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Dicas e Histórias de Sucesso

Estratégias de marketing para aumentar as vendas do seu negócio

Publicado por Equipe Cielo

Cidade iluminada sobreposta por gráficos em crescimento que representam o aumento de vendas.

Uma das maiores habilidades que o empreendedor deve cultivar para ter sucesso em seu negócio é a visão estratégica de marketing. Afinal quem nunca se perguntou: como aumentar as vendas do meu negócio?

E, em um mundo cada vez mais digitalizado, as decisões estratégicas devem ser tomadas levando em conta fatos e informações do seu negócio.

Por isso, realizar uma abordagem de vendas orientada por dados é o ideal para quem quer implementar um bom planejamento estratégico.

Confira como o uso de dados pode ajudar na implementação de uma boa estratégia para aumentar as vendas em seu negócio.

Definir a persona do seu negócio

A persona é a representação do seu cliente ideal. Embora seja uma “pessoa” que não existe de fato, o ideal é que suas características sejam traçadas com base em dados reais sobre seus consumidores.

Além das informações demográficas (idade, gênero, escolaridade, profissão etc.), você também precisa saber o perfil de renda e o comportamento de compra dos seus clientes para definir a persona do seu negócio.

Quando você pensa “o que fazer para aumentar as vendas do meu negócio”, definir a persona deve ser o seu primeiro passo. Por isso, é essencial avaliar os dados dos seus consumidores para que este mapeamento seja o mais fiel possível ao seu público-alvo.

Sabendo para quem você vende, é possível criar estratégias de vendas mais eficazes, oferecendo produtos e serviços alinhados às necessidades específicas de quem consome seus itens.

O resultado disso? Aumento nas suas vendas!

Analisar a concorrência

A análise da concorrência é uma ação estratégica fundamental para identificar oportunidades, desafios, pontos fortes e fracos. No entanto, muitos empreendedores que normalmente se perguntam “como faço para aumentar as vendas do meu negócio” fazem isso apenas no momento em que vão abrir a sua empresa.

Com o uso de dados, você pode analisar o que seus concorrentes oferecem e estabelecer as ações necessárias para superá-los. Além disso, também é possível avaliar como está o seu negócio em relação a outros do mesmo porte, segmento e região que o seu.

Essa análise pode incluir também uma avaliação das redes sociais destas empresas para que você tenha uma visão das iniciativas de seus concorrentes nestes canais, ajudando a fazer uma comparação com base no número de interações, seguidores, compartilhamentos etc.

Analisar sua concorrência é algo que você deve fazer com frequência e é determinante para mapear tendências e necessidades do mercado.

Avaliar como está o seu negócio

Antes de terminar de listar as estratégias para sua questão “de que forma aumentar vendas do meu negócio”, também temos duas perguntas para você refletir:

1 – Você consegue dizer quais são os dias e horários em que ocorrem os picos de venda do seu negócio?

2- Sabe responder se você vende mais no crédito, débito, à vista ou parcelado?

Quem quer aumentar as vendas precisa ter essas respostas na ponta da língua. Afinal, essas informações permitem que você avalie como está o seu negócio sem achismos e com base apenas na “intuição”.

Estratégias de marketing baseadas em dados permitem que a visão sobre o seu negócio seja objetiva e precisa, dando um diagnóstico real de como está o seu desempenho.

Utilizar dados em seus processos de vendas pode trazer muitos insights (ideias, percepções) para direcionar táticas promocionais, formas de pagamento que fazem mais sentido para o seu negócio ou novas abordagens junto aos consumidores.

A partir disso, é possível planejar ações mais eficientes para acelerar as vendas como, por exemplo, dar desconto em produtos ou serviços consumidos nos horários de menor movimento ou determinar o número máximo de parcelas para as compras feitas por seus clientes.

Melhorar o relacionamento com os clientes

Uma boa maneira de aumentar as vendas do seu negócio é através de um bom relacionamento com os clientes. E para melhorar essa relação de forma genuína, é preciso conhecê-los.

Mais uma vez, o uso de dados é primordial para quem busca respostas para a dúvida sobre “o que fazer para aumentar as vendas do meu negócio”.

Avaliando as informações sobre o seu negócio, é possível descobrir qual é o ticket médio gasto por cada um, a frequência de compra, o perfil de consumo e se você tem mais clientes novos ou recorrentes.

Assim, você não só vai poder compreender como conquistar novos consumidores, mas entender também o que pode fazer para fidelizar quem já compra no seu estabelecimento.

Saber quantas vezes um cliente frequenta a sua loja e o quanto gasta em cada compra pode ajudar a criar iniciativas como um Programa de Fidelidade, cupons promocionais para quem não faz compras há um tempo ou oferta de descontos progressivos a partir de um determinado valor.

