ICVA aponta alta de 0,5% nas vendas do Varejo em fevereiro
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) aponta que as vendas no Varejo em fevereiro de 2024 cresceram 0,5% em comparação com o mesmo mês de 2023. O resultado já considera o desconto da inflação.
Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, a alta registrada foi de 4,7%.
Efeitos de calendário beneficiaram o comércio do mês em relação a fevereiro de 2023. Por se tratar de um ano bissexto, o mês de fevereiro de 2024 teve um dia adicional de atividade comercial.
O destaque foi o macrossetor de Bens Não Duráveis, com crescimento de 2,5%. Os segmentos de Supermercados & Hipermercados e Varejo Alimentício Especializado alavancaram o resultado deste macrossetor.
Já os faturamentos dos outros dois macrossetores — Bens Duráveis e Semiduráveis e Serviços — apresentaram queda.
Bens Duráveis caiu 2,1%, com o segmento de Vestuário & Artigos Esportivos puxando o desempenho para baixo.
Já o macrossetor de Serviços teve retração de 1,9%. Nesse caso, o setor de Estética & Cabeleireiros registrou a queda mais acentuada.
“Os cenários dos meses de fevereiro de 2023 e 2024 são similares. Ambos foram integralmente afetados pelo feriadão de Carnaval — diferente de 2022, por exemplo, quando parte do feriado caiu no início de março. No entanto, o dia adicional de portas abertas para o comércio fez diferença para alavancar o desempenho positivo de fevereiro deste ano”, diz Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo.
“O resultado expressivo das vendas no setor de Varejo Alimentício Especializado é um indicativo de que os consumidores anteciparam as compras de ovos de Páscoa e produtos afins. Os Supermercados & Hipermercados, locais onde a exposição e vendas de chocolates são comuns, também se aproveitaram desse movimento”.
Em termos nominais, alta no e-commerce e nas vendas presenciais
Em termos nominais, ou seja, que refletem a receita observada pelo varejista, o e-commerce cresceu 6,4% em fevereiro.
Já as vendas presenciais subiram 4,2% em relação ao mesmo mês de 2023.
Educação contribui para alta da inflação
O Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), prévia do IPCA divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), registrou alta de 0,78% para o mês de fevereiro.
Segundo o instituto, o principal impacto de alta vem do grupo de Educação.
Ao ponderar o IPCA e o IPCA-15 pelos setores e pesos do ICVA, a inflação do Varejo Ampliado acumulada em 12 meses em fevereiro foi de 4,1%.
Regiões apresentam queda nas vendas do Varejo em fevereiro
De acordo com o ICVA deflacionado e com ajuste de calendário, os resultados de cada região em relação a fevereiro de 2023 foram:
- Sul: queda de 1,4%
- Sudeste: queda de 2,6%
- Norte: queda de 3%
- Nordeste: queda de 3,1%
- Centro-Oeste: queda de 4,1%
Pelo ICVA nominal – que não considera o desconto da inflação – e com ajuste de calendário, os destaques foram as regiões Sudeste (alta de 2,2%) e Sul (alta de 1,8%). Os resultados das demais regiões foram:
- Norte: alta de 1,1%
- Nordeste: alta de 0,2%
- Centro-Oeste: alta de 0,1%.
O que é o ICVA – Índice Cielo de Varejo Ampliado
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas.
Eles respondem por mais de 900 mil clientes credenciados à companhia.
O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.
O ICVA foi desenvolvido pela área de Business Analytics da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.
Como o ICVA é calculado
A unidade de Business Analytics da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de market share – e os da substituição de cheque e dinheiro no consumo.
Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.
Este índice não é, de forma alguma, a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.
Entenda o Índice Cielo do Varejo Ampliado
- ICVA Nominal – Indica o crescimento da receita nominal de vendas no varejo ampliado do período, comparando com o mesmo período do ano anterior. Reflete o que o varejista de fato observa nas suas vendas.
- ICVA Deflacionado – É o ICVA Nominal descontado da inflação. Para isso, utilizamos um deflator, que é calculado a partir do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), apurados pelo IBGE e ajustados ao mix e pesos dos setores contidos no ICVA. Reflete o crescimento real do varejo, sem a contribuição do aumento de preços.
O novo modelo contempla informações do IPCA entre o primeiro e 11º mês e do IPCA-15 referentes ao 12º mês. No mês seguinte, o histórico do dado deflacionado será ajustado com a aplicação do IPCA daquele mês, podendo conter uma variação marginal.
- ICVA Nominal/Deflacionado com ajuste calendário – É o ICVA sem os efeitos de calendário que impactam determinado mês/período, quando comparado com o mesmo mês/período do ano anterior. Reflete como está o ritmo do crescimento, permitindo observar acelerações e desacelerações do índice.
- ICVA E-Commerce – Indicador do crescimento da receita nominal no canal de vendas online do Varejo do período em comparação com o período equivalente do ano anterior.
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