Aplicativos de delivery para aumentar às suas vendas
A pandemia trouxe muitas mudanças no comportamento de consumo. Uma das mais significativas foi, sem dúvida, o aumento da demanda por serviços de delivery. Essa nova tendência se refletiu em todos os setores do mercado, mas no segmento de alimentação e refeições ela foi ainda mais evidente.
Se você tem um restaurante ou produz refeições e alimentos, conheça boas opções de aplicativos de delivery para aumentar suas vendas e oferecer este serviço aos seus clientes.
Melhores aplicativos de delivery e entrega de produtos
Com o home office e o isolamento social, a ida a restaurantes e lanchonetes se restringiu.
Assim, os aplicativos de delivery se consolidaram como a alternativa mais viável para quem precisa ou tem costume de fazer as refeições fora de casa.
Só em 2020, o aumento de gastos em apps de delivery chegou a 187% em dezembro, com um crescimento de 149% durante o ano.
Então, se você tem um restaurante ou trabalha com fornecimento de refeições, os aplicativos de entrega são ferramentas que devem fazer parte do seu plano de negócios.
Saiba mais detalhes sobre as principais plataformas e apps de delivery disponíveis no mercado:
iFood
O iFood surgiu em 2011 com o nome de Disk Cook. Nessa época, o serviço era um guia impresso com cardápios diversos e os pedidos eram feitos através de uma Central Telefônica.
Já no ano seguinte, foi lançado o aplicativo e o site do serviço que, em 2013, recebeu investimentos que possibilitaram a expansão do negócio.
Atualmente, está presente na Colômbia e no Brasil, onde é uma das plataformas de delivery mais usadas. O iFood:
- Tem mais de cinco mil mercados cadastrados, em 400 cidades;
- Realiza mais de 60 milhões de entregas de pedidos mensalmente;
- Alcança mais de 1,5 milhões de downloads todo mês;
- Tem parceria com mais de 270 mil restaurantes e mais de 160 mil entregadores ativos na plataforma.
Para restaurantes, a plataforma oferece dois tipos de plano:
- Básico: a entrega é feita pelo próprio estabelecimento e há cobrança de comissão sobre o valor de todos os pedidos mais uma taxa sobre os pedidos com pagamento via iFood. O valor da mensalidade é cobrado apenas se o faturamento for maior do que um valor pré-determinado.
- Entrega: ainda não disponível em todas as regiões. Neste plano, a entrega é feita por entregadores parceiros do iFood. A cobrança da comissão sobre o valor de todos os pedidos é um pouco maior do que no plano básico e também há taxa de 3,5% nos pedidos com pagamento pelo app. A cobrança da mensalidade também é condicionada a um determinado valor de faturamento.
O cadastro pode ser feito pelo próprio site do iFood, que afirma que ajuda os restaurantes a aumentar o faturamento em até 50%.
Rappi
Outra opção de app de delivery é o Rappi, que está presente no Brasil e também em países como a Argentina, Chile, Colômbia, México e Uruguai.
Ele oferece serviço de entrega para vários segmentos e, além de restaurantes, também é bastante utilizado por farmácias, pet shops e mercados.
Ao todo, há mais de 400 mil estabelecimentos cadastrados. Destes, cerca de 10% (mais de 40 mil) são restaurantes. A plataforma indica a possibilidade de aumento de até 30% nas vendas.
Para restaurantes, o Rappi funciona com a cobrança de um percentual de comissão mais o Imposto sobre Valor Agregado (IVA) por cada pedido realizado.
Para começar, é necessário fazer um cadastro na plataforma e enviar a documentação solicitada.
Faz tempo que o WhatsApp é bem mais que um simples aplicativo de mensagens. Afinal, através do app preferido dos brasileiros, já é possível até fazer pedidos e vendas diretamente, atendendo clientes de forma rápida e segura.
O WhatsApp é muito difundido – há mais de 2 bilhões de usuários no mundo e cerca de 120 milhões estão no Brasil. Por isso, pode ser uma boa opção para o seu restaurante aumentar suas vendas também.
Mas é bom frisar que o WhatsApp não é um app de delivery. Ele pode ser utilizado como um canal de vendas adicional do seu negócio.
Dessa forma, ele deverá fazer parte da sua rotina administrativa para trazer benefícios ao seu negócio.
Para esta finalidade, você deve usar o WhatsApp Business. Ele é gratuito e foi desenvolvimento para atender principalmente às pequenas empresas.
Com ele, é possível interagir rapidamente com os clientes, criando um sistema de pedidos online e enviando fotos e o arquivo do menu com seus pratos e até vídeos.
Há também diversos recursos para classificar e responder às mensagens, além de configurar respostas automáticas para com informações sobre horários de funcionamento, link com cardápio online etc.
Usar o WhatsApp pode contribuir muito para aumentar o número de pedidos para o seu restaurante.
Mas lembre-se: ele não é um app de delivery! Por isso, é essencial que você mantenha uma equipe de entregadores ou faça uma parceria para garantir que a entrega seja feita aos seus clientes.
Delivery: ofereça diversas formas de pagamento aos seus clientes
Além de usar aplicativos de delivery para aumentar suas vendas, é importante também oferecer várias formas de pagamento. Afinal, as pessoas se mostram cada vez mais abertas a utilizar novas formas de pagamento.
Então, sua maquininha de cartão deve disponibilizar outras formas de pagamento, permitindo que seus clientes paguem os pedidos da maneira que preferirem.
Nessa hora, você pode contar com a Cielo! Nossas maquininhas aceitam tudo em pagamentos: Pix, mais de 80 bandeiras de cartão de crédito e débito, QR Code, pagamento por aproximação, cartões de refeição e alimentação e até cartões estrangeiros!
Sem falar nas vendas por WhatsApp, que mencionamos acima. Assim, você também pode usar o aplicativo de mensagens mais popular do país para vender de forma simples, rápida e segura. É tão rápido quanto enviar “bom dia” no grupo da família! Confira:
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