Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Como a tecnologia NFC pode te ajudar nesse momento

Publicado por Equipe Cielo

Como sempre falamos, todo empreendedor que não se adapta aos hábitos de consumo do mercado paga um preço muito caro por isso. Hoje, essa adaptação vai um pouco além de aceitar cartões de crédito e débito. Afinal, a tecnologia NFC, mais conhecida como pagamento por aproximação, está cada vez mais popular.

Embora o volume de vendas no cartão seja muito grande, às vezes, andar sem a carteira traz muita comodidade, como em uma caminhada no parque, por exemplo. Nesse momento só queremos andar com o celular e, no máximo, a chave de casa.

Depois do exercício vem a sede. Sem carteira, como você vai comprar uma água ou um suco para se refrescar? É nesse momento que o Near Field Communication (ou comunicação por campo de proximidade)tecnologia já disponível nos equipamentos da Cielo, entra em ação.

Você sabe o que é NFC?

Se você já andou de transporte público na cidade de São Paulo, por exemplo, deve ter notado que as tarifas podem ser pagas com o Bilhete Único. Esse, provavelmente, foi o primeiro contato de muitos brasileiros com a tecnologia NFC, que hoje está presente em smartphones, smartwatches, pulseiras inteligentes, etc.

NFC, basicamente, é a troca de informações entre dispositivos sem a necessidade de cabos ou fios (wireless). Para usufruir dessa facilidade, basta uma aproximação física entre os equipamentos.

Essa tecnologia se trata de um padrão definido pelo NFC Forum, um consórcio global fundado em 2004 e composto por empresas de software, hardware, bancos e cartões de crédito. LG, Google, Visa, Huawei, Samsung, Motorola estão entre os principais membros do fórum.

NFC: como funciona?

Como falamos, para que o NFC funcione é preciso aproximar os equipamentos em pelo menos 10 centímetros. Vale lembrar que os dois dispositivos devem conter essa tecnologia.
Para que o processo de troca de informação seja possível, o NFC gera um link em frequência de rádio de curta distância e os usuários devem aproximar os aparelhos para finalizar o processo.

Hoje, o mais comum é que essa tecnologia seja usada para a realização de pagamentos, mas é possível usá-la para outras finalidades como a transferência de arquivos sem a necessidade de uma conexão de internet.

Vai ao museu ou a uma loja? É possível que se depare com obras que contam com um adesivo de NFC, que leva até uma página da web que dê mais detalhes sobre a obra ou o produto.
Está pensando que algum espertinho pode interceptar a conexão entre os aparelhos e roubar seus dados?

Não se preocupe com isso. O NFC é superseguro e os usuários estão livres desse risco.

Leia mais: Máquinas de cartão de crédito e débito

Falando em segurança…

Nós sabemos: os equipamentos passam por milhares de pessoas durante um dia de venda. Em grandes varejistas esse número pode ser muito maior do que você imagina.
Já parou para pensar na quantidade de bactérias que temos contato diariamente? Em momento de proliferação, por exemplo, realizar pagamentos por NFC é uma alternativa mais segura, que protege não só o consumidor, mas também o lojista.

Trata-se de uma opção que inclui a preocupação com a higiene e saúde de todos que estão envolvidos em um processo de venda.

Cielo ZIP e Flash possuem tecnologia NFC

Pensando nos consumidores que pagam suas compras com NFC, disponibilizamos na maior parte das nossas máquinas a alternativa de pagamento por aproximação.

A Cielo ZIP, por exemplo, é a máquina que não precisa de um smartphone pareado para realizar as transações. Ela possui um chip próprio (com plano incluso), o que deixa sua vida ainda mais prática, já que não gastará seus dados móveis durante o dia. Além disso, é possível conectá-la a uma rede Wi-Fi.

Já a Cielo Flash é uma máquina ultraveloz, capaz de finalizar uma venda em apenas três segundos e, assim como a ZIP, é um equipamento de multiconexão.

E o que as duas máquinas têm em comum?

Ambas contam com a alternativa de pagamento por NFC, método que conclui uma compra com a aproximação do cartão de crédito/débito ou smartphone do cliente.

Como fazer um pagamento por aproximação?

Realizar esse tipo de pagamento é muito simples, seja na Cielo Flash ou na ZIP. Confira o passo a passo que deve ser feito na máquina de cartão para oferecer a alternativa de pagamento NFC ao cliente na Cielo Flash.

  1. Digite o valor da compra
  2. Selecione o tipo de pagamento (crédito, débito ou crediário)
  3. À vista ou parcelado? Indique na máquina
  4. Na tela, uma mensagem pedirá para aproximar o dispositivo com NFC
  5. Após o processo de transação, você pode imprimir (ou não) o comprovante da venda

Já com a Cielo ZIP, o processo de pagamento por aproximação é o mesmo, porém o comprovante da transação não é impresso. Ele pode ser enviado por SMS.

Pagamento por NFC está se popularizando cada vez mais. Por isso, contar com essa alternativa no seu negócio é fundamental para não perder vendas e, claro, construir uma experiência agradável para os consumidores.


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288