Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Conheça o dia do Orgulho Geek e aumente suas vendas com a Cielo

O mercado mundial de produtos para geeks faturou cerca de US$ 300 bilhões só em 2021. Saiba quem são, as tendências de consumo e as oportunidades de negócio que esse público gera.
Publicado por Equipe Cielo

Você sabia que hoje, 25 de maio, é comemorado o dia do Orgulho Geek? Isso mesmo. Pensando na diversidade de públicos que existem no mercado, a Cielo aproveitará essa data comemorativa para explicar um pouco mais sobre esta cultura e como usá-la para aumentar suas vendas.

Acompanhe o conteúdo e fique ligado. Boa leitura!

O que é Geek?

Segundo a Wikipedia, Geek é uma gíria inglesa que se refere a pessoas peculiares ou excêntricas, fãs de tecnologia, eletrônica, jogos eletrônicos ou de tabuleiro, histórias em quadrinhos, mangás, animes, livros, filmes e séries.

Para quem viveu a década de 1980, digamos que o Geek de hoje é o Nerd daquela época, porém mais descolado, já que estamos em uma época em que a tecnologia é popular e não sai mais de moda.

Depois de grandes ícones da tecnologia como Bill Gates, Steve Jobs e Mark Zuckerberg despontarem no mundo dos negócios, ser Geek é mais do que nunca uma vantagem, um modelo a ser seguido por muitos jovens que como eles eram vistos como diferentes.

Não é à toa, que existe um dia do Orgulho Geek que também é chamado de Orgulho Nerd, que é mundialmente comemorado não só por gamers, e seguidores da cultura Geek, mas também por vários executivos de empresas de tecnologia.

A cultura geek

Não faz muito tempo, a cultura geek era pouco acessível, limitada a pequenos grupos e praticamente ignorada pelas marcas que não faziam parte do universo dos jogos eletrônicos.

Mas a realidade mudou e, ao longo da última década, os geeks se tornaram responsáveis por uma ampla fatia do mercado cultural. Seja por meio do cinema, jogos, literatura, músicas, quadrinhos e licenciamento de produtos, a cultura pop cresceu, explodiu e virou uma corrente dominante.

Tanto que o dia do Orgulho Geek é conhecido pela comunidade também como o Dia da Toalha em homenagem dos fãs ao autor da série O Guia do Mochileiro das Galáxias, Douglas Adams. Nessa ocasião, é comum que os nerds e geeks postem fotos com toalhas em suas redes sociais fazendo referência ao personagem Arthur Dent. Nessa história, a toalha é muito importante para os “viajantes da galáxia”, porque seria útil para as mais variadas e inimagináveis situações.

Quem são os geeks no Brasil?

Em uma edição da CCXP, evento brasileiro de cultura pop, realizada em 2019, o Instituto MindMiners analisou o comportamento e as tendências de consumo do mercado geek no Brasil e revelou as marcas top of mind desse perfil.

Ao todo, foram consultadas 2.350 pessoas, o estudo contou com mais de 12 mil entrevistas e fez a comparação com o brasileiro médio, dentro de um perfil denominado “pop” pelo IBGE.

Ainda, um levantamento feito pela Brandar Consulting, por encomenda da Licensing International, revelou que o mercado mundial de produtos geek faturou cerca de US$ 300 bilhões em 2021. Só o Brasil bateu a cifra de R$ 21,5 bilhões segundo dados da Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens (Abral).

Por que se comemora o dia do Orgulho Geek? De onde essa data veio?

Em 25 de maio de 1977, estreou o maior ícone da cultura nerd de todos os tempos: o primeiro filme da saga Star Wars. O que ninguém poderia imaginar é que a história, criada por George Lucas, mudaria a percepção da sociedade para com os grupos que se interessavam por esse tipo de entretenimento.

Outros fatores, como as grandes produções de filmes e jogos de vídeo game sobre heróis, popularizaram ainda mais esta cultura. E, a partir dessa conquista, surgiu a comemoração do dia do Orgulho Geek.

Chame a atenção do seu público

Saiba que um dos pontos mais importantes do mercado de fornecedores de produtos geek é oferecer um atendimento que satisfaça a um ou mais grupos, com gostos e necessidades diferentes. Justamente, por esse motivo, é importante identificar o público que consumirá os produtos ou serviços viabilizados pela sua empresa.

Isso, nada mais é, do que o mapeamento do seu público-alvo. Por meio desse estudo, é possível ajustar as soluções já existentes e desenvolver outras para que atendam às necessidades e dores dos seus clientes, além de evitar riscos desnecessários.

Elabore pesquisas simples que te ofereçam insumos para entender o que realmente seus clientes desejam e necessitam.

Importante: para que sua marca tenha alto engajamento, ela precisa formar comunidades.

Uma ou mais comunidades podem ajudar – e muito! – no entendimento de como construir um grupo ativo e apaixonado em torno do assunto. Lembre-se que todas as comunidades, independentemente da área de interesse, estão ligadas a um enredo que prende o público. Explore temas como um livro, quadrinho, filme, animação ou jogo eletrônico, no caso dos geekies.

Crie conteúdos e comunique-se. E não só para o dia do Orgulho Geek, porque a comunidade brasileira de geeks já tem uma agenda anual extensa de eventos, como o Campus Party, CCXP, Comic Con, Geek Expo, Game XP, Comiket, entre tantos outros que podem ser uma oportunidade para que você possa tanto estudar melhor esse mercado, como conhecer parceiros e lançar os seus produtos e serviços.

Também existem diversos youtubers que podem ajudá-lo a interagir e alcançar seu público específico. Aliás, não só para o mundo geek, mas para qualquer nicho que você queira alcançar mas não tenha tanta afinidade com o assunto.

Empreenda

Que tal empreender e lucrar de forma independente? Confira algumas dicas do Bruno Ávilla, especialista em marketing digital, para você ter um negócio próprio com ideias de baixo custo.

Sabemos que não é fácil ser empreendedor de primeira viagem, mas também sabemos que este tipo de ação traz muitas vantagens!

Por isso, deixamos aqui algumas dicas para ouvir no nosso episódio do Cielo DigiCast, o podcast sobre Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo para você que faz acontecer.

Neste episódio, temos a presença do Dani Zeidan, gerente comercial da Cielo, e a Ariadne Mecate, consultora do Sebrae-SP, que conversam sobre as vantagens de empreender sozinho, além dos desafios e como enfrentá-los. E, claro, dicas de como tirar a ideia do papel e gerenciar o seu negócio.

Conheça nossas soluções de e-commerce, que são indispensáveis para o sucesso das vendas online do seu negócio.

Gostou de saber mais sobre o dia do Orgulho Geek? Siga a Cielo no Instagram e LinkedIn e acompanhe vários assuntos relevantes. Até a próxima.


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288