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Vendas no Varejo caem 0,3% em janeiro, de acordo com a Cielo

Serviços e Bens Duráveis foram os responsáveis pela baixa. É o segundo mês seguido de queda.
Publicado por Equipe Cielo

Empreendedor de avental segura tablet onde acompanha o ICVA.

As vendas no Varejo em janeiro de 2025 caíram 0,3%, descontada a inflação, em comparação com o mesmo mês de 2024, aponta o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA).

Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, houve crescimento de 5,5%. Foi o segundo mês seguido de queda nas vendas.

Macrossetores varejistas mostram retração

Dois dos macrossetores do Varejo registraram retração: Bens Duráveis e Semiduráveis (-2,4%) e Serviços (-2,1%).

No caso de Bens Duráveis, o segmento com a maior baixa foi o de Óticas e Joalherias.

Já no macrossetor de Serviços, o setor de Bares e Restaurantes apresentou a queda mais significativa.

O resultado  do Varejo só não foi mais negativo porque o macrossetor de Bens Não Duráveis cresceu 1,1%, puxado principalmente pelo desempenho de Drogarias e Farmácias.

Segundo Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo, a inflação pode explicar, em parte, a queda do Varejo em janeiro.

“Alimentação fora de casa, combustíveis e passagens aéreas, por exemplo, registraram aumentos de preços, o que pode ter desestimulado as compras”, afirma o executivo. “Segmentos presenteáveis, como Óticas e Joalherias, também apresentaram retrações nas vendas, que podem ter sido consequência da antecipação de compras nos períodos da Black Friday e Natal”, diz.

E-commerce e vendas presenciais

Em janeiro, o e-commerce cresceu 5,6% em termos nominais. As vendas presenciais subiram 5,5% em termos nominais em relação ao mesmo mês de 2024.

Inflação

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), prévia do IPCA divulgada pelo IBGE, registrou alta de 0,11% para o mês de janeiro.

Segundo o instituto, o principal impacto de alta vem dos grupos de alimentação, transportes e passagens aéreas.

Ao ponderar o IPCA e o IPCA-15 pelos setores e pesos do ICVA, a inflação do varejo ampliado acumulada em 12 meses em janeiro foi de 5,8%.

Sul continua com o melhor desempenho entre as regiões no Brasil

De acordo com o ICVA deflacionado e com ajuste de calendário, os resultados de cada região em relação a janeiro de 2024 foram:

  • Sul (+1,4%)
  • Sudeste (0,0%)
  • Nordeste (-2,3%)
  • Centro-Oeste (-2,9%)
  • Norte (-3,3%)

Pelo ICVA nominal – que não considera o desconto da inflação – e com ajuste de calendário, os resultados de cada região foram:

  • Sul (+6,4%)
  • Sudeste (+6,1%)
  • Centro Oeste (+3,9%)
  • Norte (+3,5%)
  • Nordeste (+3,4%)

O que é o ICVA – Índice Cielo de Varejo Ampliado

Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas.

Eles respondem por milhares de clientes credenciados à companhia.

O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.

O ICVA foi desenvolvido pela área de Business Analytics da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.

Como o ICVA é calculado

A unidade de Business Analytics da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de market share – e os da substituição de cheque e dinheiro no consumo.

Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.

Este índice não é, de forma alguma, a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.

Entenda o Índice Cielo do Varejo Ampliado

  • ICVA Nominal – Indica o crescimento da receita nominal de vendas no varejo ampliado do período, comparando com o mesmo período do ano anterior. Reflete o que o varejista de fato observa nas suas vendas.
  • ICVA Deflacionado – É o ICVA Nominal descontado da inflação. Para isso, utilizamos um deflator, que é calculado a partir do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), apurados pelo IBGE e ajustados ao mix e pesos dos setores contidos no ICVA. Reflete o crescimento real do varejo, sem a contribuição do aumento de preços.

O novo modelo contempla informações do IPCA entre o primeiro e 11º mês e do IPCA-15 referentes ao 12º mês. No mês seguinte, o histórico do dado deflacionado será ajustado com a aplicação do IPCA daquele mês, podendo conter uma variação marginal.

  • ICVA Nominal/Deflacionado com ajuste calendário – É o ICVA sem os efeitos de calendário que impactam determinado mês/período, quando comparado com o mesmo mês/período do ano anterior. Reflete como está o ritmo do crescimento, permitindo observar acelerações e desacelerações do índice.
  • ICVA E-Commerce – Indicador do crescimento da receita nominal no canal de vendas online do Varejo do período em comparação com o período equivalente do ano anterior.

Vídeo: como acompanhar as vendas no varejo com o ICVA

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