Validação de Dados Cadastrais e Gestão de Acessos: mais segurança e praticidade para o seu negócio
A Cielo tem um grande compromisso com a segurança do seu negócio e realiza melhorias constantes em nossos processos para deixar sua experiência na Minha Conta Cielo ainda mais segura e completa.
Por isso, é importante que você faça a sua Validação de Dados Cadastrais.
Neste texto, você vai ver:
- O que é a Validação de Dados Cadastrais?
- O que á a Gestão de Acessos?
- Conheça os perfis da Gestão de Acessos
- Perfil de Administrador
- Perfil de Analista
- Perfil de Visualizador
- Perfil Personalizado
- Como fazer minha Validação de Dados Cadastrais?
- Como fazer a Validação de Dados Cadastrais através de um convite recebido
- O que é o Token?
- A Validação de Dados Cadastrais é obrigatória!
- Como visualizar os usuários com dados cadastrais já validados
Continue a leitura e saiba mais!
O que é a Validação de Dados Cadastrais?
A Validação de Dados Cadastrais é a etapa necessária para finalizar um cadastro na Minha Conta Cielo. Para isso, são confirmadas informações como número do CPF, telefone e e-mail.
Quem é cliente Cielo precisa fazer a sua validação de dados, pois só assim é possível realizar mais de 70 autosserviços disponíveis no site Cielo e no App Cielo Gestão, tais como: visualização do extrato de vendas e recebíveis, contratação de antecipação ou adiantamento de valores, solicitação de bobinas, criação de links de pagamento e mais.
Além de todos estes serviços, o(a) responsável pelo estabelecimento comercial pode realizar a Gestão de Acessos, que permite que outras pessoas que trabalham no negócio também possam acessar essas ferramentas.
A Validação dos Dados Cadastrais ainda ajuda a minimizar o risco de fraudes, garantindo mais segurança para clientes Cielo.
O que é a Gestão de Acessos?
A Gestão de Acessos é uma funcionalidade da Cielo, disponível para os clientes que finalizaram o processo de Validação de Dados Cadastrais.
Ela permite a criação de perfis atrelados ao estabelecimento comercial, ajudando a melhorar a gestão das atividades realizadas no site Cielo ou no App Cielo Gestão.
Desta forma, cada pessoa da sua equipe tem acesso às informações do seu negócio de forma personalizada, de acordo com as permissões estabelecidas para cada perfil.
Há três modalidades de perfis pré-definidas: Administrador, Analista e Visualizador.
Além disso, temos o perfil Personalizado, onde é possível customizar as funções de acesso às informações do seu estabelecimento comercial, de acordo com a sua preferência.
Conheça os perfis da Gestão de Acessos
Há três tipos de perfil pré-definidos, que podem ser atribuídos na Gestão de Acesso.
E mais: de acordo com as necessidades de cada negócio, também é possível criar perfis personalizados, que têm acesso customizado às informações de um estabelecimento comercial disponíveis na Minha Conta Cielo.
Vamos conhecer o que pode ser feito por cada tipo de perfil pré-definido!
Perfil de Administrador
O perfil de Administrador tem permissão de acesso a todos os serviços disponibilizados no site Cielo e no App Cielo Gestão, incluindo a possibilidade de atribuir e criar outros perfis usando a Gestão de Acessos.
Para este tipo de perfil, é necessário ter um token ativo já que, com ele, uma pessoa pode executar atividades mais sensíveis como cancelar vendas, alterar domicílio bancário, contratar produtos e fazer mudanças cadastrais.
Para utilizar um perfil Administrador, é necessário fazer a validação de CPF, e-mail, telefone (pelo nosso site ou app) e foto (apenas pelo app).
Perfil de Analista
Assim como o perfil de Administrador, o perfil de Analista tem permissão para acessar diversas funcionalidades disponíveis na “Minha Conta Cielo”.
A diferença é que o perfil de Analista não pode utilizar a Gestão de Acessos.
No entanto, uma pessoa com perfil de Analista também precisa ter um token ativo para executar algumas atividades.
Com ele, quem não é administrador do estabelecimento consegue ter acesso a todos os serviços disponíveis – exceto criar e atribuir perfis.
