Parceria busca popularizar o uso da transação por aproximação; ampliação para todo o país já está em período de testes
Quantos cartões você carrega na carteira? Entre tantos plásticos na carteira do carioca, um deles deixará de fazer parte do cotidiano. Há duas semanas, todas as 41 estações da concessionária MetrôRio passaram a aceitar o pagamento de passagens por meio de celular, cartão de crédito, pulseira e relógio com tecnologia NFC (Near Field Communication). A iniciativa, desenvolvida pelo MetrôRio e pela Visa, conta com a Cielo para garantir mais agilidade aos usuários.
Mais facilidade e menos filas para todos os usuários do metrô
Os passageiros não precisarão comprar ou recarregar o bilhete específico do metrô para utilizar o transporte: basta ir a uma das catracas sinalizadas, aproximar o cartão de crédito ou dispositivo móvel com a tecnologia NFC, um smartphone por exemplo, e pronto! A novidade otimiza o tempo do cliente e garante mais fluidez no embarque.
Como é cobrado o valor da passagem utilizada?
A cobrança da tarifa será debitada diretamente na fatura, sem custos adicionais ou taxas, no fim de cada uso. Por enquanto, somente cartões de crédito estarão habilitados para utilização. Também é possível fazer pagamento por aproximação com cartões da bandeira Visa em carteiras digitais com Apple Pay e Samsung Pay.
“Nós, da Cielo, estamos entusiasmados com esse projeto inovador que permitirá a milhares de cariocas e turistas, todos os dias, usar o cartão de crédito de forma prática para entrar no metrô”, ressalta o presidente da Cielo, Paulo Caffarelli.
Tecnologia de ponta para dar mais comodidade aos usuários
O MetrôRio será a primeira operadora no mundo a usar a nova solução global da, a Visa, Secure Access Module (SAM). “Hoje, 95% das nossas máquinas ativas em todo o Brasil já estão prontas para aceitar pagamentos por aproximação, seja qual for a tecnologia”, explica Danilo Caffaro, vice-presidente de Produtos e Novos Negócios da Cielo. “Estamos trabalhando intensamente com os parceiros do ecossistema para expandir a modalidade a outros serviços, como essa novidade no transporte público do Rio de Janeiro, ajudando o pagamento por aproximação a se popularizar entre os usuários”, diz Caffaro. “Também temos atuado com lojistas para que saibam operar no dia a dia, tornando a experiência de compra o mais fluida possível”, acrescenta o executivo da Cielo.
Investimos em alta tecnologia para garantir mais comodidade aos consumidores e usuários e impulsionar a inclusão digital dos brasileiros.