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Índice ICVA

ICVA aponta: vendas no Varejo crescem 7,7% no Carnaval

Com alta de 8,4%, Salvador foi o destaque entre os destinos mais procurados por quem curte a folia.
Publicado por Equipe Cielo

Empreendedor sorrindo, com tablet na mão, onde consulta o ICVA Cielo sobre as vendas do varejo no carnaval.

De acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), o faturamento do Varejo cresceu 7,7% no Carnaval deste ano, em comparação com a festa no ano passado.

A análise, de abrangência nacional, considerou o período de 9 a 14 de fevereiro de 2024 e de 17 a 22 de fevereiro de 2023.

A avaliação foi feita em termos nominais, ou seja, que espelham a receita de vendas observada pelo varejista.

Desempenho dos setores

O setor de Supermercados & Hipermercados foi o principal beneficiado com o feriado prolongado, com alta de 11,1%.

Outros os segmentos que se destacaram no Carnaval foram o de Recreação & Lazer (alta de 7,4%) e Turismo & Transporte (alta de 4,4%).

Já o setor de Alimentação (Bares & Restaurantes) teve crescimento de 0,9%.

“O resultado de Supermercados & Hipermercados está relacionado ao aumento da inflação em janeiro, o que elevou o faturamento do setor. Outro fator que colaborou para a alta nas vendas foi o fato de que, em 2024, o Carnaval foi comemorado mais para o começo do mês, período em que o salário ainda não foi completamente gasto pelas pessoas. Em 2023, o feriado ocorreu mais para o fim de fevereiro”, afirma Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo.

Entre as capitais, Salvador e Rio de Janeiro têm maior alta nas vendas do Varejo

Dentre as capitais brasileiras analisadas pelo ICVA, Salvador (BA) foi a que apresentou o resultado mais positivo, com um crescimento de 8,4%.

Na sequência, aparece o Rio de Janeiro (RJ), com alta de 8,3%.

Confira o desempenho de outras cidades muito procurados por quem curte a folia:

  • Florianópolis (SC): alta de 7,7%
  • Belo Horizonte (MG): alta 6%
  • Recife (PE): alta de 4,5%
  • São Paulo (SP): alta de 2,8%

A cidade do Rio de Janeiro apresentou a maior variação de faturamento do setor de Supermercados & Hipermercados, com alta de 11,8%.

Em seguida, aparecem Florianópolis (alta de 8,9%), São Paulo (alta de 7,7%), Belo Horizonte (alta de 7%) e Salvador (alta de 3,6%). O segmento teve retração apenas em Recife, com queda de 5,8%.

O segmento de Recreação & Lazer também experimentou a maior variação no Rio de Janeiro (alta de 4,9%).

Em seguida, aparecem São Paulo (alta de 4,8%), Recife (alta de 4,2%) e Belo Horizonte (alta de 0,6%).

Em Salvador e Florianópolis, houve quedas de 2,3% e 2%, respectivamente.

Já no segmento de Alimentação (Bares & Restaurantes), Salvador puxou os resultados positivos, com alta de 7%.

Na sequência, estão Recife (alta de 4,7%), Rio de Janeiro (alta de 0,9%) e São Paulo (alta de 0,7%). Em Belo Horizonte e Florianópolis, o faturamento deste setor caiu 2,9% e 2,1%, respectivamente.

Por outro lado, Florianópolis apresentou o melhor resultado em relação ao setor de Turismo & Transporte, com crescimento de 4,4%.

Recife (alta de 1,4%), Belo Horizonte (alta de 0,5%), Rio de Janeiro (alta de 0,4%) e Salvador (alta de 0,2%) completam a lista.

Entre as capitais analisadas, São Paulo foi a única que apresentou queda no faturamento deste segmento, com retração de 1,1%.

O que é o ICVA – Índice Cielo de Varejo Ampliado

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas.

Eles respondem por mais de 900 mil clientes credenciados à companhia.

O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.

O ICVA foi desenvolvido pela área de Business Analytics da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.

Como o ICVA é calculado

A unidade de Business Analytics da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de market share – e os da substituição de cheque e dinheiro no consumo.

Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.

Este índice não é, de forma alguma, a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.

Entenda o Índice Cielo do Varejo Ampliado

  • ICVA Nominal – Indica o crescimento da receita nominal de vendas no varejo ampliado do período, comparando com o mesmo período do ano anterior. Reflete o que o varejista de fato observa nas suas vendas.
  • ICVA Deflacionado – É o ICVA Nominal descontado da inflação. Para isso, utilizamos um deflator, que é calculado a partir do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), apurados pelo IBGE e ajustados ao mix e pesos dos setores contidos no ICVA. Reflete o crescimento real do varejo, sem a contribuição do aumento de preços.

O novo modelo contempla informações do IPCA entre o primeiro e 11º mês e do IPCA-15 referentes ao 12º mês. No mês seguinte, o histórico do dado deflacionado será ajustado com a aplicação do IPCA daquele mês, podendo conter uma variação marginal.

  • ICVA Nominal/Deflacionado com ajuste calendário – É o ICVA sem os efeitos de calendário que impactam determinado mês/período, quando comparado com o mesmo mês/período do ano anterior. Reflete como está o ritmo do crescimento, permitindo observar acelerações e desacelerações do índice.
  • ICVA E-Commerce – Indicador do crescimento da receita nominal no canal de vendas online do Varejo do período em comparação com o período equivalente do ano anterior.

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