Você está em:

Institucional

Setor calçadista aposta em inovação e projeta alta | Blog Cielo

Publicado por Equipe Cielo

Fomos conferir as soluções que estão fazendo a diferença no segmento

A fama dos calçados brasileiros extrapolou fronteiras e os produtos confeccionados por aqui já fizeram parte do look de personalidades como a atriz Sarah Jessica Parker, estrela da série “Sex and the City”, e da cantora islandesa Björk. Mas, apesar da qualidade e sofisticação, o segmento vem, há alguns anos, enfrentando dificuldades para enfrentar a concorrência estrangeira.

No ranking de países mais exportadores, segundo dados do Relatório Setorial 2017 Abicalçados (Associação Brasileira de Calçados), o Brasil aparecia em 11º lugar, com 126 milhões de pares vendidos para fora do país, e muito atrás da líder China, que exportou cerca de 8 bilhões de pares[1].

O desafio de aumentar a competitividade desta área levou um equipe da Abicalçados a buscar uma resposta para a seguinte pergunta: Qual é o futuro do setor de calçados? O ano era 2015 e foi a primeira vez que a palavra “inovação” entrava, literalmente, para o dia a dia do setor. Quatro anos depois, nenhum projeto – de design, de modelo de negócios ou de tecnologia – nasceu sem esse norte.

Os resultados dessa nova orientação devem começar a trazer resultados já neste ano. Durante a 46 ª edição da Couromoda, feira que traz as novidades do mercado, realizada em São Paulo no início de 2019, a Abicalçados projetou aumento de 3% nas vendas do setor.

Fomos descobrir quais são essas soluções inovadoras que estão fazendo diferença no setor calçadista.

1) O reflexo das mudanças do mundo no seu negócio

Compras on-line, customização, produtos sustentáveis, estoques inteligentes, marcas com valores. A lista de inovações é infinita, mas poucas apareciam no setor. “Assim, decidimos estabelecer três pilares (novos produtos, novos processos e novos modelos de negócios)  sem deixar a inovação de lado em nenhum deles”, conta Roberta Ramos, gestora de projetos da Abicalçados.

2) Modelos de negócio transformadores 

A Abicalçados apostou nos jovens empreendedores do ramo, mas com formações e habilidades distintas, para trazer mais inspiração ao setor. Assim chegaram cases de empreendedorismo com propósito, personalização de calçados, uso de materiais que foram para a reciclagem, canal de venda para o exterior de um único produto, dentre outros. “O que a gente faz é trazer para o holofote para que isso seja visto pelo setor”, diz a especialista a Abicalçados.

3)  Soluções fora da caixa

Em 2016, foi criado o programa Future Footter (FF), olhando para o futuro dos calçados. Dentro desse contexto, elaborou-se um torneio de empreendedores cuja missão foi pensar em soluções para o segmento. “Os três projetos vencedores do ano passado apresentaram, realmente, propostas muito inovadoras”, afirma Roberta. Um deles usou resíduos de EVA que a indústria precisa descartar e incorporou a blocos de cimento, tornando o gasto com o descarte em fonte de renda. Outro, desenvolveu uma embalagem inflável que ocupa menos espaço no estoque e nos caminhões de distribuição. O primeiro lugar colocou para rodar um software que faz escaneamento dos pés do consumidor, tornando possível que um calçado seja feito para uma só pessoa.

4) Inovação da produção à experiência do consumidor

Além das soluções que têm impactado a produção e a logística, também tem sido forte a aposta na tecnologia para fazer a diferença na experiência. Grandes marcas do setor vêm utilizando ferramentas que dêem mais praticidade para o consumidor, seja no mundo físico seja no virtual. A Cielo LIO, por exemplo, tem sido adotada por lojista que buscam aprimorar o atendimento, ao digitalizar o estoque e permitir a consulta de produtos na palma da mão. Soluções digitais que garantem mais segurança, como checkout para lojas virtuais, APIs de e-commerceCielo Link de Pagamento, para o empreendedor que vende pelas redes sociais, passaram a ser cada vez mais utilizadas nesse segmento do varejo brasileiro. Durante a Couromoda, a Cielo mostrou aos visitantes como essas soluções podem ser utilizadas para aprimorar o atendimento ao cliente.


5) Um bom projeto não morre

Investir em um projeto que deu certo não significa replicá-lo, mas ir além. Passaram, então, a fazer uma rodada de negócios com fornecedores e empresas-âncoras. Cada fornecedor pode ter de 90 segundos a 3 minutos para contar sobre o seu negócio. Em uma hora, cada empresa conhece 20 fornecedores diferentes a partir de demandas que elas mesmas sugeriram.

Gostou deste texto? Confira também 6 destaques da maior feira de varejo do mundo

[1] Fonte: Relatório Setorial da Indústria de Calçados, da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) 2017

Matérias mais recentes

Maria Stela Confeitaria impulsiona vendas com soluções da Cielo e projeta faturar ainda mais com a Black Friday

Quem vê a loja da Maria Stela Confeitaria talvez não imagine como empreendedora Maria Stela Leão começou. Há dez anos,…

Publicado por Equipe Cielo

VTEX Sales App: conheça a solução que transforma a Cielo LIO On em prateleira infinita

Não achar um determinado produto em um ponto de venda físico pode ser uma experiência frustrante para qualquer cliente. Mas,…

Publicado por Equipe Cielo

Cielo participa da estreia do Shark Tank Brasil: Versão Creators

A Cielo, referência em meios de pagamento e tecnologia, é a patrocinadora do 1º episódio do Shark Tank Brasil: Versão…

Publicado por Equipe Cielo

A Feira Moderna: com Cielo Tap, dupla de empreendedores projetam vendas de sucos ultracongelados na Black Friday

A Feira Moderna foi criada com objetivo de viabilizar uma alimentação saudável para quem tem não tem tempo de comprar…

Publicado por Equipe Cielo

INPI reconhece Cielo como marca de alto renome

A Cielo, empresa referência em meios de pagamento, acaba de ser reconhecida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) como…

Publicado por Equipe Cielo

Seis anos da LGPD no Brasil: confira as principais ações da Cielo para manter a segurança e privacidade dos dados

Em 2024, a Lei Geral de Proteção de Dados completa o sexto ano de existência. E, ao longo destes seis…

Publicado por Equipe Cielo
Ver mais matérias

Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288