Carrinho abandonado: entenda como transformá-lo em vendas
Um problema recorrente nos e-commerces que causa preocupação tem nome: carrinho abandonado.
De forma resumida, isso significa desistência da compra, ou seja, algum motivo levou o consumidor a abandonar o carrinho e desistir de comprar um ou mais produtos.
Segundo pesquisa divulgada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), quase 70% dos carrinhos de compras online são abandonados na etapa de preenchimento de dados para a entrega dos produtos.
Mas você sabe o que significa carrinho abandonado na prática? Quais causas levam a esse problema?
Neste artigo, você entenderá melhor o que é carrinho abandonado, o porquê das pessoas terem essa prática e algumas estratégias para recuperá-lo e não perder sua venda.
Boa leitura!
O que significa carrinho abandonado no e-commerce?
O termo “carrinho abandonado” refere-se a uma situação em que potenciais clientes adicionam itens ao carrinho de compras, mas deixam o site sem concluir a transação.
Ao avançar para o pagamento, podem sair da loja virtual e deixar para trás os produtos que demonstraram interesse inicial. Como já afirmamos anteriormente, esse fenômeno é preocupante para os varejistas online, já que representa uma perda direta de vendas.
Um exemplo prático é imaginar uma experiência de compra em uma loja física. Você percorre os corredores, encontra itens que gosta e os coloca no carrinho. Mas, ao chegar na fila do caixa, decide ir embora sem comprar nada.
No ambiente virtual, a facilidade de abandonar o carrinho é ainda maior e, por isso, compreender as razões por trás desse comportamento é fundamental para a sobrevivência de qualquer loja virtual.
Por que é importante entender as causas desse comportamento?
Entender os motivos que levam ao abandono do carrinho é essencial para melhorar a taxa de conversão de um e-commerce.
Cada carrinho abandonado representa uma oportunidade perdida de venda e, ao mesmo tempo, uma chance de identificar pontos de melhoria ao longo do processo de compra.
Analisar as causas desse comportamento ajuda a elaborar estratégias eficazes para recuperar essas vendas.
Se essa etapa do processo de compra for ignorada, você pode correr o risco de perder clientes valiosos.
E considerando o custo de aquisição de clientes, que pode ser elevado, ter novamente o engajamento de quem já tem interesse pode ser mais econômico do que buscar novos clientes. Então, vamos entender o porquê das pessoas abandonarem o carrinho?
O que leva as pessoas a abandonar o carrinho no e-commerce?
São vários fatores que influenciam a decisão de abandonar um carrinho no e-commerce. Custos inesperados, como taxas de envio ou impostos, formas de pagamento limitadas, são fatores comuns para isso acontecer.
A falta de opção de checkout como visitante ou a obrigação de criar uma conta para a compra, também podem afastar os consumidores.
Outra razão pode ser a comparação de preços, onde os consumidores colocam itens no carrinho enquanto exploram outros sites para encontrar a melhor oferta.
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Como calcular a taxa de carrinho abandonado na loja virtual? E como analisar?
Para calcular a taxa de abandono é bem simples: basta dividir o número de compras concluídas pelo número de carrinhos criados e subtrair o resultado de um. Por fim, multiplique por 100 para obter a porcentagem.
Por exemplo, se sua loja teve 200 compras concluídas e 1000 carrinhos criados, a taxa de abandono é de 80%.
Analisar essa métrica em detalhes é importante, pois uma taxa elevada pode apontar para problemas de usabilidade no site, políticas de preços não competitivas ou etapas excessivas no checkout.
Avaliar regularmente essa taxa permite que o varejista identifique tendências, ajuste suas estratégias e, eventualmente, melhore a experiência do usuário e a conversão de vendas.
Com a inteligência do Cielo Farol, você tem um importante aliado na análise do seu negócio e pode descobrir quantas oportunidades de venda você pode estar perdendo.
Além disso, você pode conhecer, em detalhes, o fluxo de clientes do seu negócio e elaborar novas estratégias de vendas.
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Como recuperar o carrinho abandonado? Confira 10 estratégias!
Após entender a importância de conhecer as causas do abandono de carrinho, você já pode reunir o seu time e pensar em estratégias para evitar esse problema. Veja a seguir!
- E-mails de recuperação: enviar e-mails para lembrar os clientes sobre os itens deixados no carrinho é uma estratégia eficaz. Os e-mails podem ser enviados algumas horas após o abandono do carrinho e podem ter um incentivo como desconto ou frete grátis para encorajar a compra.
- Retargeting e remarketing: o uso dessas estratégias em sites ou nas redes sociais, para a exibição de anúncios dos produtos que as pessoas abandonaram no carrinho, podem ser eficazes para que os consumidores possam ser incentivados a retornar e finalizar a compra.
- Chatbots e serviço de atendimento: muitas vezes os clientes abandonam o carrinho por falta de atendimento para esclarecer dúvidas. Oferecer atendimento imediato através de chatbots pode ajudar a sanar essas dúvidas e as objeções que levam a desistência do carrinho.
- Ofertas e incentivos: oferecer descontos ou promoções para quem deixou os itens no carrinho pode ajudar a completar a compra. Para isso, você pode oferecer um pequeno desconto, frete grátis ou brinde para o cliente concluir a compra.
- Checkout como visitante: permitir que os clientes finalizem a compra como visitantes, em que vez de pedir para criar uma conta, simplifica o processo e reduz as barreiras à compra.
- Avaliações e segurança: destacar as avaliações de produtos e garantias de segurança durante o processo de checkout pode aumentar a confiança do consumidor. Sentir-se seguro e validado por outros compradores, motiva o cliente a seguir com a compra.
- Pagamentos móveis: a compra por smartphone é cada vez mais frequente, por isso, o seu site deve estar otimizado para o pagamento em celular. Com processos simples, como o uso do Pix, pode estimular o cliente a concluir a compra.
- Lembrete de carrinho no site: os lembretes visuais de carrinho podem ajudar os clientes a lembrarem dos itens abandonados no carrinho. Para adotar essa estratégia, você pode inserir um pop-up ou uma notificação visual para chamar atenção.
- Contagem regressiva para item reservado: implementar uma contagem regressiva para quando um item será removido do carrinho, pode criar um senso de urgência. Essa estratégia pode motivar os consumidores a completar a compra antes que “percam” os produtos selecionados.
- Simplifique o processo de checkout: faça uma análise do processo de checkout no seu site e remova qualquer barreira que possa estar fazendo com os clientes desistam de fazer a compra, como por exemplo, o número excessivo de preenchimento de dados ou necessidade de criar conta para finalizar a compra.
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Conclusão
Conseguiu perceber a importância em compreender o que é carrinho abandonado?
Para qualquer negócio online crescer e se destacar no mercado, é necessário identificar as causas, medir a taxa de abandono e implementar estratégias para recuperar os abandonos de carrinho e gerar oportunidades de conversão.
Colocando essas dicas em prática, você não só otimiza a experiência de compra, mas também constrói um relacionamento mais forte e duradouro com seus clientes.
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