gramas de manteiga por R$ 9,99 . Venderia a Manteiga da Família Mendes, desde 1975 atendendo padrões de alta qualidade para fazer parte do seu café da manhã feliz em família. O que isso quer dizer? Você precisa oferecer o benefício, a experiência do produto e não só o que ele é”, exemplifica o especialista.
Mantenha as informações atualizadas
Os contatos e o endereço da sua empresa precisam ser fáceis de encontrar na sua página, bem como horário de funcionamento, quem é você e todo tipo de informação relevante para o seu consumidor.
Isso é básico, porém é muito importante para quem deseja entender a técnica de como fazer uma página no Facebook de sucesso.
Tenha boas avaliações na página
Esse recurso é como um chamariz de novos clientes. Quando pessoas que já compraram seus produtos e serviços deixam as impressões dela na sua página, isso pode gerar mais confiança em quem ainda não conhece sua empresa. Por isso, estimule que seus consumidores avaliem você após a compra, sempre que possível.
Gostou dessas dicas de como fazer uma página no Facebook de sucesso? Veja também 9 apps para fazer a gestão e controle financeiro de pequenas empresas para acompanhar de perto os números do seu negócio.