Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Como é calculado o décimo terceiro? Veja método simples e rápido

Publicado por Equipe Cielo

Final de ano nos faz lembrar das festas, presentes, férias e, claro, da graninha a mais que os trabalhadores têm direito. Mas você sabe como é calculado o décimo terceiro salário? Fique tranquilo, aqui vai aprender rapidinho.

Antes de tudo, para saber como funciona o décimo terceiro, você deve entender que a primeira parcela pode ser paga pelo empregador até o dia 30 de novembro. A segunda deve ser recebida até o dia 20 de dezembro.

Na primeira parcela, o trabalhador recebe o equivalente à metade do seu salário atual, sem descontos. A segunda vem com os descontos que você já conhece, como INSS, Imposto de Renda e, claro, o valor referente à primeira parcela.

Se o empregado trabalhou durante um ano inteiro na mesma empresa e você quer saber qual é o valor do décimo terceiro, saiba que ele será correspondente a um salário integral. Caso contrário, essa remuneração a mais vai ser proporcional ao período de atividade.

Também vamos explicar como calcular situações assim, então acompanhe esse texto até o final!

Leia mais: Como calcular suas férias

Qual é a importância de aprender como é calculado o décimo terceiro dos colaboradores?

Saber o investimento em todos os setores da empresa é algo que deve estar no planejamento financeiro. Isso, claro, inclui o custo das pessoas que compõem a equipe.

No final do ano, por exemplo, temos que considerar como é calculado o décimo terceiro para ficar a par dos valores que serão destinados para esta obrigação.

Se o funcionário trabalhou durante todo o ano na mesma empresa, como dissemos, ele tem direito a um salário líquido. Não há nenhuma complexidade para casos como este, é como se fosse um recebimento normal, mas o 13º mês do ano vigente.

E como fazer o cálculo do décimo terceiro proporcional?

Essa é uma dúvida que ronda a cabeça de muita gente, viu?

Por isso, além de falar como é calculado o décimo terceiro integral, decidimos fazer esse post e esclarecer de vez essa questão. Confira o passo a passo:

  1. Divida o salário bruto por 12 (meses);
  2. Considere o resultado e divida pela quantidade de meses trabalhados durante todo o ano. Lembre-se: a primeira parcela é paga em novembro e se algum colaborador iniciou neste mês, ele não tem direito ao benefício;
  3. Encontrou? Divida por dois e o resultado será a primeira parcela do 13º salário do funcionário;
  4. Para chegar ao total da segunda parcela, siga o mesmo processo e, no final, subtraia o valor da primeira (adiantamento) e descontos de INSS e Imposto de Renda (IR).

Seguindo esse passo a passo de como fazer a conta do décimo terceiro, você consegue provisionar o valor que será destinado a esse pagamento.

Inclua as horas extras no décimo terceiro salário

Algumas empresas trabalham com horas extras e você deve levar isso em conta quando for verificar como é calculado o décimo terceiro.

Nesse caso, os valores que se referem a esses períodos também devem estar no montante final do décimo terceiro salário. Para isso, siga os seguintes cálculos da primeira parcela:

  1. Some todos os valores extras pagos ao colaborador;
  2. Divida por 12 (meses);
  3. Multiplique o resultado pelo custo de hora extra + salário bruto.

Para a segunda parcela, faça o mesmo cálculo, mas, desta vez, os descontos que citamos serão deduzidos.

Saber como funciona o décimo terceiro para horas extras é muito importante e evita possíveis conflitos com funcionários que encontrem erros nas contas. De qualquer forma, conte com o apoio da sua contabilidade para chegar ao valor correto.

Impacto na economia do país

O pagamento do décimo terceiro salário vai muito além de um benefício ao trabalhador. Trata-se de uma forma de movimentar a economia do país no final do ano. Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o pagamento do 13º salário injetou mais de R$ 250 bilhões na economia brasileira em 2022.

Se o trabalhador tem mais dinheiro no bolso, significa que teremos mais em circulação no comércio.

Como é o pagamento do décimo terceiro no INSS?

Mesmo que você tenha uma empresa sem funcionários afastados, vale a pena saber como é calculado o décimo terceiro em situações adversas.

Todos os anos os aposentados recebem as parcelas do décimo terceiro antes do que os demais trabalhadores. O valor é pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), geralmente, entre maio e julho.

De acordo com dados do INSS, o Brasil tem mais de 30 milhões de beneficiários e o pagamento também acontece em duas etapas, no mesmo formato do que os trabalhadores. A primeira parte 50% do valor integral e, a segunda, com os descontos.

Importante pontuar que quem ganha apenas um salário-mínimo recebe primeiro. Por isso, é legal entender como funciona o décimo terceiro em todos os casos, inclusive os que não estão registrados por meio de uma empresa.

Porém, além de ter dúvida de como fazer a conta do décimo terceiro, outra muito comum é sobre as pessoas que também têm direito a este benefício.

Não é só para aposentados que o INSS paga o décimo terceiro. Existem alguns segurados que têm o direito. São pessoas que já recebem algum benefício como, por exemplo:

  • Auxílio-doença;
  • Auxílio-acidente;
  • Salário-maternidade;
  • Auxílio-reclusão.

Sendo assim, para saber qual é o valor do décimo terceiro no caso de colaboradores que estejam afastados da empresa devido a algum tipo de licença, o INSS fica responsável pelo pagamento, desde que o tempo de afastamento cubra todo o ano.

No caso de dúvidas sobre como é calculado o décimo terceiro para situações de afastamento, é importante consultar um especialista a fim de verificar se você não possui nenhuma obrigação em relação a esse pagamento.

Pronto! Agora você já sabe tudo sobre esse benefício. Aprendeu até como fazer o cálculo da segunda parcela do décimo terceiro (aquela com os descontos), uma dúvida ainda muito comum.

Quer aprender mais? Temos algumas dicas para fazer sua empresa crescer e, se não souber quais são as diferenças entre chefe e líder, também explicamos em nosso blog.

Ainda tem dúvidas sobre como é calculado o décimo terceiro? Converse com seu contador, ele vai ajudá-lo em questões pontuais.


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288