Você está em:

Produtos e Serviços

Validação de Dados Cadastrais e Gestão de Acessos: mais segurança e praticidade para o seu negócio

Publicado por Equipe Cielo

A Cielo tem um grande compromisso com a segurança do seu negócio, buscando melhorias constantes em nossos processos para deixar sua experiência nos nossos canais digitais ainda mais segura e completa.

Por isso, é importante que você faça logo a sua Validação de Dados Cadastrais.

Neste texto, você vai ver:

Continue a leitura e saiba mais!

O que é a Validação de Dados Cadastrais?

É uma iniciativa composta de um processo de validação de dados, como e-mail, CPF e documento de identidade, que é feita através da Minha Conta Cielo.

Quem é cliente Cielo precisa fazer a sua validação de dados, pois é ela que vai permitir o acesso aos serviços disponíveis nos nossos canais digitais, assim como a realização das atividades consideradas sensíveis através das nossas Centrais de Atendimento.

Além de assegurar que a pessoa que está acessando à Minha Conta seja realmente cliente Cielo, a Validação de Dados Cadastrais traz os seguintes benefícios:

Diminui o risco de fraudes e entrega mais segurança para o seu negócio;

– Permite o acesso à Minha Conta Cielo para você acompanhar suas vendas quando quiser;

Agiliza a contratação de produtos e serviços;

– Possibilita a utilização da nova funcionalidade: a Gestão de Acessos*.

* Disponível para pessoas com perfil de Administrador.

O que é a Gestão de Acessos?

A Gestão de Acessos é uma nova funcionalidade da Cielo, disponível para os clientes que finalizaram o processo de Validação de Dados Cadastrais.

Ela permite que você possa criar e atrelar perfis, de acordo com as funções dos colaboradores do seu negócio.

Isso possibilita uma melhor gestão e controle das atividades realizadas dentro da Minha Conta Cielo.

Com ela, você pode determinar os níveis de acesso às informações do seu estabelecimento, criando perfis distintos para cada pessoa que faz parte da sua equipe.

Conheça os 3 perfis que podem ser criados na Gestão de Acessos

três tipos de perfil que podem ser atribuídos na Gestão de Acesso. Cada um deles acessa um determinado número de funções. Confira!

Perfil de Visualizador

O perfil de Visualizador permite o acesso básico como, por exemplo, consulta de dados cadastrais e de extratos, solicitação de materiais e de manutenção de maquininhas.

Para ter acesso a um perfil de Visualizador, é necessário realizar apenas a validação de CPF, e-mail e telefone, através do Site Cielo ou App Cielo Gestão.

Perfil de Analista

Assim como o perfil de Administrador, o perfil de Analista tem permissão para acessar diversas funcionalidades dos canais digitais.  A diferença é que o perfil de Analista não pode utilizar a Gestão de Acessos para criar perfis.

No entanto, uma pessoa com perfil de Analista também precisa ter um token ativo para executar algumas atividades. Se você já possui o token, mas não é o administrador do estabelecimento, não se preocupe! Você conseguirá ter acesso a todos os serviços, exceto realizar a Gestão de Acessos.

Para utilizar um perfil Analista, é necessário fazer a validação de CPF, e-mail ou telefone (pelo Site ou App), documento de identidade e foto (apenas pelo App).

Perfil de Administrador

O perfil de Administrador possui permissão a todos os serviços disponibilizados na Minha Conta Cielo, incluindo a possibilidade de criar outros perfis usando a Gestão de Acessos.

É necessário ter um token ativo para esse tipo de perfil pois, com ele, é possível executar atividades mais sensíveis como cancelar vendas, alterar domicílio bancário, contratar produtos e fazer mudanças cadastrais.

Para utilizar um perfil Administrador, é necessário fazer a validação de CPF, e-mail ou telefone (pelo Site ou App), documento de identidade e foto (apenas pelo App).

Atenção para o prazo de bloqueio!

Independente do perfil de acesso que você terá, é importante ter atenção com o prazo de bloqueio que será informado através do seu e-mail cadastrado na Minha Conta Cielo.

Pode ser até mesmo que o e-mail com essa informação já tenha sido enviado. Por isso, cheque a caixa de entrada do e-mail utilizado no nosso cadastro.

Ao não realizar as etapas da validação de dados atribuídas ao seu perfil, seu acesso aos serviços da Minha Conta Cielo será bloqueado e só será liberado novamente após realizar a validação.

Como fazer minha Validação de Dados Cadastrais?

Já deu para perceber que fazer a validação dos seus dados só traz benefícios, não é?

