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Índice ICVA

ICVA: em janeiro, vendas no Varejo têm queda de 0,5%

Serviços e Bens Duráveis & Semiduráveis tiveram maior impacto na retração.
Publicado por Equipe Cielo

Jovem empreendedora negra sorridente, com tablet na mão, avalia os resultados do ICVA Cielo.Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) aponta que, em janeiro de 2024, as vendas no Varejo caíram 0,5% em comparação com o mesmo mês de 2023. O resultado apurado considera o desconto da inflação.

Em termos nominais – que espelham a receita de vendas observada pelos varejistas – houve um crescimento de 3,3%.

Dois macrossetores registraram queda no cálculo deflacionado: o de Serviços (-3,1%) e Bens Duráveis & Semiduráveis (-1,8%).

Com alta de 0,9%, apenas o macrossetor de Bens Não Duráveis registrou crescimento nas vendas do primeiro mês do ano. O resultado positivo foi puxado pelo setor de Supermercados & Hipermercados.

Já em Serviços, o segmento de Bares & Restaurantes foi o principal responsável pela diminuição de faturamento. Por outro lado, os setores de Materiais de Construção e Vestuário foram os que mais contribuíram para a retração registrada em Bens Duráveis & Semiduráveis.

“O mês de janeiro foi afetado por quedas de faturamento em importantes segmentos como Bares & Restaurantes, Turismo & Transporte e Livrarias & Papelarias, que costumam aquecer o comércio por causa da volta às aulas. Uma das hipóteses é que os pais estejam esperando passar o Carnaval para realizar as compras de materiais escolares”, afirma Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo.

“O resultado só não foi mais negativo porque o setor de Móveis, Eletro & Depto experimentou alta. Foi um mês que registrou recordes de temperatura em algumas regiões, o que pode ter estimulado a compra de aparelhos de ar-condicionado e colaborado para o crescimento do segmento”, completa o executivo.

Em termos nominais, resultados positivos para o e-commerce e lojas físicas

Em termos nominais, ou seja, que refletem a receita observada pelos lojistas, tanto as vendas no e-commerce quanto nas lojas físicas cresceram.

No comércio eletrônico, foi registrada uma alta de 4,3%. Já as vendas presenciais subiram 3% em relação a janeiro de 2023.

Alimentação e bebidas contribuem para aumento da inflação

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), registrou alta de 0,31% para janeiro de 2024.

Segundo o IBGE, o principal impacto de alta vem do grupo de Alimentação & Bebidas.

Ao ponderar o IPCA e IPCA-15 pelos setores e pesos do ICVA, a inflação do Varejo Ampliado acumulada em 12 meses em janeiro foi de 3,8%.

Queda se reflete no desempenho das regiões do país

De acordo com o ICVA deflacionado e com ajuste de calendário, os resultados de cada região em relação a janeiro de 2023 foram:

  • Sudeste: queda de 0,2%;
  • Nordeste: queda de 0,5%;
  • Norte: queda de 0,8%;
  • Sul: queda de 1,5%;
  • Centro-Oeste: queda de 1,6%

Pelo ICVA nominal – que reflete a receita observada pelo varejista e embute a inflação – e com ajuste de calendário, os resultados de cada região do país foram:

  • Sudeste: alta de 4,1%;
  • Norte: alta de 2,7%;
  • Sul: alta de 2,4%;
  • Nordeste: alta de 2%;
  • Centro-Oeste: alta de 1,4%

O que é o ICVA – Índice Cielo de Varejo Ampliado

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas.

Eles respondem por mais de 900 mil clientes credenciados à companhia.

O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.

O ICVA foi desenvolvido pela área de Business Analytics da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.

Como o ICVA é calculado

A unidade de Business Analytics da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de market share – e os da substituição de cheque e dinheiro no consumo.

Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.

Este índice não é, de forma alguma, a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.

Entenda o Índice Cielo do Varejo Ampliado

  • ICVA Nominal – Indica o crescimento da receita nominal de vendas no varejo ampliado do período, comparando com o mesmo período do ano anterior. Reflete o que o varejista de fato observa nas suas vendas.
  • ICVA Deflacionado – É o ICVA Nominal descontado da inflação. Para isso, utilizamos um deflator, que é calculado a partir do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), apurados pelo IBGE e ajustados ao mix e pesos dos setores contidos no ICVA. Reflete o crescimento real do varejo, sem a contribuição do aumento de preços.

O novo modelo contempla informações do IPCA entre o primeiro e 11º mês e do IPCA-15 referentes ao 12º mês. No mês seguinte, o histórico do dado deflacionado será ajustado com a aplicação do IPCA daquele mês, podendo conter uma variação marginal.

  • ICVA Nominal/Deflacionado com ajuste calendário – É o ICVA sem os efeitos de calendário que impactam determinado mês/período, quando comparado com o mesmo mês/período do ano anterior. Reflete como está o ritmo do crescimento, permitindo observar acelerações e desacelerações do índice.
  • ICVA E-Commerce – Indicador do crescimento da receita nominal no canal de vendas online do Varejo do período em comparação com o período equivalente do ano anterior.

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