Ações dessa natureza aumentam a possibilidade de transformar clientes novos em consumidores assíduos a partir de um atendimento mais personalizado, contribuindo também para a retenção dos mais antigos.

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Estabelecer metas reais

É realmente muito bom usar estratégias de marketing e planejar ações para aumentar suas vendas. Mas será que, sem analisar os dados do seu negócio e do mercado, suas metas serão alcançáveis ou apenas um número imaginário?

A verdade é que, quando você se pergunta sobre “qual o caminho para aumentar as vendas do meu negócio”, não dá para estabelecer onde quer chegar com sua empresa sem saber onde ela está hoje.

Fazer projeções de desempenho utilizando dados reais permite que você estabeleça metas alinhadas à sua realidade. Mais do que poupar esforços e a decepção, isso o ajuda a poupar recursos e direcionar investimentos e energia em iniciativas possíveis.

Monitorar de perto seu dia a dia permite que você faça as alterações para aperfeiçoar os processos e obter melhores resultados.

Isso se reflete na administração e na tomada de decisões da sua empresa – desde a contratação de funcionários até a gestão do seu estoque.

Usar bem os dados ajudará você a sincronizar metas de marketing e de vendas, traçando caminhos mais seguros para aumentar sua receita.

Como sua empresa pode implementar estratégias baseadas em dados?

Agora que você viu as respostas para aquela sua questão inicial: “como aumentar as vendas do meu negócio?”, o primeiro passo é utilizar ferramentas especializadas para fornecer os indicadores mais importantes para a sua empresa.

Uma dessas ferramentas é o Cielo Farol, que permite que você entenda melhor o seu negócio e como ele está se saindo diante da concorrência!

Com o Cielo Farol, você pode saber:

  • A evolução de seu faturamento;
  • O perfil de renda e o fluxo de seus clientes;
  • Qual o valor médio gasto em cada compra;
  • A quantidade de clientes que recebe e se ele eles são novos ou recorrentes, assim como a frequência de compras de cada um deles;
  • Conhecer o perfil de consumo e o nível de renda dos seus consumidores;
  • Saber qual cartão eles mais utilizam e como as vendas são feitas (crédito, débito, à vista ou a prazo) e muito mais!

E você escolhe se quer ter visões diárias, semanais ou mensais dessas informações, de acordo com a necessidade da sua empresa!

Que tal começar a tomar as decisões sobre o seu negócio baseadas em dados que só a empresa líder no segmento de pagamentos eletrônicos na América Latina pode oferecer?

Clique aqui e saiba mais sobre o Cielo Farol!

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Como a Internet possibilita o acesso a conteúdos que podem não ser apropriados a menores, a CIELO informa aos Usuários que existem mecanismos, especialmente de realização de buscas, que permitem limitar os materiais disponíveis aos menores, sendo de especial utilidade tais restrições de acesso, embora não sejam infalíveis.

A Página relacionada à CIELO não é direcionada e não deve ser utilizada por Usuários menores de idade. De modo a evitar o acesso indevido, a CIELO avisa claramente, em tal Página, que seu conteúdo é voltado a Usuários maiores de 18 (dezoito) anos.

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1.4 Obrigação de utilizar a Página corretamente

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a) Seja contrário a qualquer norma da legislação brasileira, bem como à moral e aos bons costumes geralmente aceitos;

b) Incentive a discriminação, o ódio ou a violência contra pessoas ou grupos em razão de sexo, raça, religião, deficiência, nacionalidade ou por qualquer outro motivo;

c) Incorporem, ponham à disposição ou permitam acessar produtos, elementos, mensagens e/ou serviços ilegais, violentos, pornográficos, degradantes ou, em geral, contrários à lei, à moral e aos bons costumes geralmente aceitos ou à ordem pública;

d) Sejam falsos, ambíguos, inexatos, exagerados ou extemporâneos, de forma que possam induzir a erro sobre seu objeto ou sobre as intenções ou propósitos do comunicante;

e) Sejam protegidos por quaisquer direitos de propriedade intelectual ou industrial pertencentes a terceiros, sem que o Usuário tenha obtido previamente dos seus titulares a autorização necessária para levar a cabo o uso que efetuar ou pretender efetuar;

f) Incorporem vírus ou outros elementos físicos ou eletrônicos que possam causar danos ou impedir o normal funcionamento da rede, do sistema ou de equipamentos informáticos ("hardware" e "software") de terceiros, ou que possam causar dano aos documentos eletrônicos e arquivos armazenados nestes equipamentos informáticos; ou

g) Provoquem, por suas características (tais como forma, extensão etc.) dificuldades no normal funcionamento do Serviço.