O processo é muito simples, mas é importante! Veja abaixo como fazer essa validação:

  1. Acesse o site ou o aplicativo Cielo Gestão com seu login e senha;
  2. Na sequência, você verá uma mensagem sobre atualização de dados. Clique em “Atualizar”;
  3. Em seguida, vamos confirmar seu CPF, e-mail e número do telefone celular. Siga as orientações na tela;
  4. Importante: uma vez iniciado o processo de atualização dos dados, ele precisará ser finalizado em até 30 dias, OK?
  5. No passo seguinte, você vai receber o acesso de acordo com o perfil que foi atribuído para você (administrador, analista ou visualizador);
  6. Se o seu perfil for de visualizador, o processo de validação é finalizado aqui. Mas, se tiver perfil de analista ou administrador da conta, precisará dar continuidade nos seguintes passos;
  7. Nos próximos passos, você vai precisar enviar fotos de um documento com foto (CNH ou RG) e do seu rosto. Lembrando que esses passos são feitos pelo App Cielo Gestão;
  8. Assim que a validação dos seus dados for finalizada, seu token será ativado e você poderá acessar as funções atribuídas ao seu perfil na Gestão de Acessos.

Se preferir, assista ao vídeo abaixo e valide seus dados cadastrais agora !

Como fazer a Validação de Dados Cadastrais através de um convite que recebi?

Se você agora faz parte da equipe de um estabelecimento comercial que é cliente da Cielo, o passo a passo para a sua validação muda um pouco.

A pessoa que é proprietária ou responsável pelo negócio onde você trabalha envia um convite para o seu e-mail e é a partir dele que seus dados serão validados.

Veja abaixo como fazer sua Validação de Dados Cadastrais a partir da mensagem que você recebeu:

  1. Acesse o e-mail de convite e clique em “Criar meu perfil”;
  2. Verifique se os seus dados pessoais estão corretos. Na sequência, clique em “Próximo”;
  3. Após ler os termos de uso, assinale a caixinha de confirmação clique em “Próximo” novamente;
  4. Agora, crie a sua senha de acesso para a Minha Conta Cielo;
  5. Em seguida, iremos validar alguns dados para garantir mais segurança ao acesso nos nossos Canais;
  6. Confirme se o seu endereço de e-mail está correto para receber uma mensagem com o código de autenticação. Ao receber a mensagem, digite o código recebido para fazer a validação;
  7. Agora, cadastre o seu celular. Preencha seu número, escolha por onde quer receber o código e confirme;
  8. Digite o código de autenticação que foi enviado via SMS ou WhatsApp para o seu celular. Se você tiver um perfil de Visualizador, a sua validação termina nesta etapa;
  9. Mas, se o seu perfil foi de Analista ou Administrador, você ainda terá duas etapas para cumprir;
  10. No ambiente do App Cielo Gestão, encaminhe as fotos da frente e do verso do seu documento de identidade (RG ou CNH);
  11. Por fim, envie uma foto do seu rosto (selfie). Pronto! A sua Validação de Dados Cadastrais foi concluída.

Importante: o seu link de convite tem validade de 24 horas. Caso esse prazo expire antes de você fazer a Validação, alguém com perfil de Administrador no estabelecimento em que você trabalha precisará enviar um novo e-mail de convite, OK?

Se tiver alguma dúvida sobre como fazer a Validação de Dados Cadastrais usando um convite, confira o vídeo que fizemos detalhando o passo a passo acima:

O que é o Token?

O token é um código que serve para garantir a segurança das atividades realizadas pelas pessoas com perfil de Analista ou Administrador.

Ele também valida a autenticidade do aparelho que está usando o App Cielo Gestão.

Lembrando:

  • Sempre que você realizar uma atividade sensível dentro do App, o token será gerado automaticamente, validando a ação que está sendo feita.
  • Já para as atividades sensíveis que forem realizadas através do site, você precisará informar o código gerado dentro do App Cielo Gestão, utilizando o botão “Token” para que a ação seja finalizada.

Se você trocar seu celular, precisará realizar novamente a validação dos dados de CNH ou RG e foto. Isso é feito para certificar a segurança do novo aparelho e a identificação da pessoa com perfil de Analista ou Administrador.

Não se esqueça: a Validação de Dados Cadastrais é obrigatória!

A Validação de Dados Cadastrais é obrigatória para quem é cliente Cielo.

Assim, não é possível deixar de fazer esse processo.

Essa iniciativa veio para fortalecer o nosso compromisso com a sua segurança, pois a partir da validação de dados, conseguiremos garantir que apenas quem é cliente e as pessoas autorizadas tenham acesso à conta.

A validação de dados também diminui o risco de fraudes no seu negócio.

Por isso, vale lembrar que clientes que não fizerem a validação de dados, não podem:

Acessar a Minha Conta Cielo;

Realizar atividades sensíveis via Centrais de Atendimento;

Cancelar vendas, contratar produtos e serviços ou solicitar materiais e máquinas adicionais.

Não perca tempo e faça a sua Validação de Dados Cadastrais hoje mesmo!

Veja também:


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288