Para utilizar um perfil Analista, é necessário fazer a validação de CPF, e-mail ou telefone (pelo site ou app) e foto (apenas pelo app).
Perfil de Visualizador
Já perfil de Visualizador permite o acesso a funções mais básicas como, por exemplo, a consulta de dados cadastrais e de extratos, solicitações de materiais e pedidos de manutenção de maquininhas.
Para ter acesso a um perfil de Visualizador, é necessário realizar apenas a validação de CPF, e-mail e telefone, através do Site Cielo ou App Cielo Gestão.
Perfil Personalizado
Por fim, temos o perfil Personalizado. Nesta opção, uma pessoa com perfil de Administrador pode dar acesso customizado a quem desejar, liberando o acesso às funcionalidades disponíveis da forma que preferir.
Assim, este tipo de perfil proporciona segurança, flexibilidade e facilidade para que a pessoa titular do estabelecimento comercial possa adequar os acessos de acordo com as necessidades do seu negócio.
Veja abaixo como criar um perfil Personalizado:
- No site Cielo, clique em “Acessar minha conta” e insira seu login e senha;
- Já na área logada, escolha a opção “Meu cadastro” no menu;
- Em seguida, clique em “Gestão de Acessos” e depois em “Criar perfil personalizado”;
- Siga as orientações na tela e defina as funcionalidades para o perfil. Será necessário inserir os dados da pessoa a qual o perfil personalizado será atribuído ou enviar a solicitação “em lote”;
- Conclua o processo e faça o envio do(s) convite(s).
Como fazer minha Validação de Dados Cadastrais?
Fazer a validação dos seus dados cadastrais na Cielo só traz benefícios. E o processo é muito simples!
Veja abaixo como validar seus dados de cadastro:
- Acesse o site Cielo ou o app Cielo Gestão com seu login e senha;
- Na sequência, você verá uma mensagem sobre atualização de dados. Clique em “Atualizar”;
- Em seguida, vamos confirmar seu CPF, e-mail e número do telefone celular. Siga as orientações na tela. Uma dica: se não conseguir encontrar o e-mail de confirmação na sua caixa de e-mail, verifique se a mensagem não foi para a sua caixa spam;
- No passo seguinte, você vai receber o acesso de acordo com o perfil que foi atribuído para você (administrador, analista, visualizador ou personalizado);
- Se o seu perfil for de visualizador, o processo de validação é finalizado aqui. Mas, se tiver perfil de administrador, analista ou personalizado, precisará dar continuidade nos seguintes passos;
- Nos próximos passos, você vai precisar enviar uma foto do seu rosto. Este passo é feito pelo App Cielo Gestão;
- Assim que a validação dos seus dados for finalizada, seu token será ativado e você poderá acessar as funções atribuídas ao seu perfil na Gestão de Acessos.
Como fazer a Validação de Dados Cadastrais através de um convite que recebi?
Se você agora faz parte da equipe de um estabelecimento comercial que é cliente da Cielo, o passo a passo para a sua validação muda um pouco.
A pessoa que é proprietária ou responsável pelo negócio onde você trabalha envia um convite para o seu e-mail e é a partir dele que seus dados serão validados.
Veja abaixo como fazer sua Validação de Dados Cadastrais a partir da mensagem que você recebeu:
- Acesse o e-mail de convite e clique em “Criar meu perfil”;
- Verifique se os seus dados pessoais estão corretos. Na sequência, clique em “Próximo”;
- Após ler os termos de uso, assinale a caixinha de confirmação clique em “Próximo” novamente;
- Agora, crie a sua senha de acesso para os Canais Digitais da Cielo;
- Em seguida, iremos validar alguns dados para garantir mais segurança ao acesso nos nossos Canais;
- Confirme se o seu endereço de e-mail está correto para receber uma mensagem com o código de autenticação. Ao receber a mensagem, digite o código recebido para fazer a validação;
- Agora, cadastre o seu celular. Preencha seu número, escolha por onde quer receber o código e confirme;
- Digite o código de autenticação que foi enviado via SMS ou WhatsApp para o seu celular. Se você tiver um perfil de Visualizador, a sua validação termina nesta etapa.
