Pesquisa Cielo aponta o futuro dos meios de pagamentos
A Cielo, em parceria com a Expertise, realizou uma pesquisa com varejistas de todas as regiões do Brasil, visando entender o que o setor espera para o futuro dos meios de pagamento.
O estudo mostra que os lojistas estão abertos à inovação, sendo a agilidade, a segurança e a busca por atender às expectativas dos clientes os principais motivadores para a adoção de novas soluções no segmento.
Conheça os destaques do levantamento e baixe gratuitamente o o relatório completo da “Pesquisa Cielo sobre o Futuro dos Meios de Pagamento”!
Metodologia da pesquisa
O estudo sobre o Futuro dos Meios de Pagamento é uma pesquisa quantitativa, realizada no período de 31 de julho abril a 06 de agosto de 2024.
A Expertise ouviu 205 varejistas com faturamento mensal acima de R$ 15 mil. Foram entrevistadas as pessoas responsáveis pela modernização, inovação e relacionamento com as credenciadoras de cartão.
A pesquisa tem uma margem de erro máxima de 6,9 pontos percentuais.
O que o Varejo espera dos meios de pagamento no futuro?
Atualmente, o Varejo brasileiro é um setor marcado pela ampla diversidade de meios de pagamentos e pela rápida aceitação de novas tecnologias.
Ferramentas como carteiras digitais, QR Code, e, claro, o Pix, se tornaram rotina nas transações entre consumidores e comerciantes.
- Atentos a mudanças e novidades, mais de 90% dos participantes acreditam que a adoção de novas soluções de pagamento ajuda a fidelizar clientes.
- Além disso, os atributos mais valorizados em uma nova tecnologia são a rapidez para concluir a transação (mencionado por 23%), as taxas competitivas (20%), a segurança (18%) e a demanda dos consumidores (16%).
- Entre os aspectos que desestimulam o varejista a adotar uma novidade, desconhecimento ou a falta de informação sobre a nova tecnologia (21%) foi a principal razão citada. Na sequência, estão a falta de demanda ou de conhecimento dos clientes (19%) e a incerteza sobre a segurança (18%).
Meios de pagamentos no futuro
- Quando se trata do futuro das maquininhas de cartão, mais da metade dos entrevistados (53%) acham que ela deixará de existir. No entanto, apenas 12% acreditam que isso já acontecerá nos próximos dois anos.
- Mais de 90% dos entrevistados acreditam que a biometria vai se popularizar em dez anos. Para eles, a segurança é o principal atributo desta tecnologia.
- Outro exemplo é o Tap on Phone, tecnologia que transforma celulares em maquininhas. Ela é conhecida por 78% dos lojistas entrevistados e quase 60% dos que conhecem esta opção querem usar a ferramenta no futuro.
- Entre a parcela de comerciantes que pretendem adotar o Tap on Phone, 38% têm planos de também manter a maquininha tradicional como alternativa ao consumidor, enquanto 22% têm planos de usar unicamente o celular.
Na visão do presidente da Cielo, Estanislau Bassols, as descobertas da pesquisa vão ao encontro de tendências que a companhia já tinha em seu horizonte:
“A Cielo está preparada para oferecer ao lojista o que há de mais moderno em meios de pagamentos. A tecnologia tap on phone é oferecida por meio do Cielo Tap, e o Pix, o QR Code e carteiras digitais estão totalmente integrados ao nosso portfólio”, afirma.
“Enquanto isso, a máquina tradicional da Cielo segue como uma ferramenta confiável e prática, companheira no dia a dia do Varejo”, afirma Bassols.
Baixe gratuitamente o relatório completo da Pesquisa Cielo sobre o Futuro dos Meios de Pagamento
Preencha o formulário e acesse o estudo agora mesmo!