Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Como montar uma brigaderia?

Há muito tempo, os brigadeiros deixaram de ser uma simples mistura de leite condensado e chocolate em pó. Hoje, existem diversas variações desse doce cada dia mais gourmetizado. Veja aqui como montar uma brigaderia de sucesso.
Publicado por Equipe Cielo

Aproveitar o sábado assistindo aquele filme desejado e saboreando um delicioso brigadeiro. Deu água na boca só de pensar, não é mesmo? Dificilmente encontramos alguém que não ceda aos encantos desse doce tão popular.

O sucesso do brigadeiro é tão grande, que atualmente existe um mercado gourmet e bastante diversificado para essa guloseima. Com isso, já há alguns anos, as brigaderias se fortalecem e ganham cada vez mais espaço no segmento alimentício.

Como o próprio nome já sugere, a brigaderia gourmet é o estabelecimento especializado em brigadeiros. Mas não se engane: eles vão muito além do tradicional chocolate. Além de oferecerem os mais diversos sabores e texturas, também apresentam opções para públicos específicos como, por exemplo, os veganos.

Por dispor de um espaço agradável e servir receitas elaboradas, com ingredientes sofisticados, esses espaços gourmet são ótimos para qualquer refeição. Desde o almoço, passando pelo cafezinho ou terminando com a sobremesa. Tudo isso aumenta o valor agregado dos produtos e cria uma sensação de aconchego, o que fideliza o consumidor.

O termo gourmet tem origem francesa e associa um ideal cultural, combinado à arte culinária das boas comidas e bebidas. O ambiente gourmetizado é uma opção rentável para empreendedores criativos.

Mas para iniciar um negócio nesse ramo, a dedicação é primordial. A qualidade deve predominar desde o produto ao bom atendimento. É necessário ter disposição para se reinventar e oferecer experiências únicas aos clientes. Estimule o olfato, a visão e o paladar.

Se interessou pelo assunto e quer investir nesse segmento? O Paulo, sócio proprietário da Rellicário Brigaderia, conversou com a gente e contou sua receita de como montar uma brigaderia. Localizada em Juiz de Fora, a loja é um sucesso! Confira.

Começar nem sempre é fácil

Pedimos para o Paulo nos contar um pouco da história do seu negócio, que veio de Goiânia. Junto das cunhadas, Claudia e Renata, e de sua esposa, Flávia, ele conheceu esse nicho do ramo alimentício e se interessou. Como a brigaderia era novidade em Juiz de Fora, eles enxergaram uma oportunidade.

Ao longo de 2012, os sócios estudaram o mercado e planejaram sua estrutura. Com poucos conhecimentos no ramo de empreendedorismo e de como montar uma brigaderia buscaram a ajuda do Sebrae para dar os primeiros passos.

A proposta sempre foi trabalhar com produtos gourmetizados, à base de chocolates nobres. Além dos brigadeiros, também ofereciam bolos, outros tipos de doces e a combinação café com brigadeiro.

Mas não foi fácil. Naquela época, o brigadeiro era um produto tradicional das padarias e apresentava preços muito inferiores. No modelo gourmetizado, a Rellicario Brigaderia não poderia cobrar os mesmos preços. Com isso, veio o primeiro desafio: convencer o público de que o valor era justificado por um produto diferenciado.

O espírito empreendedor estava no sangue dos sócios. Eles aceitaram e enfrentaram o desafio com garra e coragem. E não é que deu certo?

A loja começou em um espaço pequeno, com apenas três mesas. A decisão de expandir veio de forma inusitada. Muito procurada pela população local, a Rellicário Brigaderia passava boa parte do dia cheia de clientes.

Certo dia, um funcionário estava entregando o pedido e uma criança, correndo pela loja, esbarrou nele. O pedido caiu e sujou tanto a mesa, quanto os consumidores. Nesse momento, Paulo e suas sócias perceberam que a expansão havia se tornado um imperativo. Caso contrário, a possibilidade de perder clientes seria grande.

Em 2015 eles saíram de um ambiente de três mesas, para um com 19! Demais, né? A loja continuou a crescer nos dois anos seguintes e, em 2018, eles abriram a segunda unidade, com direito a muita fila e venda de todos os produtos do estoque.

Como a Cielo faz parte disso?

Desde o início, a Cielo faz parte da história da Rellicário Brigaderia. Começamos a parceria com as maquininhas de cartão e hoje a brigaderia faz uso do Cielo Link de Pagamento.

O Paulo contou que o Cielo Link de Pagamento chegou na hora certa, facilitando as vendas num momento delicado e pôde ser aproveitado em muitas outras situações. Esperar transferências bancárias para aceitar pedidos, nunca mais! Com o link de pagamento da Cielo, a Rellicário Brigaderia confirma seus pedidos na mesma hora.

E tem mais: o cliente não paga taxas de transferências bancárias e pode parcelar sua compra. Todo o processo é feito de forma simples para a loja e para o cliente. Com tanta facilidade, as vendas aumentaram e as transações se tornaram muito mais fáceis.

Atualmente, a Cielo fará parte de mais uma etapa da Rellicário Brigaderia: o e-commerce da loja. Além disso, na nova unidade, as máquinas da Cielo também estarão presentes. É uma honra fazer a diferença na trajetória desse empreendimento!

Leia também: Como montar uma loja virtual e aumentar o número de vendas da sua empresa

E quando a pandemia acabar?

O Paulo acredita que, embora a economia deva permanecer retraída, por algum tempo, ela também oferece oportunidades. Para quem se reinventou, muitas coisas podem melhorar.

No caso da sua loja, a pandemia ofereceu o impulso que faltava para o lançamento do site e do atendimento nacional. O projeto tornou-se prioridade e oferece boas perspectivas para o aumento das vendas.

Embora seja um momento de dificuldade, quem souber aproveitá-lo, colherá bons frutos. E a Rellicário Brigaderia, certamente se beneficiará com as novidades. Que tal buscar oportunidades para o seu negócio também?

Se este é seu desejo, que tal já pensar em nomes para brigaderia? Uma sugestão valiosa para você que está estudando como montar um negócio desses é perguntar a pelo menos 10 pessoas mais próximas o que o brigadeiro lembra para elas.

Você irá se surpreender com as respostas e poderá surgir um nome lindo para a sua brigaderia.

Leia também: Aprenda a fazer ovos de Páscoa e lucre nesse período do ano

É dica que você quer?

Quisemos saber do Paulo qual dica ele daria para quem busca saber como montar uma brigaderia como a dele.  Ele foi além e deu uma informação valiosa para qualquer empreendedor: faça um estudo de mercado.

Entenda seu segmento, sua predisposição em aceitar o produto ou serviço oferecido, e esteja disposto a inovar. Seja autêntico e ofereça experiências para o seu cliente, se diferencie!

Se você, assim como o Paulo, tem interesse em aprender como montar uma brigaderia, erga as mangas e coloque tudo o que falamos em prática. Conte com a Cielo para tudo o que precisar!


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288