Convenção ABF 2022: veja como foi a participação da Cielo no maior evento do franchising brasileiro
A Cielo, líder em pagamentos eletrônicos no Brasil e na América Latina, esteve presente na 20ª edição da Convenção ABF do Franchising, realizada de 19 a 23 de outubro, em Comandatuba, na Bahia.
Considerado o principal encontro de lideranças do setor de franquias brasileiro, o evento é organizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) e, em 2022, bateu recorde de participantes após ter sido realizado pela última vez em 2019 por causa da pandemia.
Ao todo, a Convenção contou com a participação de 586 congressistas, 246 empresas e 157 marcas franqueadoras. Segundo dados da ABF, o segmento de franquias teve um faturamento de R$ 48,052 bilhões no 2º trimestre de 2022 – um aumento de 16,8% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Para Wilson de Carli, Superintendente Comercial de Grandes Contas da Cielo, esses números mostram a relevância do franchising na economia do país e reforçam a importância de entender as necessidades desse segmento em relação aos meios de pagamento:
“Buscamos ir além dos aspectos comerciais. Temos uma preocupação legítima em prover soluções personalizadas para cada franquia porque, sem elas, os franqueados acabam perdendo oportunidades de vendas”, ressalta.
“Na Cielo, nos perguntamos como podemos contribuir para que as franquias possam vender mais. Para isso, além de oferecermos segurança, soluções integradas e estabilidade, precisamos fomentar parcerias reais com os franqueados, entendendo o que cada um realmente precisa. Então, nada melhor do que estarmos presentes no maior evento do setor, tendo uma visão próxima das necessidades das franquias no mercado brasileiro”, completa Wilson.
Digitalização é o foco das soluções da Cielo para acompanhar as mudanças do setor
Como uma das patrocinadoras do evento, a Cielo marcou presença com a distribuição de brindes e apresentou diversas soluções de pagamento em um estande e um lounge.
Neste último espaço, os presentes puderam simular a experiência de realizar pagamentos via QR Code, utilizando carteira virtual nas nossas maquininhas.
Foram apresentadas ainda diversas alternativas que a Cielo oferece para melhorar as vendas, as finanças e a gestão das franquias, tais como a Cielo LIO, o Cielo Link de Pagamento, o Receba Automático em 2 dias e o Cielo Farol, além de soluções de e-commerce e de conciliação financeira.
Mais do que maquininhas de cartão, proporcionamos um ecossistema de soluções integradas para atacar as principais dores dos franqueados, oferecendo:
- Análises comparativas com a concorrência e o setor em geral com base em vendas reais;
- Integração de sistemas, proporcionando visibilidade e aumento do controle sobre as vendas e facilitando a gestão e o recebimento de royalties;
- Antecipação de recebíveis para operações avulsas ou alteração de prazos de recebimento de todas as vendas para até dois dias úteis;
- Diminuição do atrito no momento do pagamento, contribuindo para a melhoria da experiência do cliente, a automatização operacional e o aumento do ticket médio e da conversão;
- Gestão e conciliação de vendas multicanais realizadas através de loja virtual, aplicativo de celular ou do conciliador financeiro, evitando a bitributação de produtos/serviços;
- Digitalização da jornada de compra de clientes e do split de pagamentos, garantindo participação de ponta a ponta da franquia nos fluxos comerciais.
Só em 2022, cerca de 15% das vendas transacionadas foram realizadas através de aplicativos próprios e de delivery, WhatsApp e lojas virtuais, destacando a importância dos canais digitais nas vendas.
Sobre a ABF
A Associação Brasileira de Franchising (ABF) é uma entidade sem fins lucrativos que representa oficialmente o sistema de franquias no país, com objetivo de fomentar o setor.
Fundada em 1987, a ABF conta com mais de 1,5 mil associados entre franqueadores, potenciais franqueadores, franqueados, fornecedores, consultores e startups, sendo também sede da Federação Ibero-Americana de Franquias (FIAF), líder da Força-Tarefa da World Franchise Council (WFC) e responsável pela maior feira de franquias do mundo, a ABF Franchising Expo.
Só em 2021, o setor de franquias faturou mais de R$ 185 bilhões, correspondendo a aproximadamente 2,7% do Produto Interno Bruto (PIB).
Ao todo, o franchising brasileiro conta com mais de 170 mil unidades e 2.800 marcas de franquias, emprega diretamente mais de 1,4 milhão de pessoas.
Veja também >> Cielo marca presença na APAS Show 2022, maior feira de supermercados do mundo