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O Usuário deverá se abster de obter, ou de tentar obter, os conteúdos por meios distintos daqueles que, em cada caso, tenham sido colocados à disposição para tais propósitos.

1.6 Política Anti-Spamming da CIELO

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a) obter dados com finalidade publicitária e remeter publicidade de qualquer classe com finalidade de venda ou outras de natureza comercial sem a prévia solicitação e consentimento;

b) remeter a um grupo de pessoas quaisquer mensagens não solicitadas nem consentidas previamente;

c) enviar cadeias de mensagens eletrônicas não solicitadas nem previamente consentidas;

d) utilizar listas de distribuição a que se pode ter acesso através da Página para a realização das atividades descritas nos itens acima; e

e) colocar à disposição de terceiros, com qualquer finalidade, dados captados a partir de listas de distribuição.

O Usuário ou terceiros prejudicados pela recepção de mensagens não solicitados, relacionadas à Página e dirigidas a pluralidade de pessoas poderão efetuar sua reclamação comunicando a CIELO por meio do telefone de nossa central de relacionamento: 4002 5472 ou 0800 570 8472.

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4. PROCEDIMENTO EM CASO DE REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES DE CARÁTER ILÍCITO
Na hipótese de um Usuário ou um terceiro considerar que existem informações, fatos ou circunstâncias que constituem atividade ilícita, na Página da CIELO, especialmente em caso de violação de direitos de propriedade intelectual ou outros direitos, deverá enviar comunicação à CIELO contendo os seguintes dados:

a) dados pessoais: nome, endereço, número de telefone e endereço de correio eletrônico do reclamante;

b) especificação da suposta atividade ilícita ocorrida na Página e, em particular, quando se tratar de suposta violação de direitos autorais, indicação precisa e completa dos conteúdos protegidos e supostamente infringidos;

c) fatos ou circunstâncias que revelam o caráter ilícito de tal atividade; e

d) se o caso, declaração expressa e clara de que a utilização dos conteúdos foi realizada sem o consentimento do titular dos direitos de propriedade intelectual supostamente infringidos.

Sempre de acordo com a legislação em vigor, a partir da ciência, a CIELO poderá excluir conteúdo acusado como ilícito, assim como fornecer informações às autoridades competentes, mediante o competente requerimento, com a finalidade de viabilizar a apuração de condutas ilegais.

5. DISPOSIÇÕES GERAIS
Se qualquer parte destes Termos for considerada inválida ou inexequível, tal trecho deve ser interpretado de forma consistente com a lei aplicável, para refletir, na medida do possível, a intenção original das partes, e as demais disposições permanecerão em pleno vigor e efeito.

A falha da CIELO em exigir quaisquer direitos ou disposições dos presentes Termos não constituirá renúncia, podendo exercer regularmente o seu direito, dentro dos prazos legais.

6. NOTIFICAÇÕES
Todas as notificações e comunicações (doravante, as "Notificações") por parte do Usuário à CIELO são consideradas eficazes, para todos os efeitos, quando forem dirigidas ao seguinte endereço eletrônico: faleconosco@cielo.com.br.

Todas as notificações e comunicações (doravante, as "Notificações") por parte da CIELO ao Usuário serão consideradas eficazes, para todos os efeitos, quando se realizarem em uma das seguintes formas:

a) envio de carta ao domicílio do Usuário quando este tiver fornecido um endereço válido à CIELO;

b) envio de mensagem por correio eletrônico a qualquer dos endereços fornecidos pelo Usuário;

c) comunicação telefônica ao número fornecido pelo Usuário; e

d) mediante a inclusão de mensagens na Página da CIELO.

Neste sentido, todas as notificações que a CIELO realizar serão consideradas válidas quando efetuadas empregando os dados e através dos meios anteriormente destacados. Para estes efeitos, o Usuário declara que todos os dados fornecidos são válidos e corretos, comprometendo-se a comunicar à CIELO todas as mudanças relativas aos dados de notificação.

7. LEGISLAÇÃO E FORO APLICÁVEIS
Esses Termos serão regidos, interpretados e executados de acordo com as leis da República Federativa do Brasil, especialmente a Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, independentemente dos conflitos dessas leis com leis de outros estados ou países, sendo competente o foro de São Paulo/SP, para dirimir qualquer dúvida decorrente deste instrumento. O Usuário consente, expressamente, com a competência desse juízo, e renúncia, neste ato, à competência de qualquer outro foro, por mais privilegiado que seja ou venha a ser.

Versão 1.0 - Última atualização: 20.07.2020.

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