Já quem tem perfil de Administrador, Analista ou Personalizado (de acordo com as permissões atribuídas) ainda precisa cumprir mais uma etapa, que é feita pelo App Cielo Gestão. Confira:
- Acesse o app e após entrar no aplicativo, envie uma foto do seu rosto (selfie).
- Pronto! A sua Validação de Dados Cadastrais na Cielo foi concluída.
Importante: o seu link de convite tem validade de 24 horas. Caso esse prazo expire antes de você fazer a Validação, alguém com perfil de Administrador no estabelecimento em que você trabalha precisará enviar um novo e-mail de convite, OK?
O que é o Token?
O token é um código que serve para garantir a segurança das atividades realizadas pelas pessoas com perfil de Administrador, Analista ou Personalizado.
Ele também valida a autenticidade do aparelho que está usando o App Cielo Gestão.
Lembrando:
- Sempre que você realizar uma atividade sensível dentro do App, o token será gerado automaticamente, validando a ação que está sendo feita;
- Já para as atividades sensíveis que forem realizadas através do site, você precisará informar o código gerado dentro do App Cielo Gestão, utilizando o botão “Token” para que a ação seja finalizada;
- Se você trocar seu celular, precisará realizar novamente a validação dos dados, enviando a sua foto. Isso é feito para certificar a segurança do novo aparelho e a identificação da pessoa com perfil de Administrador, Analista ou Personalizado (de acordo com as permissões de acesso).
- A troca de senha para perfis de Administrador, Analista e Personalizado pode ser realizada com a utilização da biometria facial.
Não se esqueça: a Validação de Dados Cadastrais é obrigatória!
A Validação de Dados Cadastrais é obrigatória para quem é cliente Cielo. Ou seja: não é possível deixar de fazer esse processo.
A validação do seu cadastro é essencial para fortalecer o compromisso da Cielo com a sua segurança, pois esta iniciativa contribuir para que apenas as pessoas autorizadas tenham acesso à conta de um estabelecimento comercial.
A validação de dados também diminui o risco de fraudes no seu negócio.
Por isso, reforçamos que clientes que não realizarem a validação de dados cadastrais não podem:
– Acessar a Minha Conta Cielo pelo site ou app;
– Cancelar vendas, contratar produtos e serviços ou solicitar materiais e maquininhas de cartão adicionais.
Então, não perca tempo e faça a sua Validação de Dados Cadastrais hoje mesmo!
Como visualizar os usuários com dados cadastrais já validados
Após enviar o convite, siga os passos para consultar quais usuários já completaram a validação de dados:
- Acesse o Site Cielo com seu login e senha.
- Selecione a opção “Meu cadastro”.
- Em seguida, clique em “Gestão de Acessos”.
- Na opção “Seus usuários cadastrados”, confira o item “Perfis pré definidos”, para visualizar os usuários vinculados à cada perfil.
Ao lado de cada usuário, é possível visualizar o status da validação de dados, que pode ser: Ativo, Em criação ou Rejeitado. Usuários com status Ativo são os que concluíram a validação de dados.
Importante: os usuários Sem Perfil não conseguem acessar o Minha Conta Cielo até que sejam atribuídos a um perfil.
É possível consultar também pelo App Cielo Gestão:
- Acesse o App Cielo Gestão com seu login e senha.
- No menu inferior, clique em “Outros”, em seguida clique em “Gestão de Acessos”.
- Selecione o tipo de perfil (por exemplo: usuários analistas) para visualizar os usuários atribuídos e status da validação dos dados.
Importante: os usuários sem perfil não conseguem acessar o Minha Conta Cielo até que sejam atribuídos a um perfil.
Fique atento!
A Cielo não solicita a validação de dados pessoais em celulares de terceiros! Portanto, redobre a atenção se houver alguma solicitação desta natureza.
Desconfie caso alguém vá ao seu estabelecimento e peça para que você informe dados sigilosos em um celular, tablet ou notebook que não seja o seu.
Em caso de dúvidas, acione o(a) Gerente de Negócios ou entre em contato com nossos canais oficiais de atendimento!
Veja também: